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1 Segundo FAVERGE (1972), distinguem-se quatro componentes fundamentais nas atividades do ser humano no trabalho: motora, informacional, regulatória e.

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2 1 Segundo FAVERGE (1972), distinguem-se quatro componentes fundamentais nas atividades do ser humano no trabalho: motora, informacional, regulatória e intelectual. Neste sentido, segundo este autor, trabalhar consiste em: 3realizar gestos; 3detectar informações sobre o objeto de trabalho (ou através de uma interface), tratar essas informações e responder sobre o objeto de trabalho (ou através de uma interface), isto é, assegurar uma comunicação entre as partes do objeto (ou sobre a interface); 3manter uma variável num valor normal ou vigiar para ela não se desvie; 3colocar em ação formas de pensamento, utilizar algorítmos ou heurísticas, empregar táticas e estratégias, tomar decisões. 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO Os níveis de análise dos comportamentos do ser humano no trabalho

3 2 Os comportamentos do ser humano no trabalho podem ser estudados sob dois ângulos: 3Sistema de transformação de energia: atividades motoras (ou musculares) de trabalho, que permitem a transformação da energia físico-muscular em energia mecânica de aplicação de forças, de deslocamentos, de movimentos, de manutenção de posturas,... 3Sistema de recepção e tratamento de informação: atividades cognitivas de trabalho, que permitem a detecção, a percepção e o tratamento das informações recebidas do meio ambiente de trabalho. 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO Os níveis de análise dos comportamentos do ser humano no trabalho

4 3 Olhos Ouvidos Outros órgãos Reconhecimento de padrões Tomada de decisão Processos adaptativos Tempo e divisão tempo Membros Posturas Voz Memória de curto-termo Memória de longo-termo 10² BIT/S Sub-sistema tratamento informação 10 7 BIT/S Sub-sistema resposta Energias do meio ambiente Respostas verbais ou motoras Sub-sistema de estocagem 10 9 BIT/S Sub-sistema sensorial 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO Os níveis de análise dos comportamentos do ser humano no trabalho

5 4 Atividades cognitivas de trabalho: o modelo de GAGNÉ Segundo GAGNÉ (1962), podem-se distinguir, nas atividades cognitivas de um sujeito operando um dispositivo técnico, três funções distintas: 3Uma função de detecção: constatar se existe ou não um sinal. O sujeito, detectando o sinal, fará uma confrontação com as informações memorizadas para dar uma resposta; 3Uma função de discriminação (de identificação): classificar as informações em categorias. Esta função só é possível se anteriormente houve a detecção e se as categorias forma também memorizadas; 3Uma função de interpretação (tratamento das informações): dar um significado às informações. Esta função só é possível se anteriormente houve a detecção, a discriminação e a aquisição de conhecimentos (memória) A Percepção da Informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

6 5 Memória longo termo Memória longo termo S Memória curto termo Memória curto termo Mecanismo de detecção Mecanismo de detecção Mecanismo de identificação Mecanismo de identificação Mecanismo de interpretação Mecanismo de interpretação Derivação Saída Entrada Filtragem Derivação Filtragem Modelos Regras A Percepção da Informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

7 6 Neste modelo podem-se distinguir: 3As atividades ligadas à percepção: da detecção à discriminação da informação; 3As atividades ligadas ao tratamento das informações: da percepção à ação. LINDSAY & NORMAN (1980), distinguem, no pensamento humano, três tipos de tratamento das informações: Ê Tratamento dirigido por conceitos; Ë Tratamento dirigido por regras; Ì Tratamento dirigido por programas A Percepção da Informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

