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Professora Michelle Luz

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Apresentação em tema: "Professora Michelle Luz"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Michelle Luz
TCC1 AULA 8 Professora Michelle Luz

2 Estudo de Caso Início Ferramenta antiga Século XX
Medicina, Sociologia, Antropologia Robert Park → introdução de técnicas de reportagem ao método

3 Estudo de Caso Poderosa ferramenta Desafios Gestão de operações
Criação de novas teorias Desafios Consumo de tempo Necessidade de entrevistadores habilidosos Cuidado na generalização de conclusões

4 Estudo de Caso Método de pesquisa de natureza empírica que investiga um fenômeno geralmente contemporâneo dentro de um contexto real quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto em que ele se insere não são claramente definidas. (YIN, 2001)

5 Estudo de Caso Estudo ENEGEP Situação tecnicamente única
Metodologia mais utilizada Situação tecnicamente única Muitas variáveis de interesse Baseado em várias fontes de evidência

6 Estudo de Caso EXPLORATÓRIO DESCRITIVO EXPLANATÓRIO Estudo piloto
Teste das perguntas norteadoras do projeto Modificação de perguntas ou instrumentos Mostrar realidade desconhecida Não estabelece relações de causa e efeito Apenas descreve o evento Não há preocupação de generalização Descreve e explica as relações de causa e efeito da realidade estudada Comparações Impactos

7 Condições de Uso do Estudo de Caso

8 Objetivo do Estudo de Caso
Aprofundamento de conhecimento Problema não suficientemente definido Estímulo da compreensão Sugestão de hipóteses e questões Desenvolvimento de teoria

9 Planejamento dos Casos
Escolha das unidades de análise Definição por caso único ou casos múltiplos

10 Seleção dos Casos Casos escolhidos: exemplos dos conceitos estudados
Amostragem teórica: escolha feita pelo próprio pesquisador

11 Estudo de Caso Único Apropriado Permite maior aprofundamento
Caso decisivo ao testar uma teoria bem formulada Caso raro ou extremo Caso revelador Permite maior aprofundamento Limita a generalização das conclusões

12 Estudo de Casos Múltiplos
É possível obtenção de maior grau de generalização de resultados Menor grau de aprofundamento na investigação Número suficiente: 4 a 10 (EISENHARDT, 1989)

13 Instrumentos de Coleta de Dados
Múltiplos métodos Entrevistas Observação direta Análise documental Questionários

14 Protocolo de Pesquisa Roteiro de entrevista
Indicação de procedimentos e regras gerais da pesquisa Condução Tipos de fontes Indivíduos Melhoria na confiabilidade e validade da condução do EC

15 Teste Piloto Verificação dos procedimentos de aplicação baseados no protocolo Os dados são de qualidade? Os dados contribuem para o atendimento dos objetivos da pesquisa?

16 Coleta de Dados Contato inicial com os principais informantes
Antecedência Importância de contatos pessoais do pesquisador Clareza dos objetivos e certeza da confiabilidade

17 Coleta de Dados Estimar o tempo a ser despendido e os recursos a serem consumidos Antes de ir a campo Anotar dados de campo e realizar comentários contínuos sobre o que está acontecendo Observação e análise

18 Registro de Dados Gravador Anotações Precisão para análise posterior
Pode ser intrusivo e inibir o entrevistado Anotações Extremamente relevantes Podem gastar muito tempo Feitas no momento em que o evento ocorre

19 Análise de Dados Narrativa geral de cada caso Redução de dados
Dados coletados Consideração de todas as fontes de evidência Redução de dados Somente o necessário – essencial Ligação estreita com objetivos e conceitos

20 Análise de Dados Envio do texto aos informantes
Elaboração de painel demonstrativo do conjunto de dados Visão geral dos dados Extração de conclusões válidas a partir dos dados Familiarização com o conjunto de dados de cada caso

21 Análise de Dados Análise dentro do caso (intracaso)
Descrição segundo o modelo teórico Destaque de aspectos que complementem o modelo Análise entre os casos (intercasos) Similaridades e diferenças Identificação de padrões e correção do modelo

22 Elaboração do Relatório
Comparação com trabalhos similares Comparação com literatura conflitante Reforço da literatura Similaridades e diferenças Validade interna (elos causais) Validade externa (replicação

23 Pesquisa-ação Comparação com trabalhos similares
Comparação com literatura conflitante Reforço da literatura Similaridades e diferenças Validade interna (elos causais) Validade externa (replicação


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