A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Fase Sistema de dois componentes. Linha de Amarração Diagramas de Pressão de Vapor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Fase Sistema de dois componentes. Linha de Amarração Diagramas de Pressão de Vapor."— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Fase Sistema de dois componentes

2 Linha de Amarração Diagramas de Pressão de Vapor

3

4 Isopleta a 1 quase não há vapor presente. a 1 primeiro traço de vapor do componente mais volátil. a 2 a composição do líquido remanescente é a 2 e a composição do vapor é a 2. a 3 restam apenas traços do líquido de composição a 3, este líquido remanescente é mais rico no componente menos volátil.

5 (a)Líquido está em equilíbrio com seu vapor. (b)A pressão diminui e a composição das fases se modifica. (c)Todo o líquido evapora, a pressão cai e o ponto fica numa região de apenas uma fase, o vapor.

6 Regra da Alavança n ; n = moles da fase e n.l = n.l l ;l = distâncias

7

8 Diagramas de Temperatura-Composição T2 o líquido, tem a composição a 2 (igual a a 1 ) e o vapor a 2 O vapor é mais rico no componente mais volátil (p.eb. mais baixo). Quando o condensado de composição a 3 for reaquecido, a ebulição ocorre em T 3 e o vapor formado tem a composição a 3, muito mais rico no componente mais volátil. Se este vapor for condensado, a primeira gota tem composição a 4.

9

10 Número de pratos teóricos é o número de estágios necessários para atingir certo grau de separação dos componentes da solução original. Cada etapa de evaporação e condensação é chamada de prato teórico.

11 Ex1: Os diagramas pressão de vapor-composição e temperatura -composição para a solução binária hexano/heptano estão exibidos na Figura 1. (a) rotule, em cada diagrama, as fases líquidas (L) e de vapor (V). (b) com base nos diagramas, preencha as lacunas a seguir: T b (hexano) = _________; T b (heptano) = _________ p * hex. (70º C) = ________; p* hept (70º C) = ________; (c) descreva o sistema obtido quando uma solução é preparada pela adição de 20,0 g de heptano a 10,0 g de hexano, e aquecida a 85º C, a uma pressão externa constante de 1 atm. Diga o número de fases em equilíbrio, a composição e abundância relativa de cada fase. Indique, no diagrama, o ponto (c) (d) qual é a temperatura de ebulição normal de uma solução preparada pela mistura equimolar de hexano e heptano? (e) qual é a pressão de vapor, a 70º C, de uma solução preparada pela adição de 100 g de hexano a 50 g de heptano? (f) qual é a composição do vapor em equilíbrio com o líquido definido no item anterior?

12 Figura 1. Diagramas de fases ELV para soluções binárias hexano/heptano V L L V

13 Diagramas de Fases Líquidas

14 EQUILÍBRIO ENTRE FASES CONDENSADAS EQUILÍBRIO ENTRE FASES LÍQUIDAS - EXEMPLO Graficamente para várias temperaturas: a bcl 1 l 2 de f l 1 l 2 t c = temperatura consoluta (ou crítica) superior N=n l1 +n l2 (Global) NX A =n l1 x A,l1 +n l2 x A,l2 (comp. A) __ __ n l1 Al 1 =n l2 Al 2 (r. da alavanca) A

15

16

17


Carregar ppt "Diagrama de Fase Sistema de dois componentes. Linha de Amarração Diagramas de Pressão de Vapor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google