A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Menção de uma informação extraída de outra fonte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Menção de uma informação extraída de outra fonte."— Transcrição da apresentação:

1 Menção de uma informação extraída de outra fonte.
Citação Informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Menção de uma informação extraída de outra fonte. (NBR 10520/2002)

2 Tipos de Citação Direta Indireta Cópia fiel Idéia do autor
Transcrição textual de parte da obra do autor consultado Texto baseado na obra do autor consultado

3 Regras Gerais de Apresentação
Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável. Devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, Quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. Segundo Derrida (1967, p. 293), “apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia.” “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia” (DERRIDA 1967, p. 293).

4 No texto de até cinco linhas (citação curta):
Citação Direta - Forma No texto de até cinco linhas (citação curta): Segundo Sá (1995, p. 27); “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]” “O cientista torna inteligível o que faz o técnico, e este, por sua vez, oferece à Ciência instrumentos e comprovações, assim como indagações”(LAKATOS; MARCONI, 1995, p. 37).

5 Citação Direta Curta Gil (1987, p. 19) afirma que pesquisa e o “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”. “Trabalho científico passa a designar a atividade científica, ou seja, a investigação e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente” (SALOMON, 1977, p. 136).

6 Citações Diretas Curtas (Até 5 Linhas)
Exemplos: Wilmore (1988, p. 56) define-a como "a habilidade para executar níveis de ‘AF’ que variam de moderados a enérgicos sem fadiga excessiva e a capacidade de mantê-la durante toda a vida". “Um conjunto de atributos que as pessoas possuem ou conseguem relacionado com a capacidade de realizar atividade física“ (CASPERSEN et al., 1989, p. 31).

7 Citação Direta Longa (Acima de 5 Linhas)
Segundo Bufrem (1996, p. 60): a atividade de pesquisa tem sido diferenciada da simples repetição de ações mecânicas, uma vez que define critérios científicos de rigor conceitual e metodológico, meticulosidade e sistematização no registro dos dados e coerência nas suas conclusões, para voltar-se à resolução de questões teóricas ou ao equacionamento dos problemas que se apresentam na prática, assim como à avaliação das ações ou conseqüências desencadeadas com a aplicação de conhecimentos ou de suas teorias à realidade concreta. Observe o recuo de 4 cm Fonte 10 espaço simples

8 Citação Indireta É redigida pelo autor do trabalho com base em idéias de outro autor ou autores. Pode aparecer na forma de paráfrase ou condensação.

9 Paráfrase É a expressão da idéia de outro, com palavras próprias do autor do trabalho, mantendo a citação aproximadamente no mesmo tamanho do original. A paráfrase quando fiel à fonte, é preferível à uma longa citação direta.

10 Condensação É a síntese dos dados retirados da fonte consultada, sem alterar fundamentalmente a idéia do autor.

11 Citação Indireta- Forma
Nas citações indiretas: Não é necessária a indicação da(s) página(s) consultada(s). Indica-se apenas, entre parênteses, o ano de publicação da obra consultada.

12 Citação Indireta Exemplo:
A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

13 Citação de Citação É a menção à um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por ter sido citado em outro trabalho. Só deve ser usada NA TOTAL IMPOSSIBILIDADE de acesso ao documento original.

14 Citação de Citação No texto: No rodapé:
Korman1, citado por Pasquali (1981, p. 54, afirma que outra variável que tem importância especial como característica de personalidade é a auto-estima, isto é, a extensão em que o indivíduo se percebe como competente, capaz e que pode prover a satisfação de suas necessidades. No rodapé: 1 KORMAN, A. K. Task success, task popularity, and self-esteem as influences na task liking. J. Appl. Psychol., Washington, D.C., v. 52, n. 6, p , 1968.

15 Citação de Citação No texto: No rodapé:
Korman1, apud Pasquali (1981, p. 54, afirma que outra variável que tem importância especial como característica de personalidade é a auto-estima, isto é, a extensão em que o indivíduo se percebe como competente, capaz e que pode prover a satisfação de suas necessidades. No rodapé: 1 KORMAN, A. K. Task success, task popularity, and self-esteem as influences na task liking. J. Appl. Psychol., Washington, D.C., v. 52, n. 6, p , 1968.

16 Citação - Forma Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques: a) supressões: [...] b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.

17 Exemplo “[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer phisicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso). “[...] desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]” (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).

18 Citação de Informação Verbal
A citação de dados obtidos por informação oral (cursos, palestras, debates, comunicações e outros) é indicada pela expressão "informação verbal", entre parênteses, mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé. Exemplo - No texto: O entendimento, ou compreensão, é a base da leitura e do aprendizado desta (informação verbal)¹. - No rodapé da página: _______________ ¹ Notícia fornecida por Gloria Esteves no Congresso Brasileiro de Leitura.

19 Citações de Documentos Eletrônicos
Exemplo Ao tratar da biblioteca digital, Cunha (1999) esclarece que ela “e também conhecida como biblioteca eletrônica (principalmente no Reino Unido), biblioteca virtual (quando utiliza recursos da realidade virtual), biblioteca sem paredes e biblioteca cibernética”. Na lista de referências: CUNHA, M. B. Biblioteca digital: bibliografia internacional anotada. Disponível em: Acesso em: 25 jun


Carregar ppt "Menção de uma informação extraída de outra fonte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google