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Professora Michelle Luz
TCC1 AULA 8 Professora Michelle Luz
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Estudo de Caso Início Ferramenta antiga Século XX
Medicina, Sociologia, Antropologia Robert Park → introdução de técnicas de reportagem ao método
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Estudo de Caso Poderosa ferramenta Desafios Gestão de operações
Criação de novas teorias Desafios Consumo de tempo Necessidade de entrevistadores habilidosos Cuidado na generalização de conclusões
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Estudo de Caso Método de pesquisa de natureza empírica que investiga um fenômeno geralmente contemporâneo dentro de um contexto real quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto em que ele se insere não são claramente definidas. (YIN, 2001)
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Estudo de Caso Estudo ENEGEP Situação tecnicamente única
Metodologia mais utilizada Situação tecnicamente única Muitas variáveis de interesse Baseado em várias fontes de evidência
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Estudo de Caso EXPLORATÓRIO DESCRITIVO EXPLANATÓRIO Estudo piloto
Teste das perguntas norteadoras do projeto Modificação de perguntas ou instrumentos Mostrar realidade desconhecida Não estabelece relações de causa e efeito Apenas descreve o evento Não há preocupação de generalização Descreve e explica as relações de causa e efeito da realidade estudada Comparações Impactos
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Condições de Uso do Estudo de Caso
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Objetivo do Estudo de Caso
Aprofundamento de conhecimento Problema não suficientemente definido Estímulo da compreensão Sugestão de hipóteses e questões Desenvolvimento de teoria
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Planejamento dos Casos
Escolha das unidades de análise Definição por caso único ou casos múltiplos
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Seleção dos Casos Casos escolhidos: exemplos dos conceitos estudados
Amostragem teórica: escolha feita pelo próprio pesquisador
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Estudo de Caso Único Apropriado Permite maior aprofundamento
Caso decisivo ao testar uma teoria bem formulada Caso raro ou extremo Caso revelador Permite maior aprofundamento Limita a generalização das conclusões
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Estudo de Casos Múltiplos
É possível obtenção de maior grau de generalização de resultados Menor grau de aprofundamento na investigação Número suficiente: 4 a 10 (EISENHARDT, 1989)
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Instrumentos de Coleta de Dados
Múltiplos métodos Entrevistas Observação direta Análise documental Questionários
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Protocolo de Pesquisa Roteiro de entrevista
Indicação de procedimentos e regras gerais da pesquisa Condução Tipos de fontes Indivíduos Melhoria na confiabilidade e validade da condução do EC
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Teste Piloto Verificação dos procedimentos de aplicação baseados no protocolo Os dados são de qualidade? Os dados contribuem para o atendimento dos objetivos da pesquisa?
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Coleta de Dados Contato inicial com os principais informantes
Antecedência Importância de contatos pessoais do pesquisador Clareza dos objetivos e certeza da confiabilidade
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Coleta de Dados Estimar o tempo a ser despendido e os recursos a serem consumidos Antes de ir a campo Anotar dados de campo e realizar comentários contínuos sobre o que está acontecendo Observação e análise
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Registro de Dados Gravador Anotações Precisão para análise posterior
Pode ser intrusivo e inibir o entrevistado Anotações Extremamente relevantes Podem gastar muito tempo Feitas no momento em que o evento ocorre
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Análise de Dados Narrativa geral de cada caso Redução de dados
Dados coletados Consideração de todas as fontes de evidência Redução de dados Somente o necessário – essencial Ligação estreita com objetivos e conceitos
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Análise de Dados Envio do texto aos informantes
Elaboração de painel demonstrativo do conjunto de dados Visão geral dos dados Extração de conclusões válidas a partir dos dados Familiarização com o conjunto de dados de cada caso
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Análise de Dados Análise dentro do caso (intracaso)
Descrição segundo o modelo teórico Destaque de aspectos que complementem o modelo Análise entre os casos (intercasos) Similaridades e diferenças Identificação de padrões e correção do modelo
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Elaboração do Relatório
Comparação com trabalhos similares Comparação com literatura conflitante Reforço da literatura Similaridades e diferenças Validade interna (elos causais) Validade externa (replicação
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Pesquisa-ação Comparação com trabalhos similares
Comparação com literatura conflitante Reforço da literatura Similaridades e diferenças Validade interna (elos causais) Validade externa (replicação
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