A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 1 Um usuário interage com uma GUI para indicar as tarefas que o aplicativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 1 Um usuário interage com uma GUI para indicar as tarefas que o aplicativo."— Transcrição da apresentação:

1 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 1 Um usuário interage com uma GUI para indicar as tarefas que o aplicativo deve realizar; GUIs são baseadas em evento. Uma interação com o usuário cria um evento, que guia o programa para realizar uma tarefa; Eventos comuns: clicar em um botão, digitar em um campo de texto, selecionar um item de menu, fechar uma janela, mover o mouse; O evento causa uma chamada a um método (o handler de evento). Handler de evento = código que realiza uma tarefa em resposta a um evento; O processo total de responder a eventos é conhecido como Tratamento de Eventos.

2 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 2 JTextField s e JPasswordField s (pacote javax.swing ). JTextField estende a classe JTextComponent (pacote javax.swing.text ), que fornece muitos recursos comuns aos componentes baseados em texto do Swing; A classe JPasswordField estende JTextField e adiciona métodos que são específicos ao processamento de senhas; JPasswordField mostra que os caracteres estão sendo digitados à medida que o usuário os insere, mas oculta os caracteres reais com caracteres eco.

3 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 3

4 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 4

5 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 5

6 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 6

7 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 7

8 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 8

9 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 9

10 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 10 Quando o usuário digita dados em um JTextField ou JPasswordField e, então, pressiona Enter, um evento ocorre; Você pode digitar somente no campo de texto que estiver em foco. Um componente recebe o foco quando o usuário clica no componente.

11 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 11 Antes que um aplicativo possa responder a um evento de um componente GUI, deve-se realizar vários passos de codificação: Criar uma classe que represente o handler de evento; Implementar uma interface apropriada, conhecida como Interface Ouvinte de Eventos, na classe do Passo 1; Indicar que um objeto da classe dos Passos 1 e 2 deve ser notificado quando o evento ocorrer. Isso é conhecido como Registrar o Handler de Evento.

12 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 12 Todas as classes discutidas até agora foram Classes de Primeiro Nível (não foram declaradas dentro de outra classe); O Java permite declarar classes dentro de outras classes são chamadas Classes Aninhadas. Podem ser static ou não static ; As classes não static aninhadas são chamadas Classes Internas e são frequentemente utilizadas para implementar handlers de evento.

13 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 13

14 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 14 Antes que um objeto de uma classe interna possa ser criado, deve haver um objeto da classe de primeiro nível que contém a classe interna. Isso é necessário porque um objeto de classe interna tem implicitamente uma referência a um objeto de sua classe de primeiro nível; Há um relacionamento especial entre esses objetos o objeto da classe interna tem permissão de acessar diretamente todas as variáveis e métodos da classe externa; Uma classe aninhada que é static não exige um objeto de sua classe de primeiro nível e não tem implicitamente uma referência a um objeto da classe de primeiro nível.

15 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 15 Classes internas podem ser declaradas public, protected ou private ; Visto que as rotinas de tratamento de evento tendem a ser específicas do aplicativo em que são definidas, muitas vezes elas são implementadas como classes internas private.

16 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 16 Os componentes GUI podem gerar muitos eventos em resposta a interações de usuário; Cada evento é representado por uma classe e pode ser processado apenas pelo tipo de handler de evento apropriado; Normalmente, os eventos suportados de um componente são descritos na documentação da Java API para a classe desse componente e suas superclasses.

17 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 17 Quando o usuário pressiona Enter em um JTextField ou JPasswordField, um ActionEvent (pacote java.awt.event ) ocorre; É processado por um objeto que implementa a interface ActionListener (pacote java.awt.event ); Para tratar ActionEvent s, uma classe deve implementar a interface ActionListener e declarar o método actionPerformed() ; Esse método especifica as tarefas a serem realizadas quando ocorrer um ActionEvent ; É disparado automativamente quando um evento de ação ocorrer.

18 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 18

19 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 19

20 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 20 Deve-se registrar um objeto como o handler de evento para cada campo de texto – no caso do exemplo – ou cada componente GUI que sofrer evento de ação; O método addActionListener() registra um objeto ActionListener para tratar ActionEvent s; Assim, o handler de eventos passa a ouvir o campo de texto (ou outro objeto registrado).

21 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 21 O componente GUI com o qual o usuário interage é a Origem de Evento; O método ActionEvent getSource() (herdado da classe EventObject ) retorna uma referência para a origem de evento; O método ActionEvent getActionCommand() obtém o texto que o usuário digitou no campo de texto que gerou o evento; O método JPasswordField getPassword() retorna os caracteres da senha como um array de tipo char; No caso do componente ser não editável, mesmo assim o evento pode ser disparado, caso o componente em questão venha a receber foco durante a execução do aplicativo.

