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José Salomão Schwartzman. Dimorfismo sexual José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie José

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Apresentação em tema: "José Salomão Schwartzman. Dimorfismo sexual José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie José"— Transcrição da apresentação:

1 José Salomão Schwartzman

2 Dimorfismo sexual José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie José Salomão Schwartzman

3 homens e mulheres compartilham quase todos os genes as diferenças entre seus cérebros são pequenas o nível de inteligência geral é similar utilizam a linguagem e pensam de forma muito semelhante sentem as mesmas emoções básicas porém algumas diferenças entre os sexos têm sido demonstradas José Salomão Schwartzman

4 Desenvolvimento / gêneros. Tanner 1978 diferenciação durante a infância meninas crescem mais rapidamente do que meninos atingem 50% da sua altura em média aos 1,75 anos em comparação com 2,0 anos nos meninos esta diferença está presente desde o período fetal, uma vez que no meio da gestação o esqueleto das meninas se mostra 3 semanas mais avançado José Salomão Schwartzman

5 Sequencial acquisition of toilet-training skills: a descriptive study of gender and ages differences in normal children Schum et al., 2002 estudo longitudinal de 126 meninas e 141 meninos idade de inclusão no estudo: 15 a 40 meses meninas controlaram esfíncteres mais cedo crianças secas durante o dia: meninas 32.5 meses (30,9 a 33,7) meninos: 35,0 m (33,3 a 36,7 ) José Salomão Schwartzman

6 a maior diferença estrutural entre os cérebros de homens e mulheres é o tamanho: no homem são cerca de 10% a 15% mais pesados e maiores quando se leva em conta o tamanho do corpo, ainda assim encontramos, nos homens, cerca de 100 gm a mais José Salomão Schwartzman

7 foram estudados 80 voluntários, 40 de cada sexo, com idades entre 18 e 45 anos procedimento: ressonância nuclear magnética com segmentação (via software): substância cinzenta substância branca liquor céfalo-raquídeo José Salomão Schwartzman

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9 resultados: mulheres apresentam maior porcentagem de substância cinzenta homens tem maior porcentagem de substância branca e liquor céfalo-raquídeo nos homens a porcentagem de substância cinzenta era maior no hemisfério esquerdo enquanto que a de liquor era maior no hemisfério direito nas mulheres não foram observadas estas assimetrias José Salomão Schwartzman

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11 Desenvolvimento / gêneros diferenças anatômicas SNC citoarquitetura do córtex temporal posterior: 5 mulheres e 4 homens destros e saudáveis mulheres apresentaram 11% a mais de neurônios esta diferença ocorreu às custas das camadas II e IV I molecular camadas do córtex cerebral II III IV V VIVI granular externa piramidal externa granular interna piramidal interna fusiforme José Salomão Schwartzman

12 Gender differences in human cortical density. Allonso-Nanclares et al estudo pela microscopia óptica e análise ultraestrutural neocórtex temporal anterior resultados homens apresentam maior densidade sináptica em todas as camadas a menor diferença: 18% observada na camada II a maior diferença observada: 52% (678 milhões por mm ³) José Salomão Schwartzman

13 hipotálamo: é uma das regiões cerebrais onde se tem observado dimorfismo sexual dois dos quatro núcleos intersticiais do hipotálamo anterior, são maiores nos homens Allen et al., 1989 José Salomão Schwartzman

14 o núcleo INAH-3 mostrava-se 2.8 vezes maior nos homens independentemente da idade o núcleo INAH-2 mostrava-se 2 vezes maior nos homens Allen et al., 1989 José Salomão Schwartzman

15 o cérebro conexões inter-hemisféricas corpo caloso joelho do corpo caloso esplênio do corpo caloso aderência intertalâmica comissura anterior José Salomão Schwartzman

16 Sexual orientation and the size of the anterior commissure in the human brain Allen and Gorski, 1992 estudo anatomopatológico de 90 encéfalos: homens heterossexuais mulheres heterossexuais homens homossexuais medida do plano medio-sagital da comissura anterior resultados: homens homossexuais: 18%>mulheres heterossexuais 34%>homens heterossexuais José Salomão Schwartzman

17 homens homossexuais homens heterossexuais mulheres heterossexuais área da CA em mm 2 José Salomão Schwartzman

