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O Que é Planejamento? zÉ o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. O Planejamento estabelece o alicerce.

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1 O Que é Planejamento? zÉ o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. O Planejamento estabelece o alicerce para as subseqüentes funções de organizar, liderar e controlar, e por isso é considerado função fundamental do Administrador

2 Planejamento zConceito : Planejamento é a Função Administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos almejados e o que deve ser feito para atingi-los de maneira adequada. zO planejamento proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar-se para mudanças. É a base para integrar as funções de administração. SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO DESEJADA (Objetivos) PLANEJAMENTO

3 Tipos de Planejamentos: PLANEJAMENTOESTRATÉGICO PLANEJAMENTOTÁTICO PLANEJAMENTOOPERACIONAL Mapeamento Ambiental Avaliação das Forças & Limitações da Empresa Incerteza Desdobramento dos Planos Táticos de Cada Dept em Planos Operacionais Para Cada Tarefa Tradução & Interpretação das Decisões Estratégicas emm Planos Concretos ao Nível Departamental

4 Níveis dos Planejamentos Planejamento Estratégico Níveis da Empresa Institucional TáticoIntermediário Conteúdo Genérico e Sintético Menos Genérico e mais detalhado Extensão do Tempo Longo Prazo Médio Prazo Amplitude Macroorientado. Aborda a empresa como um todo. Aborda cada unidade da empresa. Operacional Detalhado e Analítico Curto Prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação.

5 1.Planejamento Estratégico zÉ o processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela organização com vistas a obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente. zÉ necessário dedicar mais energia à criação do futuro de que à preservação do passado. Tipos de Planejamentos:

6 Formulação Estratégica (ENSAIO) Qual a Visão de Futuro da Organização? (Onde vocês querem chegar?)

7 Formulação Estratégica (ENSAIO) Quais Ameaças e Oportunidades você identifica para a sua organização? (Economia, Política, Sociedade, Tecnologia, etc.)

8 Formulação Estratégica (ENSAIO) Quais os Pontos Fortes e Pontos Fracos de sua organização? (Recursos, Habilidades, etc.)

9 Formulação Estratégica (ENSAIO) Quais os Desafios Estratégicos você tem a realizar? (Cruzamento de Cenário Externo com Interno, considerando missão/visão)

10 PLANO DE AÇÃO

11 yEmpreendimentos mais Limitados yMédio Prazo yÁreas menos Amplas (Departamento, Divisão etc) yNíveis mais Baixos na Hierarquia da Organização 1.Planejamento Tático Tipos de Planejamentos:

12 yPreocupa-se com o Que Fazer & Como Fazer yOtimização & Operacionalização dos Resultados yDetalhamento das Tarefas & Operações yPadronizar as Rotinas yCurto Prazo yAbrangência Local yVoltado Para a Eficiência 1.Planejamento Operacional Tipos de Planejamentos:

13 Capacidade de Prever Com Exatidão PlanejamentoEficaz Responsabilidade Eficácia do Custo Extensão Precisão & Objetividade Utilidade Teorias Administrativas Planejamento

14 z1. Utilidade : ya) Flexibilidade : Adaptação Rápida & Suave yb) Estabilidade : NÃO Modifica com Mudanças no Ambiente Organizacional yc) Simplicidade : Sem Complicações z2. Precisão & Objetividade yDefinidos, Claros, Concisos, & Exatos z3. Extensão ya) Amplitude : Cobrir os Atos dos Indivíduos & dos Elementos Organizacionais yb) Unidade : Somente um Plano yc) Coerência : Relacionamento com as Demais Unidades Eficácia do Planejamento: Teorias Administrativas Planejamento

15 z4. Eficácia de Custo : yResultados Proporcionalmente Maior que os Custo Total do Planejamento z5. Responsabilidade : ya) Resp. de Fazer o Planejamento yb) Resp. de Implementar os Planos z6. Oportunidade : yA Capacidade dos Planejadores Preverem com Precisão Quando Ocorrerão os Eventos Futuros Eficácia do Planejamento: Teorias Administrativas Planejamento

