A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O módulo Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico mostra em passos sucessivos a elaboração de um mapa de uma fazenda de forma impressa e digital com dados de imagem de satélite. Criar Mapas Um mapa é uma representação visual de uma área geográfica, auxiliando na interpretação espacial dos objetos presentes no mapa. Mapas convencionais impressos possuem componentes específicos como legendas, rótulos, sistemas de coordenadas, barras de escala e flechas de norte. Mapas digitais superam as restrições impostas nos mapas convencionais e permitem mais flexibilidade na visualização das informações no mapa.

3 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Inicie o processo de criar um mapa, clicando em “Exibição” no menu “Principal”

4 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique no ícone “Novo” e a seguir em “Layout da Página”.

5 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Configure a legenda conforme sugerido: “Mostrar Legenda”, “Mostrar Localizador” e “Mostrar Zoom” ativados e “Mostrar Transparência”, “Mostrar Lupa” e “Mostrar Lugares” desativados.

6 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico No menu “Exibir”, clique em “Configurar Impressão”....

7 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Escolhe como saída “Impressora de Windows” e clique a seguir em “Selecionar...”.

8 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Atenção! Após ter clicado em “Selecionar...”, abre-se a janela de configuração de impressora de Windows. Porém, a janela fica escondida atrás das janelas de TNTmips. Coloque as janelas de TNTmips no segundo plano, pausando o mouse acima da barra azul superior da janela (veja flecha) e clique no botão direito do mouse.

9 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Escolhe a impressora instalada no seu micro e o tamanho “A4”. Mapas impressos acima do tamanho A4 não são apoiados no formato interno de TNTmips Free. Porém, existe a possibilidade de converter posteriormente o mapa para formato PDF para ser impresso em qualquer tamanho. A seguir, clique em “OK”.

10 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Aceite as configurações restantes e clique em “OK”.

11 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique no ícone “Configuração de Exibição...”.

12 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A seguir, clique em “OK”. Digite o nome sugerido para o mapa e configure os demais parâmetros conforme sugerido. O mapa impresso terá a escala 1:6000.

13 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique no ícone “Adicionar Texto...” para adicionar o título ao mapa.

14 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Primeiro, digite o texto ao lado e destaque o. A seguir,clique no ícone “Estilo de Texto...”.

15 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Aceite as configurações sugeridas e clique em “OK”. A “Cor de Fundo” é de menor importância e é apenas usada, quando o estilo de texto tem um borda com uma cor diferente (Estilos Melhorado e Sombra).

16 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique em “OK” para adicionar o título ao mapa.

17 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Para reposicionar o título, clique em “Posicionamento de Layout (p)”.

18 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Primeiro, clique no texto “Fazenda Barreiro Rico” no mapa, mantenha o botão do mouse pressionado e deslize o texto até o local sugerido. A seguir, clique em “Fechar”.

19 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique em “Grupo 1” para ativá-lo. A este grupo serão adicionados os dados georreferenciados. Vamos adicionar agora a parte principal do mapa, a informação cartográfica, uma imagem de satélite e os talhões de uma fazenda.

20 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique em “Adicionar Objetos...”.

21 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Selecione os objetos indicados, mantendo a tecla “Ctrl” apertada. Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. A seguir, clique no símbolo “Adicionar”.

22 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique em “OK” para adicionar os objetos ao mapa. Os dois objetos foram transferidos para a área de seleção.

23 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Para modificar a aparência dos talhões, clique no ícone ao lado. Em um próximo passo, vamos modificar a aparência dos limites dos talhões e acrescentar rótulos aos talhões. Em um próximo passo, vamos modificar a aparência dos limites dos talhões e acrescentar rótulos aos talhões.

24 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Na aba “Polígonos”, clique em “Editar...”.

25 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Escolhe uma linha sólida na cor sugerida para definir o estilo e cor da borda dos polígonos. A seguir, clique em “OK”. Como nós queremos ver a imagem de satélite por baixo dos talhões, selecione “Nenhum” para o preenchimento dos polígonos.

26 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Agora vamos adicionar rótulos aos talhões para visualizar no mapa o uso de cada talhão. Escolhe “Por meio de Atributo” e clique a seguir em “Especificar...”.

27 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Selecione a tabela “Consulta” e o campo “Uso”. O rótulo visualizará a informação armazenada neste campo.

28 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique em “Estilo de Texto” para configurar o estilo dos rótulos.

29 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Configure o estilo conforme sugerido e clique em “OK”.

30 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A seguir, clique em “Estilo de Quadro” para configurar o estilo do entorno dos rótulos.

31 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Na aba “Quadro”, configure o estilo do entorno conforme sugerido e clique a seguir na aba “Linhas de Líder”.

32 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Ative “Triangular linhas do título” e clique a seguir em “OK”.

33 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique em “OK” para salvar e visualizar o estilo do vetor.

34 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Os rótulos com o tipo de lavoura foram adicionados ao mapa.

35 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Vamos agora salvar o mapa, para que o trabalho não seja perdido em caso de algum problema, que pode decorrer durante a elaboração do mapa. Para isso, clique no ícone “Salvar Exibição”.

