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FUNDAMENTOS DE MARKETING

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE MARKETING
OS 4 Ps: PRODUTO Prof. Paulo José Gonzaga Ribeiro, MSc.

2 Classificação dos Produtos
PRODUTOS DE CONSUMO Produtos/serviços vendidos a consumidores. PRODUTOS INDUSTRIAIS Produtos/serviços vendidos para organizações.

3 Categorias Básicas de Produtos de Consumo
Definição Exemplo Comprados c/freqüência e com tempo e esforço míminos; geralmente baratos Alimentos. Produtos de Conveniência Comprados depois de empenho de algum esforço p/comparação de diferentes alternativas Compra Comparada Equip. eletrônicos; alguns tipos de roupas. Únicos em algum aspecto, comprados com pouca freqüência e, geralmente, caros Casas, automóveis, faculdades. Especialidade Não Procurados Consumidores não procuram; talvez nem tenham conhecimento Seguros de residência, exames de rotina p/câncer.

4 Características Básicas de Produtos de Consumo
Tipo de Decisão de Compra Categoria Preço Promoção Distribuição Tomada de decisão rotineira; baixo envolvimento; pouco tempo de decisão; pouca busca de informações Relativamente baixo Mídia de massa Ampla Conveniência Mídia de massa; alguma ênfase em vendas pessoais Seletiva Tomada de decisão limitada; envolvimento moderado; mais tempo de decisão; mais busca de informações Moderado Compra Comparada Especialidade Tomada de decisão extensiva; alto envolvimento; tempo de decisão longo; busca de muitas informações Relativamente caro Mídia de massa; mais ênfase em vendas pessoais Exclusiva

5 Categorias Básicas de Produtos Industriais
Definição Exemplo Instalações Bens industriais de grande porte, comprados, instalados e usados para produzir outros bens Máquina de beneficiar arroz, Mail Center 200 Equipamentos/ferramentas fabris portáteis usados no processo de produção, mas que não se tornam parte do produto acabado Equipamento Acessório Componentes Empilhadeiras, chaves de fenda, calculadoras. Peças e materiais processados que fazem parte dos produtos acabados Motores e transistores. Matéria-prima Itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados Trigo, cobre, algodão.

6 Categorias Básicas de Produtos Industriais
Definição Exemplo Bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos, mas que não entram nos produtos finais Lâmpadas, canetas. Suprimentos Serviços que dão suporte às atividades de uma organização Contabilidade, pesquisa de marketing. Serviços Empresariais

7 Bens e Serviços Bens Duráveis Bens Não-duráveis Serviços Carros;
Colchão Óculos Lenço de papel Bens Duráveis Bens Não-duráveis Oficina Restaurante Serviços Salão de beleza Serviço de táxi aéreo

8 Estágios Introdução Crescimento Maturidade Declínio
Conceito Ciclo de Vida do Produto Modelo dos estágios do histórico de vendas e lucros de um produto Estágios Introdução Crescimento Maturidade Declínio

9 O Ciclo de Vida do Produto
Vendas Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Introdução Crescimento Maturidade Declínio Tempo

10 Ciclo de Vida do Produto
INTRODUÇÃO Lento crescimento nas vendas; Poucos pontos vendendo o produto; Versões limitadas do produto; Esforços de vendas para compradores de renda mais elevada; Preços tendem a ser mais elevados; Demanda Primária Demanda pela classe de produto como um todo.

11 Ciclo de Vida do Produto
CRESCIMENTO Vendas sobem muito; Entrada de novos concorrentes; Novidades incorporadas ao produto; Luta por pontos de distribuição; Preços estáveis tendendo para baixo; Propaganda estável ou decrescente; Maior lucro; Demanda Secundária Demanda por uma determinada marca.

12 Ciclo de Vida do Produto
MATURIDADE Vendas diminuem; Estágio mais demorado; Alta concorrência; Alta propaganda/promoção; Muita pesquisa e desenvolvimento; Diversificação; Discreta erosão do lucro; Vantagem competitiva.

13 Ciclo de Vida do Produto
DECLÍNIO Vendas em baixa; Concorrência menor; Baixa propaganda; Preço baixo; Lucro diminui.

14 Moda: Estilo de produto aceito e popular
MODA X MODISMO Moda: Estilo de produto aceito e popular Diferenciação: definidores de tendências adotam o estilo. Imitação: mais clientes compram o estilo para se equiparar aos definidores de tendências. Econômico (ou uso de massa): estilo torna-se amplamente disponível por preços de mercado de massa. Declínio: quando o produto acaba por sair de moda. Modismo: Produto que experimenta um período intenso porém breve de popularidade. Seu ciclo de vida assemelha-se ao ciclo de vida do produto básico, mas em forma comprimida.