16 Barreiras do Planejamento: z1. Impossibilidade de se Prever com Eficácia z2. Dificuldade de Planejar Para Operações Não-Repetitivas (Planos Estáveis) Teorias Administrativas Planejamento

17 Barreiras do Planejamento: z3. Tendência à Inflexibilidade z4. Custo z5. Inibição da Iniciativa (Longo Alcance & Detalhado - Incorporação de Sugestões) Teorias Administrativas Planejamento

18 Etapas Básicas do Planejamento: z1. Estabelecer Objetivos ou Metas z2. Identificar e Avaliar as Condições Atuais e Futuras que Afetam esse Objetivo z3. Desenvolver uma Abordagem Sistemática para Atingir esse Objetivo z4. Implementar o Plano z5. Controlar a Eficácia do Plano Teorias Administrativas Planejamento

19 Planejamento Estratégico (suas 6 etapas) 1. Determinação dos Objetivos Empresa- riais. (Qual o caminho?) 2. Análise Ambiental Externa (O que há no ambiente?) 3. Análise Organizacional Interna (O que temos na empresa?) 4. Formulação das Alternativas e Escolha da Estratégia Empresarial (O que fazer?) 5. Elaboração do Planejamento (Como fazer?) 6. Implementação do Planejamento Estratégico através dos Planos Táticos e Operacionais Oportunidades e Ameaças Pontos Fortes e Pontos Fracos Retroação MISSÃO

20 zMissão : Envolve Objetivos Essenciais do Negócio zSignifica a Própria Razão de ser e de Existir da Organização e Qual é o seu Papel na Sociedade zVisão : É a Imagem que a Organização Define a Respeito do seu Futuro, i.e., do que ela Pretende ser PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO Missão & Visão

21 EMPRESAS DE GÁS LIQUEFEITO Negócio: Qualidade de Vida e Energia Missão: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através do desenvolvimento ou aquisição de tecnologias energéticas de uso doméstico seguras, não poluentes e de menor custo relativo para o usuário. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO

22 ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS Negócio: Lazer Missão:Proporcionar lazer individual e coletivo através de hospedagem, eventos e atividades que gerem alegria e descontração a pessoas que viajem com objetivos turísticos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO

23 EDITORA ABRIL Negócio: Informação, Cultura, Entretenimento e Educação Missão: Contribuir para a difusão da informação, cultura, entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO

24 FORD MOTOR COMPANY Negócio: Transporte Missão: A Ford Motor Company é uma líder mundial em produtos e serviços automotivos e relacionados, e também modalidades industriais, tais como aeroespacial, comunicações e serviços financeiros. Nossa missão é melhorar continuamente nossos produtos e serviços para satisfazer às necessidades de nossos clientes, permitindo- nos prosperar como negócio e proporcionar um retorno razoável para os nossos acionistas, que são proprietários de nossos negócios. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO

25 EMPRESA DE MEDICAMENTOS Negócio: Saúde Missão: Atender às necessidades de bem-estar da população infantil com medicamentos seguros, eficazes e de baixo custo voltados prioritariamente para o mercado ético. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO

26 INFORMAÇÕES QUE PODEM APARECER NA MISSÃO N egócio Mercado Tecnologia Filosofia da companhia Autoconceito da companhia Imagem Pública EVITE ESTES ÍTENS EM SUA MISSÃO: Quantificar qualquer assunto; Especificar lugares; Especificar objetivos, só diga o que você acha que realmente é a razão de ser da empresa SEJA GENERALISTA, VEJA O GLOBAL DA EMPRESA E DIGA EM SUA MISSÃO O QUE SERIA PRIORIDADE, A RAZÃO DE SER DELA. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO E VISÃO

27 OBJETIVOS EMPRESARIAIS OBJEITVOS 1º ETAPA OBJETIVOS EMPRESARIAIS OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS AÇÕES CATEGORIAS: LUCRO EXPANSÃO SEGURANÇA AUTONOMIA OU INDEPENDÊNCIA

