A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origens 31 DE JUNHO DE 1603 25 DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origens 31 DE JUNHO DE 1603 25 DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro."— Transcrição da apresentação:

1 origens 31 DE JUNHO DE DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro

2 Em 2003 a Comunidade portuguesa no Ceará, estará realizando uma série de atividades de promoção e afirmação dos fortes laços que ligam o Ceará e Portugal, pois neste ano o Ceará está fazendo 400 anos. O início se deu no ano da graça de 1603 e o desbravador era o português Pero Coelho de Sousa, homem audaz que obteve do 8º Governador Geral do Brasil, Diogo de Botelho, o Título para obter privilégios indispensáveis para a ousada Bandeira : Capitão-Mor. Assim começa a história do Ceará... Dentro da programação oficial das comemorações, a CBPCE, o Consulado de Portugal no Ceará e a Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro estarão realizando, dentre outras atividades comemorativas, o levantamento histórico das famílias portuguesas que se mudaram para o Ceará durante estes 400 anos e das empresas de capital português que investiram no Ceará nos últimos 10 anos. Ao final desse trabalho de pesquisa, será realizada uma agenda de homenagens e festividades que incluirá as cidades de Aracati, Crato, Fortaleza e Sobral. Em 2003 o Ceará estará fazendo 400 anos. A celebração dos 400 anos, longe de ser apenas uma ocasião para festividades, é acima de tudo uma importante oportunidade para mobilizar o Ceará em diversas frentes, na promoção da auto-estima, da cultura e da identidade cearense, no respeito às diferenças étnicas, sociais e culturais.

3 A luta do povo português contra o fascismo e a guerra colonial tornou-se um poderoso movimento de massas, abrangendo praticamente todas as classes e setores da vida nacional. De outubro de 1973 até o 25 de abril, além de muitas centenas de pequenas lutas nas empresas, mais de cem mil trabalhadores agrícolas do Alentejo e Ribatejo participaram numa vaga de greves que vibrou golpes repetidos, incessantes e vigorosos no abalado edifício do regime fascista. Nos últimos tempos da ditadura, as ações dos intelectuais haviam-se intensificado. A criação da Associação Portuguesa de Escritores e os grandes movimentos dos professores do ensino secundário e dos médicos, com grandes assembléias, concentrações e greves, mostraram bem a oposição tenaz ao regime. A luta contra a guerra colonial e pelo reconhecimento do direito dos povos submetidos ao colonialismo português à completa e imediata independência, tornou-se nos últimos anos do fascismo um vigoroso movimento nacional. É nesta situação e neste ambiente que toma corpo o "movimento dos capitães" (Movimento da Forças Armadas - MFA). O "movimento dos capitães" traduz, nas forças armadas, a tomada de consciência do povo português da necessidade do fim da guerra e da pronta liquidação do fascismo. As forças armadas, que haviam sido durante quase meio século o principal apoio do fascismo, tornam-se dia a dia o apoio cada vez mais condicional e incerto. Ganhas para a causa da revolução democrática, acabaram por vibrar o golpe mortal na ditadura. Em 25 de Abril de 1974 terminava, derrotada pelo Movimento das Forças Armadas - MFA e pelo povo a longa ditadura fascista de 48 anos que Salazar impôs ao povo português, ditadura tão estruturada, tão repressiva, que sobreviveu à morte do ditador ocorrida em E ocorreu então um caso extraordinário, até hoje sem explicação. Não se sabe como nem porquê, havia cravos vermelhos nas mãos do povo. Homens, mulheres e crianças de cravos nas mãos. Milhares de cravos. E o povo enfeitou de cravos os fuzis militares. E do povo a revolução ganhou nome: Revolução dos Cravos! Exraído do site

4 Programação: Data: 27 de março (quinta-feira) Local: Vila Galé Hora: 19:00 Lançamento do Projeto COQUETEL DE PRÉ-LANÇAMENTO DO PROJETO ORIGENS PRÉ-LANÇAMENTO DO PROJETO ORIGENS Serão descerradas quatro placas na Praça Portugal, contendo os sobrenomes das famílias e ano em que se mudaram para o Ceará, simbolizando as famílias que emigraram de Portugal para quatro regiões do Ceará: Aracati, Crato, Fortaleza e Sobral. Data: 27 de março (quinta-feira) Local: Vila Galé Hora: 20:00 Coquetel

5 Programação: Data: 10 de junho (terça-feira) Local: Praça Portugal Hora: 18:00 Cerimônia de homenagens: Data: 10 de junho (terça-feira) Local: Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro Hora: 20:00 Jantar: JANTAR DAS COMUNIDADES Jantar organizado pela Comunidade Portuguesa no Ceará por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. FESTA DAS COMUNIDADES Serão descerradas quatro placas na Praça Portugal, contendo os sobrenomes das famílias e ano em que se mudaram para o Ceará, simbolizando as famílias que emigraram de Portugal para quatro regiões do Ceará: Aracati, Crato, Fortaleza e Sobral.

6 Programação: Data: 17 de julho (quinta-feira) Local: FIEC Hora: 14:00 Seminário CPLP: A CPLP E OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Alberto Correia Neto, Embaixador de Angola no Brasil; _____________, Embaixador de Cabo Verde no Brasil; João Mota Pinto, Diretor-adjunto do ICEP em São Paulo; Antônio Carrelhas, Presidente do Conselho Nacional de Câmaras Portuguesas no Brasil; José Sombra Saraiva, Diretor-Geral do Instituto de Relações Internacionais (IBRI). Data: 17 de julho (quinta-feira) Local: FIEC Hora: 17:00 Lançamento: Censo de Investimentos Portugueses no Ceará Rômulo Alexandre Soares, Presidente da CBPCE

7 Programação: Data: Local: Aracati Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE ARACATI Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Aracati Hora: Mostra Cultural:

8 Programação: Data: Local: Crato Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE CRATO Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Crato Hora: Mostra Cultural:

9 Programação: Data: Local: Fortaleza Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE FORTALEZA Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Fortaleza Hora: Mostra Cultural:

10 Programação: Data: Local: Sobral Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE SOBRAL Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Sobral Hora: Mostra Cultural:

11 Programação: Data: Local: Porto, Portugal Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposições, mostra da culinária, dança, música e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. Data: Local: Lisboa, Portugal Hora: Mostra Cultural: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposições, mostra da culinária, dança, música e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal.

12 Programação: Data: 07 de outubro (terça-feira) Local: Auditório da Reitoria da UFC Hora: 19:00 Simpósio: COQUETEL DE ENCERRAMENTO DO PROJETO ORIGENS Data: 07 de outubro (terça-feira) Local: Auditório da reitoria da UFC Hora: 21:00 Coquetel A FORMAÇÃO DO POVO DO CEARÁ E INFLUÊNCIA PORTUGUESA Eduardo Bezerra, luso-descendente Cláudio Martins, luso-descendente __________________ (a definir) ___________________ (a definir)

13 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro origens 31 DE JUNHO DE DE JUNHO DE 2003


Carregar ppt "Origens 31 DE JUNHO DE 1603 25 DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google