8 7 Este modelo apresenta qualidades de continuidade cognitiva que o modelo de GAGNÉ não apresentava, além de uma grande flexibilidade em relação à diversidade de situações de trabalho que existem. O modelo pode ser caracterizado por três aspectos essenciais: À apresenta uma formalização das diferentes fases no tratamento da informação; Á distingue, a partir das possíveis saídas de cada uma das fases-chave, três grandes tipos de comportamento; Â associa, a cada um destes comportamentos, uma categorização das informações tratadas pelo ser humano A Percepção da Informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO Atividades cognitivas de trabalho: o modelo de RASMUSSEN(1981)

9 8 Estado de alerta Categorização Ativação Observação Interpretação Avaliação tarefa Definição Tarefa Definição de Procedimentos Execução Conjunto de dados Estado do sistema Proce- dimentos Tarefa Estratégia ótima Sinal Ação HabilidadesRegrasConceitos O tratamento da informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO diagnóstico

10 9 As diferentes fases do tratamento da informação: Ê Fase de análise da situação: 3ativação: um sinal chama a atenção provocando o estado de alerta; 3observação: permite a coleta de um conjunto de dados sobre o ambiente; 3categorização: decodificação dos dados para representar o estado do sistema; 3interpretação: permite o estabelecimento de um diagnóstico da situação O tratamento da informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

11 10 As diferentes fases do tratamento da informação: Ë Fase de planificação da ação: 3avaliação da tarefa: permite a avaliação das soluções e a escolha de uma estratégia; 3definição da tarefa: permite a fixação de objetivos e dos meios (tarefa); 3definição dos procedimentos: sequência ordenada de operações (procedimentos); 3execução: a planificação termina com a execução dos procedimentos, isto é, a ação O tratamento da informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

12 11 Os diferentes tipos de comportamento: Ê Os comportamentos baseados em habilidades (skills); Ë Os comportamentos baseados em regras (rules); Ì Os comportamentos baseados em conhecimentos (knowledge). Os diferentes tipos de informações: Ê As habilidades são ativadas por sinais; Ë As regras são ativadas por signos; Ì Os conhecimentos são ativados por símbolos O tratamento da informação 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

13 12 3Informação: qualquer dado que, por sua pertinência, atraia nossa atenção; 3Interação: ocorre quando o homem ou a máquina, devido a informação recebida, alteram o seu comportamento; 3Comunicação: ocorre quando a interação se dá por meio de códigos previamente elaborados. A problemática das comunicações de trabalho: DEFINIÇÕES: As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

14 13 3O interesse da ergonomia p/ comunicação ser humano-máquina; 3Estudos sobre o caráter físico dos códigos: legibilidade, acessibilidade e limiar de percepção. Poucos estudos sobre os problemas de inteligibilidade e de interpretação dos códigos; 3Com o desenvolvimento da informática, os códigos técnicos estão obsoletos e estão sendo substituídos por linguagens naturais; 3O interesse hoje é saber em que condições a linguagem natural pode substituir as linguagens técnicas, ou melhor, como uma linguagem natural torna-se uma linguagem técnica? COMUNICAÇÕES HOMEM-MÁQUINA OU HOMEM-HOMEM ? As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

15 14 FATORES HOMEMMÁQUINA ENTRADAS SAÍDAS 1. SENSIBILIDADE 2. ATIVIDADES COMPLEXAS 3. VELOCIDADE DE RESPOSTA 4. VERSATILIDADE 5. CONSISTÊNCIA 6. ENERGIA Sensibilidade a uma grande variedade de estímulos. É capaz de discriminar padrões e fazer generalizações. Percepção além dos limites humanos (ondas de rádio, infravermelho e ultravioleta). É insensível a fatores estranhos. Sistema de canal único. Possibilidade de uso simultâneo de vários canais. Latência de 0,05 s. Respostas rápidas, quase imediatas. Grande versatilidade. Faz pequenas manipulações. Possibilidade de ocorrência de falhas. Pode fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Rítmo variável. Impõe um rítmo. Executa tarefas repetitivas. Até 2 HP por 10 segundos. Até 0,5 HP por alguns minutos. Até 0,2 HP por várias horas. Capaz de exercer grandes forças, devagar e com precisão As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