28 Hierarquia dos Objetivos a partir de um Objetivo Empresarial Melhor Retorno sobre os Investimentos Empresariais Aumento do Retorno OBJETIVOS EMPRESARIAIS Redução do Investimento Aumento do Faturamento Redução dos Custos OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS Utilização intensiva do recurso existente Aquisição de recursos adicionais Melhoria dos programas de utilização de equipa- mentos Aplicação eficiente dos recursos financeiros Treinamento dos empregados Aquisição de novos equipamentos Captação de recursos financeiros Recrutamento e Seleção de novos empregados Planejamento 1ª. Etapa

29 A Análise SWOT Oportunidades: – Fatos oriundos do ambiente externo que poderão auxiliar ou contribuir para o alcance dos objetivos. Ameaças: – Fatos oriundos do ambiente externo que poderão prejudicar ou dificultar o alcance dos objetivos. Pontos Fortes: – Características internas da organização que contribuem ao alcance dos objetivos propostos. Pontos Fracos: – Características internas da organização que atrapalham o alcance dos objetivos almejados. Planejamento 2ª Etapa

30 ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA Planejamento 3ª. Etapa ANÁLISE DAS CONDIÇÕES INTERNAS DA EMPRESA DIAGNÓSTICO EXAMINAR RECURSOS FINANCEIROS, CONTÁBEIS, MERCADOLÓGICOS, PRODUTIVOS E HUMANOS, AVALIANDO: FORÇAS E FRAQUEZAS

31 zPasso 2: Determinação do Grau de Mudança Estratégica Necessária - Continuar o Que Estamos Fazendo Agora vai nos Levar Aonde Queremos ir? zIdentificar Hiatos de Desempenho : Diferença Entre as Metas Estabelecidas e os Resultados Prováveis Passo 1: Após a Identificação de Oportunidades Estratégicas e Ameaças - O Que Podemos Fazer e Que Precisa ser Feito? Passo 1: Após a Identificação de Oportunidades Estratégicas e Ameaças - O Que Podemos Fazer e Que Precisa ser Feito? zPasso 3 : Tomada de Decisão Estratégica - Isso é o Que Faremos Para Obter o Que Queremos? z1. Identificação de Alternativas Estratégicas z2. Avaliação de Alternativas Estratégicas z3. Seleção de Alternativas Estratégicas Planejamento 4ª Etapa Formulação das Alternativas e Escolha da Estratégia Empresarial:

32 Níveis de Estratégia: Corporation Com Múltiplos Negócios UnidadeEstratégica de negócios UnidadeEstratégica UnidadeEstratégica Pesquisa & De- senvolvimentoFabricaçãoMarketingVendasFinanças Estratégia de Nivel Corporate Estratégia de Unidade de Negócios Estratégia de Nivel Funcional

33 Estratégia de Nível Corporate zÉ Formulada Pela Administração de Topo da Corporation Para Supervisionar Interesses e Operações de Organizações Compostas Por Mais de Uma Linha de Negócios zQuestões : y(1) Em Que Ramos de Negócios a Companhia Deve se Engajar ? y(2) Quais São os Objetivos e as Expectativas P/ Cada Negócio ? y(3) Como Devem ser Alocados os Recursos Para Alcançar Esses Objetivos ? zOito Áreas : yMercado Existente, Inovação, Produtividade, Recursos Físicos e Financeiros, Lucratividade, Desempenho e Desenvolvimento da Administração, Desempenho e Atitudes dos Trabalhadores & Responsabilidade Pública Planejamento estratégico

34 Estratégia de Unidade de Negócios zÉ Adm. Dos Interesses e das Operações de um Negócio Específico zQuestões : y(1) Como o Negócio irá Competir Dentro de Seu Mercado ? y(2) Que Prod/Serv Deve Oferecer ? y(3) A Que Consumidores Deseja Servir ? y(4) Como os Recursos Serão Distribuídos Dentro do Negócio ? Estratégia de Nível Funcional : zCria Uma Estrutura Para a Adm. De Funções Para Apoiar a Estrat. De Un. De Negócios Planejamento estratégico

