A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resistores em Série a)em todos os pontos do circuito (inclusive dentro da bateria) a intensidade de corrente é a mesma; b) A soma das duas tensões é igual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resistores em Série a)em todos os pontos do circuito (inclusive dentro da bateria) a intensidade de corrente é a mesma; b) A soma das duas tensões é igual."— Transcrição da apresentação:

1

2 Resistores em Série a)em todos os pontos do circuito (inclusive dentro da bateria) a intensidade de corrente é a mesma; b) A soma das duas tensões é igual à tensão mantida pela bateria. c) a resistência total da associação vale 2kW, dada pela expressão: R total = R 1 + R 2

3 Resistores em Paralelo a)ambos os resistores R1 e R2 funcionam sob a mesma tensão. Cada um deles está ligado diretamente na fonte de alimentação; b) a corrente total divide-se em duas parcelas. c) a resistência total é dada pelo produto dividido pela soma das resistências: Observe que circuitos em paralelos provêm caminhos alternativos para a circulação da corrente elétrica, sempre passando a maior intensidade pelo caminho que oferece a menor resistência.

4 Leis de Kirchhof Tomemos o circuito abaixo:

5 Leis de Kirchhof O circuito pode ser representado como: Repare nos nós A, B1, B2, C1, C2,... E nas malhas azul, vermelha e verde.

6 Apenas com o conhecimento dos elementos que constituem o circuito e respectivas equações características, não é possivel determinar a totalidade das tensões e correntes presentes num circuito. Será ainda necessário o conhecimento de duas importantes leis, conhecidas como Leis de Kirchhoff. Lei dos nós: Em cada instante é nula a soma algébrica das correntes que entram num nó qualquer.

7 Se, em algum instante, a soma das correntes que entram no nó não fosse nula, isso quereria dizer que o nó estava a acumular carga (pois corrente, é um deslocamento de cargas). Contudo, um nó é um condutor perfeito e, portanto, não pode armazenar carga. Das 3 equações representadas, apenas duas são linearmente independentes. Existindo N nós no circuito, a Lei dos Nós permite escrever N-1 equações linearmente independentes.

8 Lei das Malhas A Lei das Malhas determina que, em qualquer instante, é nula a soma algébrica das tensões ao longo de qualquer malha.

9 Das 3 equações representadas, apenas duas são linearmente independentes. Existindo M malhas no circuito, a Lei das Malhas permite escrever M-1 equações linearmente independentes.

10 Circuito R-C

11

12

13 RC é a chamada constante de tempo, fornece uma medida da velocidade de carga do capacitor. grande = mais tempo para se carregar.

14 Descarregando um Capacitor

15

16 Energia A cada instante: No ciclo todo a energia fornecida pela bateria será: A energia guardada no capacitor será:

17 Exercícios 27.7, 27.9, 27.14, 27.17, 27.31, 27.34, 27.49, 27.50, 27.59,


Carregar ppt "Resistores em Série a)em todos os pontos do circuito (inclusive dentro da bateria) a intensidade de corrente é a mesma; b) A soma das duas tensões é igual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google