18 Assimetrias hemisféricas na espécie humana a assimetria do planum temporale é a regra, sendo mais desenvolvido na maioria das pessoas, no hemisfério esquerdo alguns estudos sugerem que esta assimetria é menos consistente nas mulheres, como grupo outra área cerebral, o planum parietale, mostra-se maior,em pessoas destras, à direita; este padrão parece ser menos evidente nas mulheres José Salomão Schwartzman

19 Symmetries in human brain language pathways correlate with verbal recall. Catani et al dissecção virtual (RNM) dos tratos relacionados à linguagem (tratografia por diffusion tensor) observadas diferenças inter-hemisféricas nas conexões diretas entre as áreas de Broca e de Wernick evidente lateralização para a esquerda em mais de metade dos sujeitos José Salomão Schwartzman

20 Symmetries in human brain language pathways correlate with verbal recall. Catani et al segmento longo direto: Wernick/Broca segmento indireto anterior: Broca/Geschwind segmento indireto posterior:Wernick/Geschwind José Salomão Schwartzman

21 Symmetries in human brain language pathways correlate with verbal recall. Catani et al distribuição bilateral simétrica em 17,5% dos sujeitos estes sujeitos mostraram-se superiores em tarefa de memória verbal (semelhanças semânticas entre palavras apresentadas) relação direta entre índice de lateralização e resultado da prova de memória verbal as mulheres apresentaram, mais freqüentemente, padrão simétrico de conexões (vantagem memória verbal?) José Salomão Schwartzman

22 Temporal lobe activation demonstrates sex-based differences during passive listening (Phillips et al, 2001) 20 sujeitos destros 10 homens 10 mulheres audição de um texto ressonância magnética funcional José Salomão Schwartzman

23 Temporal lobe activtion demonstrates sex-based differences during passive listening (Phillips et al, 2001) padrão de ativação em homens (H) e em mulheres (M) José Salomão Schwartzman

24 tarefa de audição passiva : padrão de ativação bilateral em uma mulher (Phillips, 2001) José Salomão Schwartzman

25 teste (bi-dimensional) de rotação mental: o sujeito precisa apontar todas as figuras que podem ser iguais à da esquerda, após sofrer uma rotação respostas corretas: B, D e E habilidades espaciais José Salomão Schwartzman

26 teste (tri-dimensional) de rotação mental: o sujeito precisa identificar as duas figuras que são iguais à da esquerda após sofrer uma rotação no espaço respostas corretas: 1 e 3 José Salomão Schwartzman

27 exemplo do teste da figura escondida: o sujeito tem que encontrar uma das cinco figuras de cima no desenho de baixo resposta correta: D José Salomão Schwartzman

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29 Habilidades espaciais algumas das diferenças cognitivas descritas podem ser observadas em crianças Rosser et al., 1984rotação espacial, 4-5 anos Johnson e Meade, 1987 testes espaciais, mais de 10 anos Lunn, 1987 habilidade para atirar, 3- 4 anos Kerns e Berenbaum, 1991testes espaciais, 9-12 anos Vederhus e Krekling, 1996 testes espaciais, 9 anos José Salomão Schwartzman

30 Ativação cerebral durante tarefa de navegação: diferenças entre os gêneros Grön et al., 2000 casuística: 24 sujeitos destros, 12 do sexo feminino tarefa: desempenho em um labirinto virtual tridimensional utilizando 3 botões ativação cerebral avaliada pela RNMf realizada durante a execução da tarefa José Salomão Schwartzman

31 início saída José Salomão Schwartzman

32 Ativação cerebral durante tarefa de navegação: diferenças entre os gêneros Grön et al., 2000 os homens foram mais rápidos do que as mulheres na realização da tarefa: 141, ,9 s contra 196, ,6 s houve grande superposição das áreas mais ativadas nos homens e nas mulheres: giro occipital medial bilateral, giro lingual, giro para-hipocampal, giro cíngulo posterior, colículo superior e lobos parietais na sua região látero-superior e hipocampo direito José Salomão Schwartzman

33 algumas áreas foram ativadas de forma diversa: área fronto-temporal direita nas mulheres e hipocampo esquerdo nos homens sugerindo áreas gênero-específicas ativadas frente a uma tarefa de navegação José Salomão Schwartzman

34 Habilidades espaciais alguns estudos com roedores sugerem que a diferença quando às habilidades espaciais entre machos e fêmeas podem se originar de diferentes tipos de perfis hormonais durante as fases precoces da vida ratos machos aprendem a se locomover em labirintos de braços radiais mais rapidamente e com menos erros do que as fêmeas José Salomão Schwartzman