35 O Modelo de Porter: Firmas em Outras Indústrias Ofere- cendo Produtos Substitutos Indústria Rivalidade Entre os Competidores Atuais Poder de Barganha dos Fornecedores Potencial de Entrada de Novos Rivais Poder de BarganhadosConsumidores ESTRATÉGIAS AO NÍVEL CORPORATE

36 Elaboração do Planejamento Uma vez determinadas os objetivos estratégicos, táticos e operacionais, e a estratégia a ser adotada, os gerentes devem selecionar uma abordagem de planejamento mais adequada à situação. (DAFT) zModelos de Planejamento: yAdministração por objetivos; yPlanos de uso único; yPlanos permanentes; ou yPlanos de contingências. Planejamento 5ª Etapa

37 Planos de uso único e planos permanentes. zPlanos de uso único: ySão desenvolvidos para atingir um conjunto de metas que não serão repetidas no futuro. Seus princípios típicos são: xCriação de programas; xElaboração de projetos.

38 Planos de uso único e planos permanentes. zPlanos permanentes: ySão planos contínuos que são usados com o objetivo de orientar a realização de tarefas repetidas dentro da organização. Seus princípios típicos são: xElaboração de políticas; xCriação de regras; e xCriação de procedimentos.

39 Planos de Contingências zOs planos de contingências, algumas vezes denominado cenários, definem as respostas da empresa a serem adotadas em caso de emergências ou contratempos. zEste plano visa: realizar projeções para poder melhor conhecer ou compreender as mudanças possíveis.

40 Implementação Planejamento 6ª Etapa Implementação da Estratégica - Fazê-lo Implementação da Estratégica - Fazê-lo Planos Operacionais Apropriados Planos Operacionais Apropriados zMedida e Controle de Progresso - Checar Freqüentemente para ter Certeza de que Estamos Fazendo o Certo z1. A Estratégia está Sendo Implementada como Planejado? z2. A Estratégia está Alcançando os Resultados Pretendidos? Avaliação da Implementação

41 Planejamento Tático É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões. Características: Processo permanente e contínuo; Voltado para o futuro; Preocupa-se com a racionalidade da tomada de decisão;

42 Planejamento Tático Visa selecionar entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação em função de suas conseqüências futuras e das possibilidades de execução e realização. O planejamento é sistêmico e uma técnica cíclica; O planejamento é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipada estudada e decidida;

43 Planejamento Tático É uma função administrativa que interage com os demais. É uma técnica de coordenação; É uma técnica de mudança e inovação

44 A Tomada de Decisão para o PLANEJAMENTO A função principal do Administrador é decidir onde se deseja chegar, tomando sempre, decisões. decisões estratégicas.

45 O Processo de Tomada de Decisão DECIDIR significa escolher, optar ou selecionar UMA dentre várias possibilidades ou alternativas existentes.

46 Processo de Tomada de Decisões: zTomada de Decisão: (1) Identificação de um Problema Específico e (2) Escolha Consciente de uma Linha de Ação para Resolvê-lo ou Aproveitar uma Oportunidade zO Problema Existe Quando uma Situação Existente Difere da Situação Desejada zO Processo de Identificação é Informal & Intuitivo Teorias Administrativas Planejamento

47 Processo de Tomada de Decisões: zSituações que Alertam para a Existência de Problemas: z1. Desvio em Relação à Experiência do Passado z2. Desvio em Relação ao Plano Teorias Administrativas Planejamento

48 Processo de Tomada de Decisões: z3. Outras Pessoas z4. Desempenho dos Competidores zProblema : Algo que põe em Perigo a Capacidade da Org. em Alcançar suas Metas zOportunidade : Algo que Oferece a Chance de Superar as Metas Teorias Administrativas Planejamento

