A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)
7º ANO

2 Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas
REINO VEGETAL Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas S/ Sementes C/ Sementes dependem da água para reprodução não dependem da água para reprodução

3 BRIÓFITAS: - Musgos. - Plantas muito pequenas; - Não possuem vasos condutores, (avascular);por isso não podem ser plantas de grande porte; - Não apresentam flores, frutos ou sementes; - Possuem rizóides, caulóides e filóides.

4 REPRODUÇÃO DAS BRIÓFITAS
- Reprodução por alternância de gerações (uma fase assexuada (esporos) e uma sexuada (gametas)). - Gameta masculino → anterozóides - Gametas Femininos → oosfera. - Fecundação → união dos gametas masculinos e femininos. - Esporófito → produtor de esporos. - Gametófito → produtor de gametas.

5 Os gametas masculino, dotado de flagelos, nadam em direção ao gameta feminino, ocorrendo assim a fecundação. Após a fecundação surge um zigoto, que dará origem a um esporófito. Os esporos quando encontram ambientes adequados, germinam e dão origem a um broto, que dará origem a um novo musgo do tipo gametófito. - O esporófito é a fase transitória; - O gametófito é a fase duradoura.

6 PTERIDÓFITAS - Samambaias e avencas - Possuem vasos condutores,
- Possuem raiz, caule e folha

7 REPRODUÇÃO DAS PTERIDÓFITAS.
Reproduzem-se por alternância de gerações. Nas samambaias, a parte inferior de suas folhas, desenvolvem-se pontos escuros chamados soros, esses soros produzem os esporos, que quando encontram ambientes adequados germinam e dão origem a uma plantinha chamada Prótalo. Nele se formam os gametas masculinos e femininos. O anterozóide nada em direção a oosfera, ocorrendo assim a fecundação. Assim, forma o zigoto que dará origem a uma nova samambaia, produtora de esporos. Esporófito → fase duradoura

8 - Pinheiros, araucária, cipreste...
GMINOSPERMAS - Plantas com sementes. - Não dependem da água para a reprodução, o embrião fica protegido dentro de uma semente. - Pinheiros, araucária, cipreste...

9 REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS.
- Há espécies com sexos separados, outras não. Os estróbilos masculinos produzem grãos de pólen e os femininos óvulos. Os grãos de pólen transportados pelo vento podem cair nos estróbilos femininos, ocorrendo assim a fecundação. Após a fecundação, forma-se o embrião, que fica protegido no interior de uma semente.

10 ANGIOSPERMAS - Produzem sementes e frutos;
- Flores → órgão responsável pela reprodução - Das flores se desenvolvem os frutos, que dão maior proteção a semente.

11 Monocotiledônea → Apresentam apenas um cotilédone em suas semente.
Dicotiledônea → Apresentam 2 cotilédones.

12 RAÍZES FUNÇÕES Fixação do vegetal no solo;
Absorção de água e sais minerais, que são chamados de seiva bruta.

13 TIPOS DE RAIZES RAÍZES RESPIRATÓRIAS: Adaptadas a viver em regiões alagadiças, como mangues. Raízes que crescem verticalmente para fora do nível da água, possuem pequenos furos que permitem a entrada de oxigênio.

14 RAÍZES ESCORAS: Partem do caule e se fixam no solo, como por exemplo o milho.

15 RAÍZES TABULARES: São achatadas, lembram uma tábua, encontradas em árvores grandes

16 RAÍZES TUBEROSAS: Armazenam grande quantidade de substâncias nutritivas: cenoura, beterraba, mandioca, batata-doce, nabo, etc.

17 RAÍZES SUGADORAS: Encontradas em plantas parasitas, como a erva-de-passarinho e o cipó chumbo.

18 ESTUDO DO CAULE O caule é o órgão da planta que faz a comunicação entre a raiz e as folhas. Sua principal função é a condução de seiva: Seiva Bruta (água e sais minerais) absorvida do solo pelas raízes é transportada até as folhas através dos vasos lenhosos (xilena → conjunto de vasos lenhosos). Seiva elaborada (nutriente produzidos durante a fotossíntese) transportados pelo vegetal através dos vasos liberianos (floema → conjunto de vasos liberianos). Também dão a sustentação as folhas.

19 TIPOS DE CAULES Caule aéreos:
TRONCO: geralmente ramificados, resistente. Ex.: mangueira, ipê...

20 Estipe: Caule longo, geralmente reto, sem ramificação. Ex
Estipe: Caule longo, geralmente reto, sem ramificação. Ex.: Palmeira, coqueiros.

21 Colmo: Caules onde é possível verificar, nitidamente, a presença de nós. Há colmos cheios → cana-de-açúcar e colmos vazios → bambu.

22 Caules Subterrâneos: Tubérculos: Possuem uma grande quantidade de reserva nutritivas. Ex.: Batata-inglesa.

23 Rizomas: caules que crescem horizontalmente. Ex
Rizomas: caules que crescem horizontalmente. Ex.: bananeira, gengibre e samambaia.

24 Bulbos: Caules e folhas subterrâneas, como a cebola.

25 Caules aquáticos: Caules que se desenvolvem dentro da água. Ex.:


Carregar ppt "REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google