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37 Habilidade motora digital (Lopes & Schwartzman, 2003) foram estudadas 100 crianças destras com 7 anos de idade 50 meninos e 50 meninas utilizamos o Teste de Destreza Digital de OConnor José Salomão Schwartzman

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39 meninos x meninas mão direita segundos meninosmeninas José Salomão Schwartzman

40 meninos x meninas mão esquerda meninosmeninas segundos meninos x meninas mão esquerda José Salomão Schwartzman

41 meninos x meninas desempenho geral mão direita + mão esquerda segundos meninosmeninas José Salomão Schwartzman

42 Desempenho de meninos e meninas em tarefa de cancelamento com lápis e papel. Storer e Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento meninas e 50 meninos com idades entre 9 anos tarefa: cancelamento com lápis e papel (Weintraub e Mesulam. 1985) variáveis estudadas: tempo total para execução da tarefa erros por omissão erros por comissão José Salomão Schwartzman

43 tarefa de cancelamento com lápis e papel José Salomão Schwartzman

44 Desempenho de meninos e meninas em tarefa de cancelamento com lápis e papel. Storer e Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento 2009 resultados: as meninas apresentaram desempenho significativamente superior aos meninos, tanto no tempo despendido para execução da tarefa quanto ao número de erros por omissão no grupo por nós estudado as meninas mostraram desempenho melhor do que os meninos em prova de atenção visual José Salomão Schwartzman

45 estudados 40 sujeitos: 10 homens 10 mulheres 10 homens bombeiros 10 mulheres bombeiras Tarefa: tempo para percorrer o labirinto cinco passagens consecutivas José Salomão Schwartzman

46 Esquema do labirinto José Salomão Schwartzman

47 entrada saída 6,5 metros 8,5 metros José Salomão Schwartzman

48 Tempo médio dos grupos x passagens H M HB MB T1T2T3T4T Tempo H – homens não bombeiros M - mulheres não bombeiras HB – homens bombeiros MB – mulheres bombeiras José Salomão Schwartzman

49 Desempenho de homens e mulheres na faixa etária de 17 a 30 anos em tarefas de empatia. Mecca, Dantino, Azevedo, Seabra, Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento estudantes 25 homens 54 mulheres tarefas questionário quociente de empatia (QE) video 1 video 2 José Salomão Schwartzman

50 Desempenho de homens e mulheres na faixa etária de 17 a 30 anos em tarefas de empatia. Mecca, Dantino, Azevedo, Seabra, Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento 2009 resultados: maioria dos participantes apresentou QE médio 7% mulheres e 20% homens apresentaram QE baixo 13% grupo feminino apresentaram QE acima da média 8% grupo masculino apresentaram QE acima da média 4% grupo mulheres apresentaram QE muito alto vídeos: homens e mulheres atribuíram mais características de interação e de humanização no segundo vídeo José Salomão Schwartzman

51 Desempenho de meninos e meninas em ativdade práxica construtiva. Vieira e Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento meninos e 29 meninas com idades entre 8 e 9 anos 52 destras e 6 canhotas tarefa construir uma casa igual ao modelo apresentado José Salomão Schwartzman

52 Atividade práxica construtiva modelo casa semimontadapeças soltas José Salomão Schwartzman

53 Desempenho de meninos e meninas em atividade práxica construtiva. Vieira e Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento 2009 resultados: 24% realizaram a tarefa corretamente 50% de cada grupo 64% realizaram a tarefa de modo incorreto 12% desistiram não houve diferenças significativas entre meninos e meninas José Salomão Schwartzman

54 Desempenho de meninos e meninas em prova de estereognosia. Viana e Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento meninas e 25 meninos com idades entre 8 e 9 anos todos destros tarefa: tarefa de estereognosia com ambas as mãos José Salomão Schwartzman

55 anteparo objetos identificados com a mão direita objetos identificados com a mão esquerda José Salomão Schwartzman

56 Desempenho de meninos e meninas em prova de estereognosia. Viana e Schwartzman. Temas sobre Desenvolvimento 2009 meninos e meninas tiveram maior número de acertos com a mão direita não houve diferenças significativas entre os grupos José Salomão Schwartzman

57 Evidence of gender differences in the ability to inhibit brain activation elicited by food stimulation. Wand et al população: 23 sujeitos saudáveis em jejum 13 mulheres 10 homens apresentação da comida preferida por cada um PET scan durante apresentação do estímulo apresentação do estímulo com inibição voluntária da sensação de fome José Salomão Schwartzman

