A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Projeto Multidisciplinar: Biologia, Física e História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Projeto Multidisciplinar: Biologia, Física e História."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Projeto Multidisciplinar: Biologia, Física e História

2 Conceito: Conjunto de transformações ocorridas na Europa no século XVIII. Transformaram radicalmente a economia, a sociedade e a política europeia.

3 INÍCIO INGLATERRA CARACTERÍSTICAS: Produção industrial em larga escala voltada para o mercado mundial. Especialização das tarefas. Uso intensivo de máquinas - mecanização da indústria. Relação Social – Burguesia X Proletariado Sistema Econômico – capitalismo Industrial. Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.

4 Etapas da Industrialização ARTESANAL é uma forma de produção industrial muito simples. Não há divisão do trabalho. É chamada indústria doméstica. MANUFATUREIRA os artesãos se reunião em oficinas, havia uma divisão de trabalho, porém os instrumentos de trabalho eram manuais e o ritmo de trabalho era imposta pela força humana. Aqui já existe uma especialização do trabalho. A passagem da indústria doméstica para a manufatureira foi marcada pela transformação do artesão em trabalhador assalariado. MAQUINOFATURA : uso da máquina em substituição às ferramentas utilizadas pelos homens, separação definitiva entre capital e trabalho.

5 Pioneirismo Inglês Acúmulo de capitais,Acúmulo de capitais, Disponibilidade de mão de obra,Disponibilidade de mão de obra, Jazidas de minérios,Jazidas de minérios, Supremacia naval,Supremacia naval, Desenvolvimento tecnológica.Desenvolvimento tecnológica.

6 Impactos do Avanço Industrial: Pontos Positivos e Negativos Surgimento do proletariado; O crescimento do proletariado ocorreu em condições de vida precárias; Trabalho infantil; Trabalho Feminino; Altas jornadas de trabalho; Os salários eram extremamente baixos; Movimento Ludista: movimento social aos avanços tecnológicos, protestavam contra a substituição da mão de obra humana por máquinas. Eram conhecidos como os quebradores de máquinas. A revolução nos transportes: surgimento da locomotiva a vapor; estradas de ferro se multiplicaram e desenvolvimento da navegação a vapor.

7 Impactos do Avanço Industrial: Pontos Positivos e Negativos

8 Fonte de Energia Ventos AAAAAAAADyw/TeT3e__hvzg/s400/moinhos.JPG

9 Queda dágua

10 Animais om%20tracao%20animal%20na%20berinjela.jpg

11 Energia solar zRtJWpDGqoTuh9P6eQJdU_l_&t=1 I3HIDo/TLHqI9W8enI/AAAAAAAACaI/D_3WsfJjpjg/s1 600/valado+dos+frades-deb-milho.jpg _07_sol-amigo.jpg

12 Energia humana 2010/12/escravos20fazendo20aguardente-1.jpg Onak/s1600/01_barco_fenicio.jpg

13 Energia do fogo content/uploads/2010/03/homoerectus1bbb904rw3.jpg AAADqM/qFUrDRvSxC8/S150/FERRADURA%2520BRASA.jpg Ou energia dos combustíveis

14 Combustíveis Alimentos Lenha Carvão mineral (recurso muito abundante e pouco utilizado)

15 Primeira máquina térmica patenteada Em 1698, Thomas Savery ( ) C3%A1genes/thomassavery.jpg

16 James Watt MNNQ/TNMNChm1N2I/AAAAAAAAA4c/7e_LoFQjIYE/s1600/watt+ma quina+de+vapor.png Ano de 1769 Denis Pepin, 69 anos antes já havia anunciado o princípio da máquina.

17 Máquina a vapor

18 Novas formas de produzir e se deslocar Foi a máquina a vapor que acelerou a revolução industrial ou a revolução industrial que acelerou a criação da máquina?

19 Revolução Industrial Impactos sobre o meio natural e a saúde humana a saúde humana

20 Crescimento econômico desordenado foi acompanhado de um processo jamais visto pela humanidade em que se utilizavam grandes quantidades de energia e de recursos naturais configurando um quadro de destruição contínua do meio ambiente

21 Consumo de recursos Energia Mão de obra Resíduos Produtos Mão de obra excedente

22 Contaminação atmosférica Contaminação das águas Contaminação dos solos

23 Problemas ambientais Smog

24 Problemas ambientais

25 Efeito Estufa

26

27

28

29 Melanismo Industrial Mariposas da espécies – Biston betularia

30 Disseminação de doenças

31 Thomas Robert Malthus Ensaio sobre a população (1798): o poder da população é infinitamente maior que o da terra para produzir a subsistência do homem


Carregar ppt "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Projeto Multidisciplinar: Biologia, Física e História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google