16 15 FATORES HOMEMMÁQUINA PROCESSAMENTO 7. MEMÓRIA 8. INTELIGÊNCIA 9. RACIOCÍNIO 10. COMPUTAÇÃO 11. SOBRECARGA 12. FATORES AMBIENTAIS Armazena informações por um longo período. Relembra eventos de baixa frequência e fatos inusitados. Armazena e utiliza grande volume de informações, em curto espaço de tempo. Aprende com a experiência. Lida com fatos imprevistos. Capaz de fazer antecipações. Inteligência artificial em desenvolvimento. Raciocina intuitivamente e criativamente. Elabora processos lógicos e dedutivos programáveis. Baixa velocidade. Sujeito a erros. Realiza computações complexas com grandes velocidades e precisão. Continua operando mesmo com sobrecarga. Apresenta degradação contínua Interrupção repentina. Pouca tolerância a altas temperaturas, ruídos, tóxicos,... Pode operar em ambientes hostis, além dos limites humanos As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

17 16 FATORES HOMEMMÁQUINA CUSTO 13. CUSTO INICIAL 14. CUSTO OPERACIONAL 15. REGULARIDADE Pouco custo pelo grau de complexidade disponível. Precisa ser formado. Complexidade e disponibilidade limitadas pelo custo elevado. Relativamente elevado. Facilidade de se adaptar a demanda. Custo de manutenção pode elevar-se muito com o grau de complexidade. O custo unitário pode variar. Pouca variação do custo unitário As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

18 17 As comunicações preenchem dois grandes tipos de função no trabalho: 3Motivacional: permite a melhoria das relações sociais na organização e o surgimento de novas soluções técnicas; 3Operacional: assegurar o fluxo das informações necessárias para que se estabeleçam a interação das operações necessárias à produção. A FUNÇÃO DAS COMUNICAÇÕES: As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

19 18 Estrutura dos suportes de comunicação de trabalho: 3sinais formais ou informais; 3sinais proprioceptivos ou exteroceptivos; 3sinais oficiais ou oficiosos; 3sinais explícitos ou implícitos; 3sinais concretos ou abstratos; 3sistemas de sinalização simples, redundantes ou complexos; 3sinais mais ou menos prováveis; 3sinais sequênciais As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

20 19 Se as comunicações baseiam-se em códigos, três tipos de abordagens são possíveis: Ê ABORDAGEM SEMIOLÓGICA O signo é uma convenção que liga o significante ao significado. Os signos são categorizados em função do grau de arbitrariedade: 3Os signos: não lembram nenhuma das características do significado; 3O ícones: apresentam uma semelhança física com o significado; 3Os índices: são sinais coletados diretamente do significado As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

21 20 Ë ABORDAGEM FUNCIONAL Pode-se categorizar os sinais utilizados em função da atividade de trabalho realizada: 3Os sinais: habilidades; 3Os signos: regras; 3Os símbolos: conhecimentos As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

22 21 Ì ABORDAGEM EM FUNÇÃO DA EXPERIÊNCIA 3Substituição gradativa dos sinais oficialmente concebidos pela organização, por sinais informais e oficiosos; 3No início da aprendizagem, o sujeito utiliza informações verbais que são repetidas mentalmente e que são prejudicadas quando ele for interrompido; 3Num segundo momento, o sujeito é capaz de verbalizar, mas não pode trabalhar de olhos vendados, porque ele se utiliza de informações visuais; 3 Na última fase, o sujeito pode agir de olhos vendados porque ele se utiliza de informações proprioceptivas As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

23 22 SITUAÇÃO AVALIAÇÃO REPRESENTAÇÃO RACIOCÍNIOSCONHECIMENTOS CONSTRUÇÃO AÇÃO PROBLEMA N ÃO AUTOMATIZADAAÇÃOAUTOMATIZADA As comunicações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

