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PublicouVictorhugo Giraldo Alterado mais de 9 anos atrás
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A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
de Marketing é estudar, analisar, identificar e desenvolver ofertas aos seus múltiplos mercados.
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3 Objetivos da Gestão de Marketing Criar ou identificar valor
Desenvolver e entregar valor Alinhar pessoas aos valores
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Inteligência de negócio
Aos gestores de marketing se faz necessária a competência para identificar oportunidades que se apresentam às instituições, bem como as ameaças que ela deverá enfrentar na tentativa de cumprir os objetivos estabelecidos. Inteligência de negócio
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Construindo a ideia do valor.
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Equação que sintetiza o valor da oferta do ponto de vista do cliente:
Benefícios percebidos Valor percebido: Custos percebidos
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Benefício é tudo aquilo que o cliente acredita
Para entender melhor: Benefício é tudo aquilo que o cliente acredita estar recebendo na proposta de valor.
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Custo é tudo aquilo que o cliente acredita
Para entender melhor: Custo é tudo aquilo que o cliente acredita que deve dar em troca dos benefícios.
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Benefícios do produto Caractetísticas; Estilo; Marca; Garantia;
Ou seja: Caractetísticas; Estilo; Marca; Garantia; Durabilidade; Facilidade (uso); Imagem; Prestígio. Benefícios do produto
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Benefícios do serviço Confiabilidade; Empatia dos funcionários.
Ou seja: Confiabilidade; Empatia dos funcionários. Benefícios do serviço
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Custo monetário Preço de varejo; Impostos; Despesas de entrega;
Manutenção.
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Vamos fazer um exercício.
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Vamos fazer um exercício. Vamos comprar um leite Ninho...
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Vamos fazer um exercício. O exercício é comprar aqui.
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Vamos fazer um exercício. O exercício é comprar aqui. E comprar aqui.
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Vamos fazer um exercício. O exercício é comprar aqui. E comprar aqui. O preço é igual? Por quê?
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O gestor de marketing tem que conhecer as exigências de valor de
Uma reflexão: O gestor de marketing tem que conhecer as exigências de valor de cada mercado-alvo e adaptar o mix de marketing para atender bem.
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Para essas exigências é preciso levar em consideração
três aspectos:
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1 Excelência operacional
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 1 Excelência operacional
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1 Excelência operacional
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 1 Valor superior a concorrência; Preço e conveniência; Preço competitivo; Rapidez no atendimento; É confiável; Boa qualidade. Excelência operacional
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1 Excelência operacional
Exemplo: 1 Excelência operacional
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2 Intimidade com o cliente
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 2 Intimidade com o cliente
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2 Intimidade com o cliente
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 2 Valor superior a concorrência; Segmentação focada; Produtos adequados; Atendimento surpreendente. Intimidade com o cliente
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2 Intimidade com o cliente
Exemplo: 2 Intimidade com o cliente
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Para essas exigências é preciso levar em consideração
três aspectos: 3 Liderança em produtos
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3 Liderança em produtos Valor superior a concorrência;
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 3 Valor superior a concorrência; Produtos que tornam os da concorrência obsoletos; Atende clientes exigentes; Inovação; Soluções atuais. Liderança em produtos
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Para essas exigências é preciso levar em consideração
três aspectos: 3 Liderança em produtos
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Diferenciais & posicionamento
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Para o Gestor de marketing?
Desafio: Identificar as possíveis vantagens competitivas, que são os diferenciais, que permitirão posicionar a proposta de valor na mente dos consumidores pelo produto, os serviços agregados, o atendimento, a marca e a imagem da instituição.
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Passo a passo do pocicionamento.
Posicionar cada produto para um grupo-alvo de consumidores, criando atributos que atendam às suas necessidades desejadas;
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Passo a passo do pocicionamento.
Elaborar a mensagem de propaganda mais coerente e pertinente para atingir esse grupo-alvo de consumidores;
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Passo a passo do pocicionamento.
Planejar bem o mix de comunicação. Escolher veículos e meios eficientes para esse grupo.
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Passo a passo do pocicionamento.
Os canais de distrubuição bem planejados para que o produto chegue com maestria ao consumidor;
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Passo a passo do pocicionamento.
Estratégias de preço para cada grupo-alvo trabalhado.
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Construção da ideia de valor:
Passo 1: Definição e segmentação do mercado-alvo;
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Construção da ideia de valor:
Passo 2: Definição de benefícios e atributos potenciais;
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Construção da ideia de valor:
Passo 3: Avaliação do desempenho percebido pela concorrência;
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Construção da ideia de valor:
Passo 4: Identificação das vantagens diferenciais;
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Construção da ideia de valor:
Passo 5: Desenvolvimento do pociosionamento Específico;
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Construção da ideia de valor:
Passo 6: Nível de valor percebido;
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Construção da ideia de valor:
Passo 7: Criação da declaração de estabelecimento de alvo e posicionamento;
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O que o Gestor de Marketing
não pode tirar do foco: Clientes atuais e potenciais Intereção do Cliente com o relacionamento A hora da verdade
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Qualidade
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Qualidade Tudo aquilo que o cliente reconhece e percebe como
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O quê o cliente recebe e o
Markeing técnica Markeing funcional O quê o cliente recebe e o como o cliente recebe.
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O gestor de MKT tem que observar:
:: O profissionalismo e capacidade; :: Atitudes e comportamento; :: Acessibilidade e flexibilidade; :: Confiabilidade e integridade; :: Recuperação de serviço; :: Visão geral do serviço; :: Reputação e credibilidade.
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