22 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 22 Há muitos tipos de eventos que podem ocorrer quando um usuário interage com uma GUI; As informações sobre qualquer evento GUI são armazenadas em um objeto de uma classe que estende AWTEvent; A Figura ilustra uma hierarquia que contém muitas classes de evento do pacote java.awt.event ; Utilizados em componentes AWT e Swing; Tipos adicionais de evento que são específicos dos componentes GUI Swing são declarados no pacote javax.swing.event.

23 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 23

24 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 24

25 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 25 Tipos como esses são declarados no pacote java.awt.event e alguns deles são mostrados na Figura 14.12; O mecanismo de tratamento de eventos (ou Modelo de Delegação de Evento) se divide em partes: ORIGEM DO EVENTO – componente com o qual o usuário interage; OBJETO DO EVENTO – contém as informações sobre o evento que ocorreu, como uma referência à sua origem; OUVINTE DO EVENTO – notificado pela origem do evento quando um evento ocorre e um de seus métodos executa uma resposta ao evento, recebendo como argumento o objeto do evento.

26 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 26 Para cada tipo de objeto de evento, há, em geral, uma interface ouvinte de eventos apropriada. Um ouvinte de eventos é um objeto que implementa a(s) interface(s) ouvinte(s) de evento do pacote event. Cada uma dessas interfaces especifica um ou mais métodos de tratamento de evento que devem ser declarados na classe que implementa a interface; Quando um evento ocorre o componente GUI notifica seus ouvintes registrados, chamando o método de tratamento apropriado de cada ouvinte.

27 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 27 Todo JComponent tem uma variável listenerList que referencia um EventListenerList (pacote javax.swing.event ); São mantidas referências a ouvintes registrados na listenerList (um array de ouvintes); Quando um ouvinte é registrado, uma nova entrada é colocada na listenerList do componente. Toda entrada também inclui um tipo de ouvinte.

28 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 28

29 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 29 Como o componente GUI sabe que deve chamar actionPerformed() em vez de outro método? Todo componente GUI suporta vários tipos de evento, inclusive eventos de mouse, eventos de teclado e outros; Quando um evento ocorre, o evento é despachado apenas para os ouvintes de evento do tipo apropriado; Despacho (dispatching) é simplesmente o processo pelo qual o componente GUI chama um método de tratamento de evento em cada um de seus ouvintes que são registrados para o tipo de evento que ocorreu.

30 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 30 Cada tipo de evento tem uma ou mais interfaces ouvinte de eventos correspondentes; ActionEvent s são tratados por ActionListener s; MouseEvent s são tratados por MouseListener s e MouseMotionListener s; KeyEvent s são tratados por KeyListener s; Quando ocorre um evento, o componente GUI recebe (do JVM) um único ID de evento para especificar o tipo de evento; O componente GUI utiliza o ID de evento para decidir o tipo de ouvinte para o evento que deve ser despachado e decidir qual método chamar em cada objeto ouvinte.

31 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 31 Para um ActionEvent, o evento é despachado para o método actionPerformed() de todos ActionListener s registrados; Para um MouseEvent, o evento é despachado para cada MouseListener ou MouseMotionListener registrado, dependendo do evento de mouse que ocorre; O ID de evento de MouseEvent determina quais dos vários métodos de tratamento de evento de mouse serão chamados.

32 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 32 Um botão é um componente em que o usuário clica para acionar uma ação específica; Há vários tipos de botões: Botões de Comando; Caixas de Seleção; Botões de Alternação; Botões de Opção; Os tipos de botão são subclasses de AbstractButton (pacote javax.swing ), que declara os recursos comuns de botões Swing.

33 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 33

34 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 34

35 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 35 JButton s, assim como JTextField s, geram ActionEvent s que podem ser processados por qualquer objeto ActionListener. São criados a partir da classe JButton ; O texto na face de um JButton é chamado Rótulo de Botão; Uma Gui pode ter muitos JButton s, mas, em geral, cada rótulo de botão deve ser único na parte da Gui em que é atualmente exibido.

36 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 36

37 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 37

38 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 38

39 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 39

40 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 40

41 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 41 Um JButton pode exibir um Icon ; Um JButton também pode ter um Icon de rollover, exibido quando o usuário posiciona o mouse sobre o Jbutton. Isso faz com que o ícone se altere quando o mouse está dentro/fora do botão, tornando essas situações mais distintas; O ícone do JButton altera-se quando o mouse move-se para dentro e para fora da área do JButton na tela; O método AbstractButton setRolloverIcon() especifica a imagem exibida no JButton quando o usuário posiciona o mouse sobre ele.

