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Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências.

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1 Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente

2 Conferência 2003 Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Conferência 2005-2006 Conferência 2008-2009 Aproximadamente 25.000 escolas 10 milhões de participantes 27 Unidades Federativas Mais de 4.000 Municípios Cartas das Resposabilidades dos Jovens Cuidando do Brasil Produtos de Educomunicação Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Quadro Síntese PROCESSOSPRODUTOS ABRANGÊNCIA

3 PROCESSOSPRODUTOS ABRANGÊNCIA Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Conferência Internacional 2009-2010-2011 Processo em 56 países 47 Delegações Carta das Resposabilidades Vamos Cuidar do Planeta Produtos das Oficinas temáticas e de Educomunicação Comunidade Virtual de Aprensizagem vamoscuidardoplaneta.net Quadro Síntese

4 2003 – Conferência Nacional de Meio Ambiente (Versão Adultos) Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Sugestão de uma Conferência Infantojuvenil Princípios Metodologias Comissões Organizadoras Estaduais (Seducs, Semeds, SEMAS, IBAMA, ONGs…) Coletivos Jovens de Meio Ambiente Mobilização Nacional Conferência nas Ecolas Conferências Estaduais ou processo de Seleção pelo CJ Conferência Nacional Histórico REJUMA

5 2004 – 2006 Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Enraizamento da PNEA junto às SEDUCs Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas – COM-VIDAs Histórico II Conferência Infantojuvenil já independente da versão Adultos Aprofundamento dos Conteúdos Mais Conferências Estaduais Fortalecimento dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente

6 Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Histórico 2007 – 2010 Mudanças Socioambietais Globais – Pensar+Agir na Escola e na Comunidadde Mais Conferências Estaduais e locais Circuito de Aprendizagem Conferência Internacional Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiete III Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Difusão da Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Brasil – Livro Didático

7 Princípios Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Jovem Escolhe Jovem – Participativo em todas as Instâncias Jovem Educa Jovem – Jovens Oficineiros, Formação de Formadores Uma Geração Aprende com a Outra – Intergeracionalidade como base das políticas socioambientais – Cap 25 da Agenda 21

8 Elementos Estratégicos da Metodologia Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Passo-a-passo para Conferência nas Escolas Cartas das Responsabilidades Pequenos Grupos de Diálogo Jovens Facilitadores COEs como parceiras no Enraizamento da PNEA

9 Aprendizados sobre a Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Relação entre Facilitadores Jovens e Delegados na faixa de Criança e Adolescente Contato Inspirador Linguagem próxima Investimento nos Movimentos de Juventude e Meio Ambiente Continuidade da Formação e da Participação em ambito local Processo continuado - delegados > Com-Vida > CJ > Facilitadores

10 Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Articlações com Ações Nacionais e Estaduais Continuidade da COEs COM-VIDAs > Mais Educação > EAD – Escolas Sustentáveis > Guia de Tecnoloias Educacionais > Plano de Ações Articuladas > Políticas Estaduais de EA. Possibilidade de Incidência desde o Projeto Político Pedagógico da Escola aos Programas Nacionais Falta de institucionalidade, Dificuldade de monitoramento, descontinuidade X processo vivo. Aprendizados sobre a Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas

11 Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


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