A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citação Informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Menção de uma informação extraída de outra fonte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citação Informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Menção de uma informação extraída de outra fonte."— Transcrição da apresentação:

1 Citação Informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Menção de uma informação extraída de outra fonte. (NBR 10520/2002)

2 Tipos de Citação Cópia fiel DiretaIndireta Idéia do autor Transcrição textual de parte da obra do autor consultado Idéia do autor Texto baseado n a obra do autor consultado

3 Regras Gerais de Apresentação Segundo Derrida (1967, p. 293), apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável. Devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, Quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. A pesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia ( DERRIDA 1967, p. 293).

4 Citação Direta - Forma No texto de até cinco linhas (cita ç ão curta): O cientista torna inteligível o que faz o técnico, e este, por sua vez, oferece à Ciência instrumentos e comprovações, assim como indagações(LAKATOS; MARCONI, 1995, p. 37). Segundo Sá (1995, p. 27); [...] por meio da mesma arte de conversação que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]

5 Citação Direta Curta Gil (1987, p. 19) afirma que pesquisa e o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Trabalho científico passa a designar a atividade científica, ou seja, a investigação e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente (SALOMON, 1977, p. 136).

6 Citações Diretas Curtas (Até 5 Linhas) Exemplos: Wilmore (1988, p. 56) define-a como "a habilidade para executar níveis de AF que variam de moderados a enérgicos sem fadiga excessiva e a capacidade de mantê-la durante toda a vida". Um conjunto de atributos que as pessoas possuem ou conseguem relacionado com a capacidade de realizar atividade física (CASPERSEN et al., 1989, p. 31).

7 Citação Direta Longa (Acima de 5 Linhas) Segundo Bufrem (1996, p. 60): a atividade de pesquisa tem sido diferenciada da simples repeti ç ão de a ç ões mecânicas, uma vez que define crit é rios cient í ficos de rigor conceitual e metodol ó gico, meticulosidade e sistematiza ç ão no registro dos dados e coerência nas suas conclusões, para voltar-se à resolu ç ão de questões te ó ricas ou ao equacionamento dos problemas que se apresentam na pr á tica, assim como à avalia ç ão das a ç ões ou conseq ü ências desencadeadas com a aplica ç ão de conhecimentos ou de suas teorias à realidade concreta. Observe o recuo de 4 cm Fonte 10 espaço simples

8 Citação Indireta É redigida pelo autor do trabalho com base em idéias de outro autor ou autores. Pode aparecer na forma de paráfrase ou condensação.

9 Paráfrase É a expressão da idéia de outro, com palavras pr ó prias do autor do trabalho, mantendo a cita ç ão aproximadamente no mesmo tamanho do original. A paráfrase quando fiel à fonte, é prefer í vel à uma longa cita ç ão direta.

10 Condensação É a s í ntese dos dados retirados da fonte consultada, sem alterar fundamentalmente a idéia do autor.

11 Citação Indireta- Forma Nas citações indiretas: Não é necess á ria a indicação da(s) página(s) consultada(s). Indica-se apenas, entre parênteses, o ano de publica ç ão da obra consultada.

12 Citação Indireta Exemplo: A ironia seria assim uma forma impl í cita de heterogeneidade mostrada, conforme a classifica ç ão proposta por Authier-Reiriz (1982).

13 Citação de Citação É a menção à um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por ter sido citado em outro trabalho. S ó deve ser usada NA TOTAL IMPOSSIBILIDADE de acesso ao documento original.

14 Citação de Citação Korman 1, citado por Pasquali (1981, p. 54, afirma que outra vari á vel que tem importância especial como caracter í stica de personalidade é a auto-estima, isto é, a extensão em que o indiv í duo se percebe como competente, capaz e que pode prover a satisfa ç ão de suas necessidades. No texto: 1 KORMAN, A. K. Task success, task popularity, and self-esteem as influences na task liking. J. Appl. Psychol., Washington, D.C., v. 52, n. 6, p , No rodapé:

15 Citação de Citação Korman 1, apud Pasquali (1981, p. 54, afirma que outra vari á vel que tem importância especial como caracter í stica de personalidade é a auto-estima, isto é, a extensão em que o indiv í duo se percebe como competente, capaz e que pode prover a satisfa ç ão de suas necessidades. No texto: 1 KORMAN, A. K. Task success, task popularity, and self-esteem as influences na task liking. J. Appl. Psychol., Washington, D.C., v. 52, n. 6, p , No rodapé:

16 Citação - Forma Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques: a) supressões: [...] b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.

17 Exemplo [...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer phisicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade. (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso). [...] desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...] (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).

18 Citação de Informação Verbal A citação de dados obtidos por informação oral (cursos, palestras, debates, comunicações e outros) é indicada pela expressão "informação verbal", entre parênteses, mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé. Exemplo - No texto: O entendimento, ou compreensão, é a base da leitura e do aprendizado desta (informação verbal)¹. - No rodapé da página: _______________ ¹ Notícia fornecida por Gloria Esteves no Congresso Brasileiro de Leitura.

19 Citações de Documentos Eletrônicos Exemplo Ao tratar da biblioteca digital, Cunha (1999) esclarece que ela e também conhecida como biblioteca eletrônica (principalmente no Reino Unido), biblioteca virtual (quando utiliza recursos da realidade virtual), biblioteca sem paredes e biblioteca cibernética. Na lista de referências: CUNHA, M. B. Biblioteca digital: bibliografia internacional anotada. Disponível em: Acesso em: 25 jun


Carregar ppt "Citação Informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Menção de uma informação extraída de outra fonte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google