49 Processo de Tomada de Decisões: zEstabelecendo Prioridades: z1. É um Problema Fácil de ser Enfrentado? z2. O Problema Poderia se Resolver Sozinho? z3. Essa Decisão Deve ser Tomada por Mim? Teorias Administrativas Planejamento

50 Processo de Tomada de Decisões: zDecisões Programadas : São Tomadas de Acordo com Políticas, Procedimentos, ou Regras, Escritas ou não, que Simplificam a Tomada de Decisão em Situações Repetitivas, Limitando ou Excluindo Alternativas zDecisões Não-Programadas : Destinam-se a Problemas Incomuns ou Excepcionais Teorias Administrativas Planejamento

51 Situações de Tomada de Decisão: z1. Certeza: Conhecemos Nossas Metas e Temos Informações Precisas, Mensuráveis e Confiáveis Sobre o Resultado de Cada Alternativa que Estamos Considerando z2. Risco: Ocorre Quando não Podemos Prever com Certeza o Resultado de uma Alternativa, mas Temos Informação Suficiente Para Prever a Probabilidade Teorias Administrativas Planejamento

52 Situações de Tomada de Decisão: z3. Incerteza: Pouco se Sabe Sobre as Alternativas ou Seus Resultados z4. Turbulência: O Objetivo Final não é Claro. Teorias Administrativas Planejamento

53 O Continuum das Condições Para Tomada de Decisão: Grande ControlePelosAdm Pequeno CertezariscoIncertezaTurbulência Teorias Administrativas Planejamento

54 Processo Racional de Tomada de Decisão: 1. EXAMINAR A SITUAÇÃO - Definir o Problema - Identificar os Objetivos da Decisão - Diagnosticar as causas 2. CRIAR ALTERNATIVAS - Buscar AlternativasCriativas - Não Avaliar Ainda 3. AVALIAR AS ALTERNATIVAS E SELECIONAR A MELHOR - Avaliar as Alternativas - Escolher a Melhor Alt. 4. IMPLEM. & MONITORAR A DECISÃO Planejar a - Planejar aImplementação - Implementar o Plano - Monitorar a Implementação & Fazer os AjustesNecessários Teorias Administrativas Planejamento

55 A Distribuição do PODER na Tomada de Decisão CENTRALIZADAS DELEGADAS COMPARTILHADAS OU NEGOCIADAS DESCENTRALIZADAS TRANSFERIDAS

56 Etapas da Tomada de Decisão zMEGGINSON, Leon C. Administração, Conceitos e Aplicações, Ed. Harbra; zKOONTZ & ODONNELL. Fundamentos da Administração, Ed. Pioneira; zSTONER, James A. F. Administração, Ed. PHB. PARA MAIS INFORMAÇÕES... Reconheça o problema ou oportunidade Elabore alternativas de ação Avalie as alternativas Escolha e implemente a alternativa perfeita Avalie os resultados da decisão Recomece o processo se a decisão não foi adequada

57 Avaliando as Alternativas A Alternativa é Exequível? A Alternativa é Satisfatória? A Alternativa Terá Conseq. +s ou 0s? Abandonar a Alternativa Abandonar a Alternativa S S S N N N Realize Outras Avaliações

58 NATUREZA QUANTO À FORMA DE AÇÃO DECISÃO REATIVA PROATIVA RACIONAL AUTOMÁTICA HEURÍSTICA PROBLEMAS E OPORTU- NIDADES PRESENTES PROBLEMAS E OPORTU- NIDADES PRESENTES PROBLEMAS E OPORTU- NIDADES FUTURAS PROBLEMAS E OPORTU- NIDADES FUTURAS ANTECIPAR-SE ADAPTAR-SE

59 Natureza da Tomada de Decisão zTEMPO: yProgramadas; yNão Programadas. Certeza Risco Incerteza Turbulência zCONDIÇÕES: yCerteza; yRisco; yIncerteza GRANDE Controle pelos Administradores PEQUENO


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