42 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 42

43 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 43

44 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 44

45 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 45 Três tipos de botões de estado, que têm valores ativados/desativados ou verdadeiro/falso: JToggleButton ; JCheckBox ; JRadioButton ; As classes JCheckBox e JRadioButton são subclasses de JToggleButton ; JRadioButton s são agrupados e mutuamente exclusivos somente um no grupo pode ser selecionado por vez; JCheckBox s não precisam ser agrupados e não são mutuamente exclusivos.

46 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 46 Contém um rótulo de caixa de seleção que aparece à direita da caixa de seleção, por padrão. O rótulo é informada através do construtor da classe; Gera um ItemEvent quando é clicado. ItemEvent s são tratados por um objeto da interface ItemListener ; Passado para o método itemStateChanged() da interface, e que deve ser implementado pelo ouvinte do evento. Esse é o método que será disparado quando ocorrer um clique no checkBox; A associação do ouvinte ao objeto origem do evento ocorre através do método addItemListener() ; O método isSelected() retorna se uma caixa de seleção está selecionada ( true ) ou não ( false ); Um aplicativo pode ter vários checkBoxs atuando em conjunto.

47 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 47 A String passada para o construtor JCheckBox é o rótulo da caixa de seleção que aparece à direita da JCheckBox ; O método JTextField setFont() (herdado por JTextField indiretamente de Component ) configura a fonte do JTextField como uma nova Font (pacote java.awt ); O construtor da classe Font contém os argumentos: nome da fonte ( String ), estilo da fonte (constantes de Font. Como: Font.PLAIN, Font.BOLD, Font.ITALIC ) e tamanho da fonte. Quando mais de um estilo precisar ser considerado, deve-se passar como argumento a soma de tais estilos (das constantes).

48 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 48

49 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 49

50 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 50

51 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 51

52 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 52

53 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 53 Botões de opção (declarados com a classe JRadioButton ) são semelhantes a caixas de seleção no sentido de que têm dois estados selecionado e não selecionado; Os botões de opção aparecem como um grupo em que apenas um botão pode ser selecionado por vez; Selecionar um botão de opção diferente força a remoção da seleção de todos os outros que estão selecionados; Utilizados para representar opções mutuamente exclusivas; A relação lógica entre os botões de opção é mantida por um objeto ButtonGroup (pacote javax.swing ), que organiza um grupo de botões e não é exibido em uma interface com o usuário.

54 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 54 O método ButtonGroup add() associa um JRadioButton com o grupo; Se mais de um objeto JRadioButton selecionado for adicionado ao grupo, aquele que tiver sido adicionado primeiro será selecionado quando a GUI for exibida; JRadioButton s, assim como JCheckBox es, geram ItemEvent s quando são clicados.

55 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 55

56 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 56

57 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 57

58 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 58

59 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 59

60 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 60

61 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 61

62 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 62 Uma caixa de combinação (ou lista drop-down) permite ao usuário selecionar um único item de uma lista; Caixas de combinação são implementadas com a classe JComboBox, que estende a classe Jcomponent ; JComboBox s também geram ItemEvent s; O construtor de um JComboBox recebe como argumento um array de String s com os elementos da lista que deve ser exibida. O primeiro item da lista é o item inicialmente exibido no comboBox;

63 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 63 Cada item na lista tem um índice, iniciando com 0 (zero); O primeiro item adicionado a uma JComboBox aparece como o item atualmente selecionado quando a JComboBox é exibida; Outros itens são selecionados clicando na JComboBox e, então, selecionando um item da lista que aparece; O método JComboBox setMaximumRowCount configura o número máximo de elementos que é exibido quando o usuário clica na JComboBox ; Se houver itens adicionais, a JComboBox fornece uma barra de rolagem, para que o usuário role por todos os elementos da lista.

64 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 64

65 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 65

66 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 66

67 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 67

68 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 68

69 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 69

70 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 70 Uma classe interna anônima é uma classe interna que é declarada sem nome e, em geral, aparece dentro de uma declaração de método; Como outras classes internas, uma classe interna anônima pode acessar os membros de sua classe de primeiro nível; Uma classe interna anônima tem acesso limitado às variáveis locais do método em que ela é declarada; Visto que uma classe interna anônima não tem nomes, deve-se criar um objeto da classe interna anônima no ponto em que a classe é declarada. Costuma ocorrer dentro da chamada do método, sendo um argumento deste método.

71 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 71

72 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 72 O método JComboBox getSelectedIndex() retorna o índice do item selecionado; Para cada item selecionado de uma JComboBox, a seleção de outro item é primeiro removida então dois ItemEvent s ocorrem quando um item é selecionado; O método ItemEvent getStateChange() retorna o tipo de alteração de estado. ItemEvent.SELECTED indica que um item foi selecionado.

73 Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 73


Carregar ppt "Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 1 Um usuário interage com uma GUI para indicar as tarefas que o aplicativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google