58 Evidence of gender differences in the ability to inhibit brain activation elicited by food stimulation. Wand et al resultados homens e mulheres referiram diminuição da sensação de fome com a inibição voluntária em homens e mulheres o PET demonstrou aumento do metabolismo encefálico global durante a estimulação pela comida nos homens a diferença entre a situação estímulo e a inibição voluntária revelou diminuição da ativação na ínsula direita striatum direito amigdala esquerda hipotálamo esquerdo cíngulo anterior esquerdo córtex orbitofrontal esquerda giro parahipocampal cerebelo José Salomão Schwartzman

59 mulheres homens diferenças entre homens e mulheres José Salomão Schwartzman

60 Hiperplasia adrenal congênita meninas com HAC são descritas, freqüentemente, como tendo comportamentos mais próprios de meninos: se dedicam mais aos esportes que envolvem forte contacto corporal têm preferências por brinquedos que são, habitualmente, escolhidos por meninos (veículos e de construção) a hipótese de que a preferência por um ou outro tipo de brinquedo decorre exclusivamente da educação parece não ser convincente, uma vez que pais de meninas com HAC as educam, habitualmente, como educariam qualquer outra menina estas meninas demonstram, como os meninos, menor interesse em bebês de verdade do que meninas sem esta condição José Salomão Schwartzman

61 HAC irmãs não afetadas meninas com hiperplasia adrenal congênita são mais ativas do que suas irmãs não afetadas diferença significativa diferença não significativa diferença não significativa diferença significativa preferência por amigos meninos preferência por amigos meninos tendência a iniciar brigas tendência a iniciar brigas atividade intensa porcentagem José Salomão Schwartzman

62 meninas com hiperplasia adrenal congênita são menos interessadas em casamento e maternagem do que suas irmãs não afetadas HAC irmãs não afetadas diferença significativa diferença não significativa desinteresse ou aversão a cuidar de bebês desinteresse ou aversão a cuidar de bebês ausência ou desinteresse em gravidez ou maternagem ausência ou desinteresse em gravidez ou maternagem pouca presença ou ausência de casamento nas brincadeiras ou devaneios pouca presença ou ausência de casamento nas brincadeiras ou devaneios profissão mais importante ou mesma importância do que o casamento profissão mais importante ou mesma importância do que o casamento brinquedos: pouco ou nenhum interesse em bonecas brinquedos: pouco ou nenhum interesse em bonecas porcentagem José Salomão Schwartzman

63 The essencial difference. Baron-Cohen 2003 cérebro feminino: Empathizing (E) propensão a identificar emoções de outras pessoas e pensamentos e a responder a elas com as emoções apropriadas o cérebro masculino: Systemizing (S) propensão a analisar, explorar e construir sistemas autismo:uma forma extrema de cérebro masculino? José Salomão Schwartzman

64 Autismo: teoria do cérebro masculino Baron-Cohen homens normais são superiores às mulheres em certas tarefas espaciais e indivíduos com autismo são ainda melhores o autismo é bem mais freqüente em homens do que em mulheres homens normais são mais lentos no desenvolvimento da linguagem do que mulheres e crianças autistas são ainda mais lentas neste sentido José Salomão Schwartzman

65 Autismo: teoria do cérebro masculino Baron-Cohen homens normais tem um desenvolvimento social mais lento do que mulheres e indivíduos autistas são ainda mais atrasados neste sentido mulheres normais são superiores aos homens em tarefas de ler mentes,pessoas com autismo são severamente comprometidos nestas tarefas homens normais tem o corpo caloso menor do que mulheres e em indivíduos com autismo o corpo caloso mostra-se ainda mais reduzido José Salomão Schwartzman

66 deficiência mental autismo infantil paralisia cerebral transtorno de déficit de atenção com hiperatividade dislexia dificuldades na aprendizagem escolar demência Alzheimer depressão e distimia desordem de ansiedade José Salomão Schwartzman

67 Sex differences in rhesus monkey toy preferences parallel those of children. de Beek et al, 2009 estudaram a interação de 34 macacos rhesus com brinquedos humanos: com rodas e bichos de pelúcia macacos machos (como meninos) mostraram preferência forte e consistente por brinquedos com rodas as macacas (como meninas) mostraram maior variabilidade na escolha dos brinquedos mas com predominância dos bichos de pelúcia José Salomão Schwartzman

68 masc. femin. masc. femin macacos humanos masc. femin tempo brincando em segundos número de interações José Salomão Schwartzman

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