15 Adotantes iniciais (13.5%)
Difusão do Produto Processo pelo qual um novo produto se espalha por uma população Categorias de Adotantes Inovadores (2.5%) Adotantes iniciais (13.5%) Maioria inicial (34%) Maioria tardia (34%) Retardatários (16%)

16 Marcas e Suas Terminologias
• Marca: Nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos bens ou serviços de outros vendedores. • Marca Nominal: A parte de uma marca que pode ser expressa em palavras. (ex: Nescafé, Yopa, Passatempo) • Símbolo de Marca : A parte de uma marca que não pode ser expressa em palavras. (ex: os arcos dourados do McDonald’s) • Marca Registrada: Marca que tem status legal por ter sido registrada no governo federal (Ex: Nestlé) • Marca de Serviço: Marca para um serviço que tem status legal por ser registrada no governo federal. • Marca Comercial: Nome legal sob o qual uma empresa opera. (ex: Nestlé) • Extensão de Marca: Prática de usar uma marca existente para um novo produto. (ex: Diet Coke) Marca da Família: Uso da mesma marca nominal para toda uma linha de produtos. (ex: Gillete Series)

17 Tipos de Marcas Estrutura da Marca Marcas Próprias Marcas dos
Marca de propriedade e uso do fabricante do produto Marca de propriedade e uso de um atacadista ou varejista Marcas Próprias Marcas dos Fabricantes Estrutura da Marca Marcas Genéricas Produtos identificados apenas por sua classe genérica

18 Uma boa marca nominal deve ter as seguintes características:
Seleção de Uma Marca Uma boa marca nominal deve ter as seguintes características: 1. A marca deve indicar os benefícios oferecidos pelo produto. 2. Ela precisa ser positiva, distintiva e fácil de falar e lembrar. 3. O nome deve ser coerente com a imagem do produto ou da organização. 4. A marca precisa estar registrada e permitida legalmente. 5. O nome deve ter uma tradução fácil e que não seja ofensiva em outros idiomas.

19 Elementos do Valor da Marca
Qualidade percebida Associações da marca Consciência do nome Valor da Marca Outros ativos da marca Lealdade à marca Símbolo do nome Proporciona valor para a empresa por aumentar:  Eficiência e eficácia de programas informações de marketing;  Lealdade à marca;  Preços/margens de lucro;  Extensões de marca;  Alavancagem comercial;  Vantagem competitiva. Proporciona valor para o cliente por aumentar: Interpretação/processamento de informação; Confiança na decisão de compra;  Satisfação de uso.

20 Composto e Linha de Produto
COMPOSTO DE PRODUTOS Todo conjunto de produtos oferecidos para vender por uma organização. LINHA DE PRODUTOS Grupo de produtos que compartilham características, canais, clientes ou usos comuns. EXTENSÃO DE LINHA Estratégia de acrescentar produtos a uma linha existente na forma de novos sabores, modelos, tamanhos etc.

21 Extensão e Profundidade de Composto de Produtos selecionados da Parmalat
Leite Longa Vida Cereais Parmalat Derivados de Tomate Biscoitos Massas Biscoito de Leite com Recheio de Chocolate Vitaminado Biscoito de Leite com Coco Vitaminado Recheado Vitaminado Morango Wafer Morango/ Wafer Chocolate Palitos de Chocolate Coberto de Chocolate Biscoito Água e Sal Maria Vitaminado Biscoito Maizena Vitaminado Parmalat Integral Parmalat Semi-Desnatado Parmalat Desnatado Parmalat Dietalat Parmalat Light Parmalat Lactose Reduzida Alimba Semi-desnatado Alimba Desnatado Spaghetti Spaghettini Fettuccine Cavatappi Farfalle Fusilli Penne Rigate Rigatoni Cereal de Milho com Chocolate Choco Bol Cereal de Aveia c/ marshmallows Corn Flakes Polpa de Tomate Molho de Tomate Tomate sem pele em pedaços Profundidade

22 Exemplo do Composto de Produtos Tok&Stok
Sala Quarto Escritório Sofá Home Luminária Pilar Luminária Phone Poltrona Sofia Tapetes Variados Linha Manilla Estante Fort Estante Fortify Mesa Dart Banquinho Bubu 1º Carrinho Rock Cama Rock Porta-retratos Olga Luminária Mercúrio Armário Massif Luminária Girassol Baú Feliz Pinch Criado Mundo Luminárias Cestos Roller Cinzeiro Beato Tubo CDs Chapa Perfurada Clean Recados Porta-lápis Linha Lótus Linha Dix


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