24 23 Segundo PIAGET (1967), regulação é o controle de reação que mantém o equilíbrio relativo de uma estrutura organizada ou de uma organização em via de construção. Desta definição, podem-se evidenciar três questões fundamentais: Ê A natureza das regulações; Ë A dimensão temporal das regulações; Ì Os processos e mecanismos cognitivos das regulações As regulações do ser humano no trabalho 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

25 24 A natureza das regulações: Ê O desvio e a norma: função comparador é a que permite ao ser humano avaliar o desvio entre o estado esperado (prescrito) e o estado obtido (realizado); Ë O intensivo e o cognitivo: função regulador pode se dar em dois níveis: do sistema sócio-técnico e de sua própria atividade: 3Circuito cognitivo: regulação funcional: pequenos desvios regulação estrutural: grandes desvios 3Circuito intensivo: relativo à carga de trabalho Ì A prevenção ou produção: em um sistema de produção, o ser humano preenche uma dupla tarefa: assegurar a regularidade da produção e manter a segurança das instalações. 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As regulações do ser humano no trabalho

26 25 A dimensão temporal das regulações: Ê intimação ou parada: nas regulações por intimação o sujeito mantém a produção (ou a prevenção) próximo da norma, por micro-ajustamentos. Nas regulações por parada, os desvios em relação à norma atingem um valor tal que só são corrigidos por macro- ajustamentos; Ë assíncrona ou síncrona: a regulação assíncrona consiste numa distribuição desigual da produção numa jornada de trabalho. A regulação síncrona é baseada na pluralidade de estratégias, que pode dispor um sujeito, num determinado instante, para atingir a norma de produção, mantendo um nível aceitável de carga de trabalho; Ì antecipação ou retroação: a retroação está relacionada a realização de uma tarefa. Se um desvio ocorre, o sujeito regula sua atividade na fase seguinte para atingir o objetivo por ele previsto (funcional). A antecipação corresponde a regulação, propriamente dita, porque consiste em rever planos de atividade, corrigindo-os, se os resultados não estiverem conforme previstos (estrutural). 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As regulações do ser humano no trabalho

27 26 Os processos e mecanismos cognitivos de regulação : Ê controle: corresponde a uma regulação baseada em regras, estabelecidas pelo pessoal de nível gerencial. Ela se situa ao nível da tarefa prescrita e pressupõe um funcionamento explícito e formal dos sujeitos; Ë autonomia: corresponde a uma regulação baseada em regras, estabelecidas pelo pessoal de nível operacional no desenvolvimento de suas atividades de trabalho. Ela se situa ao nível da tarefa induzida e pressupõe um funcionamento implícito e informal dos sujeitos; Ì compromisso: corresponde a uma regulação baseada em regras, estabelecidas por meio de negociação, mais ou menos explícitas e formais, entre o pessoal de nível gerencial e o pessoal de nível operacional, em função dos imprevistos de produção. Ela remete ao problema de poder dentro da organização e se situa ao nível da tarefa atualizada. 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As regulações do ser humano no trabalho

28 27 A NATUREZA DOS CONHECIMENTOS: Ê Os conhecimentos gerais; Ë Os conhecimentos operativos; Ì Os conhecimentos rotineiros Aprendizagem e Memorização OS COMPORTAMENTOS DE MEMORIZAÇÃO: Vários comportamentos do ser humano evidenciam sua capacidade de memorização: 3A reconhecimento: reencontrar elementos antes memorizados; 3A reconstrução: reorganizar elementos antes memorizados; 3A lembrança: recuperar uma situação antes vivenciada. 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

