A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado."— Transcrição da apresentação:

1 Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado. 17 de fevereiro de 2013 1º domingo da quaresma

2 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS:
Deuteronômio 26,4-10 Salmo 91(90) Romanos 10,8-13 Lucas 4,1-13

3 Jesus, proclamado Filho amado pelo Pai no batismo, prepara-se para a missão. Quarenta dias é tempo simbólico que lembra os anos de Israel no deserto, a permanência de Moisés no Sinai e a caminhada de Elias até o Horeb. Pleno do Espírito Santo, ele enfrenta o embate com as propostas do tentador, contrárias ao plano divino da salvação.

4 Em Jerusalém, onde completará seu êxodo (9,31), o tentador lança mão da Escritura (Sl 91,11) para desviar Jesus do caminho. Ele supera a provação, afirmando que Deus não deve ser colocado à prova (v.12; cf. Dt 6,16).

5 Ao longo do ministério, Jesus continuará a se defrontar com os poderes de satanás, derrotando-o com a oração e a confiança no Pai. Na hora da paixão, o poder das trevas atuará (22,3.53), levando Jesus à morte. Mas nesse momento se revelará a vitória definitiva do Messias, o Filho e Servo, como o paradigma da nova humanidade.

6 Na 1ª leitura, a memória das maravilhas realizadas pelo Senhor em favor do povo, sobretudo a libertação da escravidão no Egito, é uma profissão de fé que motiva as oferendas e a adoração.

7 O salmo proclama feliz quem confia em Deus, refúgio e proteção.

8 (2ª leitura). Jesus ressuscitado é a Palavra viva, que está perto, na boca e no coração

9 Atualizando A oração e a Palavra sustentam o nosso caminho de subida com Jesus a Jerusalém, para celebrarmos a Páscoa com todos os que buscam um mundo novo.

10 REFLETINDO Quais são os deuses diante dos quais o mundo se prostra? Quais são os deuses que, tantas vezes, impedem que Deus ocupe, na minha vida, o primeiro lugar?

11 Uma das tentações frequentes na vida do homem moderno é colocar a sua vida, a sua esperança e a sua segurança nas mãos dos falsos deuses: o dinheiro, o poder, o êxito social ou profissional, a ciência ou a técnica, os partidos, os líderes e as ideologias ocupam com frequência nas nossas vidas o lugar de Deus.

12 Em meio à realidade da fome, Jesus confia no Deus Pai que sustenta a vida com generosidade. Vence a provação com a força da Palavra, recordando a experiência do povo da aliança: Não só de pão vive o homem (v.4; Dt 8,3); Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto (v.8; Dt 6,13).

13 para levar os outros a admirar-nos e a bater-nos palmas.
Podemos, também, ceder à tentação de usar Deus ou os dons de Deus para brilhar, para dar espetáculo, para levar os outros a admirar-nos e a bater-nos palmas. A isto Jesus responde de forma determinada: não utilizarás Deus em proveito da tua vaidade e do teu êxito pessoal.

14 existe o impulso de dominar, de ter autoridade,
Dentro de cada pessoa, existe o impulso de dominar, de ter autoridade, de prevalecer sobre os outros. Por isso – às vezes na Igreja – os pobres, os débeis, os humildes têm de suportar atitudes de prepotência, de autoritarismo, de intolerância, de abuso.

15 A palavra de Deus na celebração A quaresma se caracteriza como um tempo de preparação para a grande festa anual da Páscoa. São quarenta dias de caminho pedagógico e espiritual, em que a comunidade busca assemelhar-se ao Cristo obediente, solidário e vencedor da morte, em atitude de conversão. Neste primeiro domingo, vamos com Jesus ao deserto. Renovemos a nossa fé no Cristo que venceu a provação e nos fez herdeiros de tal vitória.

16 Uma abençoada quaresma!
Marineves Marina


Carregar ppt "Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google