A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura e Organização de Computadores 2 Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura e Organização de Computadores 2 Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura e Organização de Computadores 2 Introdução

2 Abstração Descendo no nível de abstrações revelam-se outras informações

3 Objetivos Os aluno devem adquirir conhecimentos para a programação em linguagem Assembly, através do estudo de um microprocessador típico, quanto às suas unidades internas, interface de sistema através dos barramentos de endereço, dados e controle. Devem conhecer detalhes das instruções desse microprocessador típico, quanto ao: formato, endereçamento de memória e registradores, codificação, e operações realizadas; bem como do formato das instruções e pseudo-instruções em Assembly; e o uso de programas de depuração (debug) e de montagem (assembler).

4 Ementa A disciplina deve proporcionar o conhecimento de técnicas de programação em linguagem Assembly, e para tanto é usado um microprocessador típico para o estudo do seu conjunto de instruções, como exemplo. Devem ser apresentados os conceitos de programação em Assembly, quanto aos elementos que compõem um comando, símbolos, rótulos, representação numérica, pseudo-instruções; e ambientes de programação e depuração de linguagem Assembly. A programação ao nível de linguagem Assembly deve ser exemplificada para os diversos aspectos de programação tais como, operações aritméticas e lógicas, controle, procedimentos e estruturas de dados, interrupções, exceções e hierarquia de memória, fazendo uma comparação com implementações em linguagem de alto nível.

5 Tópicos Os tópicos a serem abordados são: 1.Introdução aos microprocessadores e sistemas computacionais; 2.Estudo da arquitetura de um microprocessador típico; 3.Representação de programas em linguagem de máquina e Assembly ; 4.Ambientes de programação e depuração em linguagem Assembly ; 5.Operações aritméticas e lógicas, controle, procedimentos e estruturas de dados, em Assembly; 6.Interrupções, exceções e hierarquia de memória.

6 Avaliação Nota 1: média de 2 provas (prova1 no meio do semestre e prova2 no final do semestre) (peso 70%) (podendo uma das notas, de prova substitutiva, a ser realizada no final do semestre). Nota 2: exercícios ao longo do semestre (peso 30%) Recuperação: 1 prova no início do semestre seguinte com peso 100%

7 Bibliografia Principal: Kip Irvine – Assembly Language for Intel-Based Computers, 5th edition. USA, Prentice-Hall, Complementares: David A. Patterson & John L. Hennessy – Computer Organization & Design – The Hardware/Software Interface, 3rd Ed., Morgan Kaufmann Publishers, USA, John L. Hennessy & David A. Patterson – Computer Architecture – A Quantitative Approach, 3rd Ed., Morgan Kaufmann Publishers, USA, 2003.


Carregar ppt "Arquitetura e Organização de Computadores 2 Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google