A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI"— Transcrição da apresentação:

1 PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
CONCORDÂNCIA VERBAL 9º ANO EF PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI

2 CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

3 Sujeito pronome de tratamento 3ª pessoa: Ex
Sujeito pronome de tratamento ª pessoa: Ex.: Vossa Excelência sabe das coisas. Sujeito substantivo coletivo verbo no singular Ex.: O batalhão atacou o bandido. Sujeito substantivo coletivo mais adjunto adnominal no plural: verbo na 3ª p. do singular ou do plural Ex.: A multidão de torcedores invadiu / invadiram o campo.

4 Sujeito expressão mais de um verbo no singular Ex
Sujeito expressão mais de um verbo no singular Ex.: Mais de um gato morreu. Entretanto, a partir de mais de dois verbo no plural Ex.: Mais de dois animais ficaram feridos. Sujeito locuções partitivas (a maioria, a maior parte, o menor número de, grande quantidade de) verbo no singular ou no plural Ex. A maior parte dos alunos chegou / chegaram atrasados.

5 Sujeito representado por nome próprio no plural
verbo no singular ou no plural Ex.: Os Estados Unidos investem bastante em tecnologia. Ex.: Minas Gerais produz muita soja no cerrado.

6 Sujeito composto *Anteposto ao verbo: concordância com os dois.
Ex.: Os jogadores e a torcida (Eles)comemoraram a vitória do time. *Posposto ao verbo: Ex.: Voltaram ao hotel o turista e a polícia. (plural = eles) Ex.: Voltou ao hotel o turista e a polícia. (singular = mais próximo)

7 Ex.: Eu, tu e ele (Nós) faremos a pesquisa amanhã.
Sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes: prevalece a menor pessoa Ex.: Eu, tu e ele (Nós) faremos a pesquisa amanhã. Ex.: Tu e ele reivindicastes /reivindicaram seus direitos. VÓS ELES

8 Sujeito pronome relativo
QUE: concorda com o antecedente Ex.: Na verdade, sou eu que pago as contas. QUEM: concorda com o antecedente ou em 3ª pessoa do singular. Ex.: Fomos nós quem pagamos / pagou a conta.

9 Verbos haver e fazer HAVER = existir – impessoal e conjuga-se na 3ª p. do singular. Ex.: Há várias pessoas aqui. // Pode haver várias pessoas aqui. HAVER = tempo decorrido - impessoal e conjuga-se na 3ª pessoa do singular Ex.: Há vários meses viajou para o exterior. HAVER = TER – pessoal e concorda com o sujeito. Ex.: Nós havíamos obtido ótimos resultados com a pesquisa.

10 FAZER = tempo decorrido – impessoal e conjuga-se na 3ª pessoa do singular
Ex.:Fazia dias que eu não o visitava. Ex.: Vai fazer dias que eu não o visitava. TER=HAVER (existir) – impessoal e se conjuga na 3ª pessoa do singular (uso informal) Ex.: Tem muitos dias que eu não venho à aula.

11 Verbo na voz passiva sintética
VERBO TRANSITIVO DIRETO + SE (pronome apassivador) concorda com o seu sujeito. Ex.: Aceitam-se doações de tijolos. Ex.:Aguarda-se o resultado do sorteio.

12 Ex.: Necessita-se de amigos. Ex.: Vive-se muito bem.
VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS OU INTRANSITIVOS + SE (índice de indeterminação do sujeito) verbo na 3ª pessoa do singular e sujeito indeterminado. Ex.: Necessita-se de amigos. Ex.: Vive-se muito bem.

13 SUJEITO PORCENTAGEM Sujeito número fracionário verbo concorda com o numeral. Ex: Quase dois terços da produção serão exportados. Sujeito representado por porcentagem verbo concorda com o que é expresso pela porcentagem Ex.: Cerca de 50% dos produtos importados ficaram presos na alfândega.

14 NÚCLEOS DO SUJEITO LIGADOS POR OU
Com ideia de exclusão verbo no singular Ex.: Lauro ou Sílvio será o orador da turma. Sem ideia de exclusão verbo no plural Ex.: Eu ou você participaremos da eleição.

15 SUJEITO COMPOSTO RESUMIDO POR PRONOMES INDEFINIDOS ( TUDO, NADA, NINGUÉM, ETC.) verbo fica no singular Ex.: Casa, água, comida e carinho, nada fez o pardalzinho feliz. VERBOS BATER, SOAR E DAR Indicação de horas verbo concorda com o numeral Ex.: Bateu uma hora no relógio da catedral. Sujeito determinado verbo concorda com ele Ex.: O relógio bateu cinco horas.

16 Concordância verbal – novos casos
Verbo SER Sujeito constituído pelos pronomes tudo, nada (indefinidos) e isso, isto ou aquilo (demonstrativos) e o predicativo estiver no plural o verbo SER concordará normalmente no plural. Ex.: Aquilo eram fantasias de menino.

17 Verbo SER concorda com o sujeito quando este for representado por nome próprio.
Ex.: Os miseráveis são uma famosa obra do escritor Vítor Hugo. Se o sujeito se referir a coisas ou objetos, o verbo concordará, de preferência, com o predicativo. Ex.: A tristeza são os dias perdidos da juventude.

18 Pronomes pessoais retos como sujeito ou predicativo o verbo concorda com um ou outro.
Ex.: Ele é os pilares da nossa casa. As expressões é muito, é suficiente não se flexionam. Ex.: Quinhentos gramas é pouco. Indicação de horas, datas e distâncias o verbo concorda com o numeral. Ex.: Hoje são vinte e cinco de agosto.

19 Qual de nós/ Quais de vós; algum de nós; alguns de vós
Sujeito representado por pronomes indefinidos ou interrogativos seguidos de pronomes pessoais nós ou vós: a) Pronomes interrogativos ou indefinidos no singular, verbo também no singular. Ex.: Qual de vós deseja um táxi? b) Pr. interrogativos ou indefinidos no plural, admite duas concordâncias do verbo. Ex.: Quais de nós agimos/agiram com justiça. Ex.: Alguns de vós concluireis/concluirão o curso.

20 Sujeito formado por núcleos ligados pela preposição COM:
Verbo normalmente no plural, desde que não se queira destacar o primeiro elemento. Ex.: O presidente com os ministros reúnem-se no palácio Alvorada. Núcleos de sujeito ligados pela conjunção NEM sem ideia de exclusão – verbo no plural. Ex.: Nem eu nem você conseguimos o empréstimo.

21 Se há ideia de alternância ou a ação for atribuída a um único núcleo, verbo no singular.
Ex.: Nem eu nem Cláudia ocupou a chefia. sujeito representado por um dos que admite duas concordâncias: a) verbo no plural Ex. : Ele foi um dos colegas que mais me apoiaram. b) verbo no singular para destacar o indivíduo no grupo. Ex.: A professora foi uma das pessoas que me incentivou.


Carregar ppt "PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google