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PNE: desafios e cenários. Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

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1 PNE: desafios e cenários. Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional pelo Direito à Educação

2 Desafio real do PNE Colaborar com o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Portanto, PNE deveria integrar um projeto global de desenvolvimento – que não há.

3 Estrutura da Apresentação Brasil: passado e presente – Padrão produtivo – Desigualdades – Envelhecimento da população brasileira A importância do investimento social/educacional – Distribuição federativa de recursos – 2 cenários: Patamar equivalente a 7,5% do PIB para educação Patamar equivalente a 10% do PIB para educação

4 Novo padrão produtivo brasileiro e desigualdades

5 Transformações estruturais do Capitalismo Fonte: Pochman, Ipea, 2012.

6 Tendência do crescimento brasileiro Fonte: Pochman, Ipea, 2012.

7 Padrões de mudanças socioeconômicas no Brasil Fonte: Pochman, Ipea, 2012.

8 Peso da indústria no PIB (em %) Fonte: Pochman, Ipea, 2012.

9

10 Envelhecimento da população: Distribuição Etária, por sexo.

11 1950

12 1960

13 1970

14 1980

15 1991

16 2000

17 2010

18 2020

19 2030

20 2040

21 A importância do investimento em educação

22 Evolução do gasto social em relação ao PIB (em %) Fonte: Pochman, Ipea, 2012.

23 Comportamento CAQi 2010 X Fundeb 2010 Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2011 e FNDE, 2009 Obs.: CAQi inclui alimentação escolar.

24 Escola do CAQi – EF Anos Iniciais Descrição do PrédioQtd.M2M2 Sala de aula1545 Sala de direção/equipe230 Sala de equipe pedagógica230 Sala de professores150 Sala de leitura / biblioteca (4000 títulos)1100 Sala dos estudantes (Grêmio)150 Refeitório180 Copa/cozinha125 Quadra coberta1500 Brinquedoteca1100 Laboratório de Informática (30 computadores e 1 servidor e Internet banda larga)150 Laboratório de ciências350 Banheiro de alunos820 Sala de depósito230 Sala de TV/Vídeo130 Sala de Cópias/Mecanografia115

25 PNE II: Diferença Campanha X MEC

26 Custo total do PNE II Campanha (R$) MEC (R$) Realizado em ,00 Custo adicional do PNE II , ,95 TOTAL , ,95 % do PIB10,4%6,9%

27 Fonte: Inep/MEC; Investimento global em 2009: ~ R$ 155,6 bilhões ,58

28 Alta capacidade de arrecadação da União Fonte: CDES, 2010 – Elaboração Luiz Araújo.

29 Baixa participação da União no investimento em educação Fonte: Inep, Elaboração Luiz Araújo.

30 Participação da União no investimento público direto em educação, por porcentual do PIB, Fonte: : Inep/MEC - p.t.d._dependencia_administrativa.htmhttp://portal.inep.gov.br/web/guest/estatisticas-gastoseducacao-indicadores_financeiros- p.t.d._dependencia_administrativa.htm : Ipea, estudo Governo FHC Governo Lula % PIB

31 Potencial humano – função: 1.Investimento e cobertura das políticas de saúde e educação (CIA World Factbook); 2.Índice de cidadãos com mais de 65 anos sobre os cidadãos em idade de trabalhar, em 2040, conforme previsão do U.S. Census Bureau (com base nos nascimentos até a data e em tendências de fertilidade e imigração). Sustentabilidade econômica - função: 1.Capacidade de gerar riquezas, ou seja, facilidades para abrir, desenvolver e manter negócios, base de recursos humanos. (Banco Mundial); 2.Transparência e corrupção (Banco Mundial); 3.Sustentabilidade previdenciária (Banco Mundial); 4.Razão da dívida pública sobre o PIB (Banco Mundial). Potencial humano X Sustentabilidade econômica

32 Brasil China Índia África do SulRússia EUA 7,5% do PIB para educação (PNE II e III) Alemanha Reino Unido

33 Brasil China Índia África do SulRússia EUA 10% do PIB para educação (PNE II e III) Alemanha Reino Unido

34 Desempenho do Brasil no PISA

35 Contatos: Campanha Nacional pelo Direito à Educação


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