A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE SÃO EMPREGADOS.

2 COMPARAÇÃO É a figura que consiste comparar duas coisas usando o elemento comparativo expresso: como, tal qual, semelhante a, que nem, etc. Ex: Esse homem é bravo como uma fera.

3 As mãos que dizem adeus são como pássaros voando.

4 Aquela mulher tem a voz suave como a de um pássaro.

5 METÁFORA É o emprego das palavras fora do seu sentido normal, por efeito de comparação. Exs:Essa mulher é uma cascavel.

6 Esse homem é uma fera! A Amazônia é o pulmão do mundo.

7 METONÍMIA É a substituição de um nome por outro, em virtude de haver entre eles algum relacionamento. Exs: Ler Jorge Amado. Ter cinco bocas em casa para sustentar.

8 METONÍMIA NO DIA A DIA

9 PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA
É você usar qualidades e sentimentos humanos em seres irracionais e inanimados. Exs: As árvores são imbecis: se despem justamente quando começa o inverno. Dorme, ruazinha, é tudo escuro.

10

11 HIPÉRBOLE É o exagero na afirmação, com o objetivo de dar ênfase à comunicação. Ex: Minha mãe desconfia até da sua própria sombra.

12 Este anel deve ter custado os olhos da cara Eu quase morri de estudar.

13 EUFEMISMO É quando substituímos palavras de sentido desagradável por outras mais agradáveis. Exs: Ele sempre falta com a verdade.(mentiroso) Preciso ir ao toalete.(privada)

14 Ele entregou a alma a Deus
Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu) O menino está um pouco acima do peso.


Carregar ppt "FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google