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O curso de Engenharia Ambiental da UAB-UFSCar. Estrutura da UAB Parceiros: MEC: bolsa docente e coordenação (R$1200,00); equipe de apoio, bolsas de estagiários.

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1 O curso de Engenharia Ambiental da UAB-UFSCar

2 Estrutura da UAB Parceiros: MEC: bolsa docente e coordenação (R$1200,00); equipe de apoio, bolsas de estagiários - 40h (R$600,00 e R$800,00), bolsa dos tutores virtuais (R$600,00), presenciais (R$600,00); coordenadores de polo (R$900,00); 50 computadores nos polos; compra parcial de livros UFSCar: equipe docente e infraestrutura Prefeituras (infraestrutura nos polos)

3 Polos do curso de EA da UAB-UFSCar: Grupo 1 São José dos Campos-SP: montanhas Jales-SP: fragmentos de cerrado Pato Branco-PR: floresta araucária Itapetininga-SP: fragmentos de mata atlântica Vestibulares Grupo1 (2º sem. 2007) - 50 alunos / polo (5º módulo) Grupo 3 (1º sem. 2009) - 30 alunos / polo (2º módulo)

4 Polos do curso de EA da UAB-UFSCar: Grupo 2 Senhor do Bonfim-BA: caatinga Catalão-GO: cerrado Apiaí-SP: mata atlântica Iguaba Grande-RJ: lagoas São José do Vale do Rio Preto-RJ: fragmentos de mata atlântica Vestibular Grupo 2 (1º sem. de 2008) - 50 alunos / polo (4º módulo)

5 Estrutura do curso: - 10 módulos: em média com seis disciplinas por módulo; - ofertas: agrupadas no semestre em blocos de 3 disciplinas, com entradas não simultâneas; - modelo pedagógico: três mídias no mínimo (exigência do MEC) 1-ambiente virtual de aprendizagem (Moodle); 2-material impresso (livro da disciplina); 3-webconferência; 4-CD / DVD.

6 G alunos (158 ativos) = 79% G alunos (242 ativos) = 96,8% G alunos (106 ativos) = 88,3% Corpo discente de EA:

7 Diagnóstico: - Vestibulares: 1º - G1 - 7,69 candidatos/vaga 2º - G2 - 6,60 candidatos/vaga 3º - G3 - 17,12 candidatos/vaga - Perfil do aluno: maioria não pertence à cidade do polo; maior frequência aos polos nos finais de semana; maioria trabalha/chefes de família; dificuldade de cumprir horas de estudos por semana.

8 Dificuldades de acompanhamento do curso pelos alunos: causas/soluções - angústia pela dificuldade de aprendizagem que demanda esforço redobrado de apoio e incentivo das equipes que atuam no curso (coordenação pedagógica, de curso e de polo, técnica, designer instrucional, tutores virtuais e presenciais); -dificuldade de acompanhamento em três disciplinas simultâneas: ideal seria uma por vez (inviável), ou a composição de blocos com duas disciplinas; - necessidade de um nivelamento para frequentar um curso de engenharia (afastados de atividades escolares há muitos anos); -alteração do projeto pedagógico com acréscimo do tempo de conclusão do curso (de 5 para 7 anos).

9 Dificuldades operacionais: - f orte pressão das prefeituras e alunos por novos vestibulares; - investimento das prefeituras em infraestrutura (laboratórios) x indefinição de novos vestibulares; - dificuldades na relação prefeitura x universidade (infraestrutura física dos polos); - apresentação de um curso engessado, sem possibilidade de o aluno escolher as disciplinas que deseja se matricular; - desligamento automático do curso com 2 reprovações na mesma disciplina.

10 Resultados e conquistas preliminares do projeto da UAB-UFSCar: - infraestrutura da UAB-UFSCar nos municípios tem contribuído para cursos de capacitação de docentes da rede pública (secretaria de educação); - integração com outras secretarias municipais, como a do meio ambiente, dentro da vocação ambiental de cada polo, atendendo demandas do município;

11 Resultados e conquistas preliminares do projeto da UAB-UFSCar: - avaliação do ENADE: EA maior conceito entre as engenharias da UFSCar (não oficial); - atendimento da demanda por vagas públicas em regiões carentes de ensino superior; - oportunidade de realização de estágios pelos alunos em empresas que atuam na área ambiental e prefeituras; - aumento do uso de tecnologias digitais (ex: Moodle) pelos docentes em suas atividades presenciais

12 - Apoio ao desenvolvimento educacional em regiões carentes: Iguaba Grande, Apiaí, São José do Vale do Rio Preto, Itapetininga, Jales, Pato Branco, Senhor do Bonfim. - Ousadia da UFSCar em desenvolver novas metodologias para o ensino (de engenharia) no país

13 Projeto Pedagógico do curso de EA: - 5 anos (10 módulos semestrais) - engenharia de processos - atividades presenciais (avaliações com peso maior que 50%) e virtuais (avaliação continuada) - demanda laboratórios de apoio didático: física, química, biologia e fundamentos de EA - disciplinas finais com projetos direcionados às características de cada região do polo - estágio não-obrigatório (atualmente 9 alunos estagiando na área) - trabalho de graduação (TG / TCC) - incentivos a IC (1)

14 Formação docente e de tutoria: - cursos de formação em EaD; - equipes técnicas de apoio audiovídeo e outras mídias (estagiários); - supervisão de tutores, coordenação pedagógica e de curso, designer instrucional, administrador do curso e secretaria (estagiários).

15 Curso de EA da UAB-UFSCar: 61 disciplinas Distribuição Departamentos: Docentes Eng. Química: 17 Eng.Civil: 13 Eng. Materiais: 1 Matemática: 7 Letras: 1 Biologia: DEB (2) e DMP (1) Física: 4 Química: 2 DTAiSER (Araras): 3 Estatística: 1 UAB/PROGRAD: 1 Docentes externos: 8

16 Conquistas para o corpo docente da UFSCar: - acesso à novas tecnologias de ensino; - melhorias crescentes na atividade pedagógica da equipe docente (reciclagem da metodologia de ensino); - esforço docente para preparação das disciplinas decresce com o tempo de experiência como docente de EaD; - contribuição ao curso presencial do docente na UFSCar: o docente que passa pela UAB... seu curso presencial nunca mais será o mesmo; - contribuição na formação didática dos alunos de pós-graduação da UFSCar (tutoria virtual).

17 Contato: Prof. Luiz Marcio Poiani Coordenação do Curso de EA Tel.:


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