29 28 Do ponto de vista funcional, distinguem-se três sistemas de estocagem: Ê O registro da informação sensorial: caracteriza-se pela conservação de informações por um dos órgãos dos sentidos, durante alguns décimos de segundos; Ë A memória de curto termo (MCT): designa o conjunto dos processos que permitem conservar uma informação durante o tempo necessário para a execução de uma ação; Ì A memória de longo termo (MLT): é onde são estocados o conjunto de acontecimentos e conhecimentos que um sujeito acumula, no decorrer do tempo. A MLT pode ser caracterizada em função dos diferentes modos de representação da realidade: memória procedural e memória declarativa. A memória declarativa, por sua vez, está subdividida em dois grandes sistemas: a memória episódica e a memória semântica. 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO Aprendizagem e Memorização

30 29 OS COMPORTAMENTOS DE APRENDIZAGEM : Segundo BERBAUM (1984), a aprendizagem é um processo de construção e de assimilação de uma nova resposta em relação a uma nova situação problema. As situações de aprendizagem com o homem são múltiplas: condicionamento, aprendizagem perceptiva, aprendizagem sensório-motora, aprendizagem verbal e aprendizagem dita inteligente. Duas linhas teóricas tentam evidenciar os fenômenos de aprendizagem: Ê A teoria comportamentalista (S- R): que acentua a relação entre o estímulo e o comportamento observável; Ë A teoria cognitivista / construtivista (S-S): que se interessa no estabelecimento e na modificação de relações entre os dados dos campos sensorial ou representativo Aprendizagem e Memorização 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

31 30 Segundo a teoria cognitivista/construtivista, o ser humano pode ser comparado a um manipulador de símbolos, inteligente e flexível, que busca informações e trata de assimila-las ativamente, de modo a ajusta-las às suas estruturas cognitivas. Segundo RICHARD (1990), existem basicamente duas formas de aquisição de conhecimentos: Ê A aprendizagem pela descoberta: diz respeito às aquisições feitas no decurso da realização de tarefas, não somente de execução mas também de resolução de problemas, produzindo principalmente conhecimentos procedurais (saber-fazer); Ë A aprendizagem pelo texto: diz respeito a aquisição de conhecimentos a partir de informações simbólicas vinculadas aos textos, produzindo principalmente conhecimentos declarativos (saber) Aprendizagem e Memorização 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

32 31 O QUE É CONHECIMENTO ? CARACTERÍSTICAS: 1. é sobretudo tácito; 2. é orientado para a ação; 3. é baseado em regras; 4. a representação do conhecimento está em constante mutação. O que é conhecimento? O que é competência? 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As competências do ser humano no trabalho

33 32 DEFINIÇÃO: É informação, conscientização, saber, cognição, sapiência, habilidade prática, capacidade, aprendizagem, sabedoria, certeza e assim por diante. (...) Depende do contexto em que o termo é empregado. (SVEIBY, 1998) 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As competências do ser humano no trabalho

34 33 COMPETÊNCIA INDIVIDUAL 1. Conhecimento explícito; 2. Habilidade; 3. Experiência; 4. Julgamento de valor; 5. Rede Social. 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As competências do ser humano no trabalho

35 34 CONHECIMENTO TÁCITO TEORIA/SABERPRÁTICA/FAZER ENGENHEIROMECÂNICO SABER-FAZER CONHECIMENTO + EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA SOCIAL CRIATIVIDADE 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As competências do ser humano no trabalho

36 35 Uma ampla combinação de conhecimentos, habilidades e características pessoais que resultam em comportamentos que podem ser observados e medidos. SABERCONHECIMENTOS HABILIDADES CARACTERÍSTICAS PESSOAIS SABER FAZER FORMA DE FAZER Ciências Exatas / Engenharia Faz estudos demapeamentogeológico e tiraconclusões noprazo e com aqualidadedesejada. Mapeamento geológico Motivação O que é competência individual ? 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As competências do ser humano no trabalho

37 36 Competências Técnicas Funcionais Gerenciais Comportamentais Capacidades técnicas específicas da área Capacidades relacionadas ao negócio Capacidades de gestão de pessoas e recursos Condicionamentos pessoais e culturais Tipos de Competência 3. FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO As competências do ser humano no trabalho


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