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Desafios do Ensino Médio Reynaldo Fernandes INEP/MEC São Paulo - SP - 2008.

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Apresentação em tema: "Desafios do Ensino Médio Reynaldo Fernandes INEP/MEC São Paulo - SP - 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Desafios do Ensino Médio Reynaldo Fernandes INEP/MEC São Paulo - SP

2 Cobertura = porcentagem de estudantes com idade típica para o nível de ensino que efetivamente freqüenta ou freqüentou Qualidade = aprendizagem dos alunos em relação ao que se deveria ser ensinado Conteúdo / Estrutura curricular definição dos conteúdos a serem ministrados naquele nível de ensino – desenho Critérios para avaliação de um nível de ensino

3 Ensino Fundamental Discussões estão concentradas na questão da qualidade os números indicam um grau de cobertura razoável neste nível de ensino parece haver consenso sobre o que deva ser ensinado neste nível de ensino

4 Ensino médio Os três elementos ainda causam preocupação aos gestores e analistas educacionais.

5 Dados de Cobertura Taxas de matrículas e atendimento escolar

6 Brasil: Evolução da Taxa de Atendimento (2000 – 2005) Fonte: IBGE/Censo Demográfico 2000 e IBGE-PNADs 2001 a 2005.

7 Educação Básica - Taxa líquida e bruta de matrícula e atendimento escolar

8 Índice de Adequação Idade - Anos de Escolaridade por Idade, segundo a Região Geográfica - Brasil /2005

9 Dados de Qualidade Taxas de Rendimento: Aprovação, Reprovação e Abandono

10 Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SI – 4 a série) Fonte: Censo Escolar Inep/MEC

11 Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Anos Finais do Ensino Fundamental (5 a – 8 a série) Fonte: Censo Escolar Inep/MEC

12 Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Ensino Médio Fonte: Censo Escolar Inep/MEC

13 Brasil: Taxa de Aprovação por etapa de ensino (%) (1997 – 2007) Fonte: Censo Escolar – Inep/MEC

14 Brasil: Taxa de Abandono (%) por etapa de ensino (1997 – 2007) Fonte: Censo Escolar – Inep/MEC

15 Dados de Qualidade: Proficiência – SAEB

16 BRASIL - Evolução da Proficiência Média no SAEB em Matemática ( )

17 BRASIL: Evolução da Proficiência Média no SAEB em Língua Portuguesa ( )

18 Dados de Qualidade: IDEB

19 IDEB: Anos Iniciais do Ensino Fundamental Rede Pública e Privada (1997 – 2007)

20 IDEB: Anos Finais do Ensino Fundamental Rede Pública e Privada (1997 – 2007)

21 IDEB: Ensino Médio Rede Pública e Privada (1997 – 2007)

22 Conteúdo Curricular / Desenho

23 Sistema de Ensino - Desenho Todo sistema educacional maduro inicia com letramento e numeramento e finaliza com aprendizagem para inserção no mercado de trabalho. Embora haja essa diretriz comum, ainda assim os países diferem em seus sistemas de ensino.

24 Trajetória Curricular – Modelo Americano Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional Ensino Superior Mercado de Trabalho High- School Profissionalização Community College

25 Trajetória Curricular – Modelo Europeu Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional Ensino médio não vocacional Ensino médio profissionalizante Ensino Superior Vocacional Mercado de Trabalho

26 Brasil Parecido com o modelo europeu, mas com deficiências no braço profissionalizante Maior parte dos alunos de ensino médio no Brasil cursam o chamado ensino médio não- vocacional ou não-profissionalizante

27 Brasil

28 Do ensino médio direto para o mercado de trabalho Embora a maior parte dos alunos de ensino médio curse o ensino não-profissionalizante, a maior parte não ingressa no ensino superior.

29 Fonte: Fernandes e Narita (2001). Atualização para 2002 e % de pessoas com ensino médio que não ingressam no ensino superior

30 Trajetória Curricular – Brasil Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional Ensino médio não vocacional Ensino médio profissionalizante Ensino Superior Vocacional Mercado de Trabalho

31 Retorno – Ensino Médio x Ensino Fundamental No entanto, é importante enfatizar que aqueles indivíduos que permanecem apenas com ensino médio recebem salários relativamente superiores àqueles que cursam apenas o ensino fundamental.

32 Fonte: Fernandes e Narita (2001). Atualização para 2002 e Evolução dos diferenciais controlados de rendimentos por nível de instrução – (PNAD - Brasil urbano)

33 Expansão do ensino médio Portanto, embora haja problemas de desenho no ensino médio, políticas direcionadas à melhoria da sua qualidade e de expansão do sistema existente, devem gerar benefícios/retornos para a sociedade.

34 Discussão sobre o ensino médio A discussão sobre o ensino médio deve incluir o papel deste nível de ensino para a profissionalização dos indivíduos. Ou seja: Em que medida o Ensino Médio prepara o estudante para realizar sua profissionalização em um nível mais elevado (isto é, no ensino universitário)? Em que medida o próprio Ensino Médio prepara para o mercado de trabalho? Essas são questões que devem fazem parte da agenda de discussão sobre Ensino Médio no Brasil.


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