36 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite o nome e a descrição sugerida e clique a seguir em “OK”.

37 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Vamos agora adicionar um sistema de coordenadas, clicando no ícone “Adicionar Grade de Mapa...”.

38 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A janela dos controles da grade de mapa tem 4 abas. Na aba “Extensões”, ative “Trancar às extensões do grupo”. Assim, a grade será automaticamente ajustada às extensões do grupo, que a grade pertence. A imagem de satélite é referenciada ao sistema de coordenadas “Sperical / Web Mercator”. Porém, nos queremos ter coordenadas de Latitude / Longitude na nossa grade de mapa. Clique em “Sistema de Referência...” para trocar o sistema de coordenadas.

39 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Escolhe na aba “Pré-Definido” na categoria “Global e Regional” o sistema de referência de coordenadas “Elipsoidal 2D; longitude, latitude (degraus)”.

40 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Na aba “Sistema de Referência Geodésica” escolhe o datum “SIRGAS 2000” e clique a seguir em “OK”.

41 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico O sistema de referência de coordenadas foi modificado para Latitude / Longitude com o datum “SIRGAS 2000”. Ajuste o intervalo da grade com os valores sugeridas de 5 segundos de arco. Com “origem”, a grade é alinhada ao ponto central da imagem de satélite.

42 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A seguir, clique na aba ”Gráficos” para determinar a aparência da grade. Observe os parâmetros do layout da grade. Aceite as configurações sugeridas.

43 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique em “Estilo...”. A seguir, clique na aba ”Rótulos” para determinar a aparência dos rótulos da grade.

44 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Aceite as configurações sugeridas e clique em “OK”.

45 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Orientação dos Rótulos Ao longo da marcação Perpendicular Paralelo Vertical Observe os parâmetros do posicionamento dos rótulos da grade.

46 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Aceite as configurações sugeridas e clique em “OK”.

47 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A grade de coordenadas foi adicionada à imagem de satélite e aos talhões. A seguir, clique no ícone indicado para adicionar a barra de escala ao mapa.

48 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Primeiro, clique em “Estilo de Texto...”.

49 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Configure o texto da barra de escala conforme sugerido e clique em “OK”.

50 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Configure a barra de escala conforme sugerido. Mas antes de clicar em “OK”, mude os valores dos diferentes parâmetros e observe as modificações na pré- visualização da barra de escala.

51 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A barra de escala foi adicionada ao mapa. Clique na barra de escala, mantenha o botão do mouse pressionado e deslize a barra até o local sugerido. A seguir, clique no ícone indicado para adicionar texto descritivo ao mapa.

52 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Digite o texto sugerido. O editor de texto lembrou as configurações da última sessão.

53 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Vamos modificar o tamanho da fonte do texto. Depois de ter mercado o texto, clique no ícone “Estilo de Texto... “.

54 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Configure o tamanho da fonte conforme sugerido e clique em “OK”.

55 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A seguir, clique no ícone “Negrito” para tirar a formatação de negrito.

56 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico O texto foi adicionado ao mapa. Clique no texto, mantenha o botão do mouse pressionado e deslize a barra até o local sugerido.

57 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Vamos adicionar agora a flecha de norte ao mapa. Clique em “Adicionar” e a seguir em “Flecha de Norte”.

58 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Selecione a flecha de norte “NorthSimple” e clique em “OK”.

59 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A flecha do norte foi adicionada ao mapa. Clique na flecha, mantenha o botão do mouse pressionado e deslize a barra até o local sugerido.

60 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique no ícone “Selecionar” para desativar os guias de posicionamento.

61 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Parabéns! Você acabou de criar um mapa básico de uma fazenda exemplar. Vamos imprimir o mapa. Clique em “Salvar Exibição” para salvar as últimas modificações do layout de mapa.

62 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Clique no ícone “Imprimir...” para imprimir o mapa.

63 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A janela de configurações de impressora tem 5 abas. Observe os ajustes de impressão de cada aba. Por fim, clique em “Imprimir” para imprimir o mapa no tamanho A4. Parabéns! Se tudo correu bem, você está com um mapa impresso nas mãos!

64 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Vamos agora converter o mapa para PDF. No menu principal, clique em “Exibir’ e a seguir em “Renderizar para PDF...”.

65 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Abre-se a janela de configuração para a conversão do mapa para PDF. Aceite as configurações sugeridas e a seguir, clique na aba “Controles de Fonte”.

66 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico A seguir, clique em “OK”. Aceite as configurações sugeridas.

67 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Aceite o nome sugerido e clique em “OK”. Navegue até o local, onde gostaria salvar o mapa.

68 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Abre-se automaticamente o seu visualizador de PDF com o mapa da fazenda.

69 1. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Básico Faça um zoom e observa a qualidade do mapa em PDF. No formato PDF é possível de imprimir o mapa com formatos maiores que A4. O tutorial termina por aqui. Parabéns por ter concluído o tutorial com sucesso!

70 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Distribuidor autorizado da MicroImages


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google