A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEIOS PARANASAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEIOS PARANASAIS."— Transcrição da apresentação:

1 SEIOS PARANASAIS

2 Seios Paranasais (generalidades)
Alguns ossos do crânio, entre eles o frontal, a maxila, o esfenóide e o etmóide apresentam cavidades cheias de ar denominadas seios paranasais ou seios nasais acessórios. São forrados por mucosa contínua com aquela que forma a cavidade nasal e com ela mantêm comunicação. Sua função é obscura. Começam a desenvolver no feto, mas apenas o seio maxilar apresenta uma cavidade bem definida ao nascimento.

3 Seios Paranasais (generalidades)
Os seios frontais e esfenoidais tornam-se visíveis radiologicamente aos seis ou sete anos. Os seios etmoidais desenvolvem-se por último. Todas as cavidades sinusais paranasais comunicam com a cavidade nasal. Em geral cada grupo de seio paranasal completa o seu desenvolvimento nos últimos anos da adolescência

4 Seios Paranasais (seio frontal)
Estão localizados entre as tábuas internas e externas do crânio, posterior à glabela. Raramente são simétricos. Apresentam como duas cavidades com grande variação de formato e tamanho. Geralmente são separados por um sépto que desvia de um lado para outro, podendo estar ausente e resultando numa única cavidade. Em geral são maiores nos homens do que nas mulheres. Raramente são aerados antes dos seis anos de idade.

5 Seios Paranasais (seio frontal)
Seio Frontal: (continuação) Comunicam-se com a cavidade nasal através de um ducto que se esvazia na parte anterior da cavidade nasal no meato nasal médio. O tamanho ou mesmo a presença dos seios nasais variam muito entre os indivíduos, podendo ser únicos do lado direito ou esquerdo ou mesmo ausentes,

6 Seios Paranasais (seios maxilares)
Seios Maxilares: (Antro de Highmore) São estruturas grandes e pares localizados dentro do corpo de cada ossos maxilar. Possuem o formato de uma pirâmide em vista frontal . Lateralmente possui o formato mais cúbico. Suas dimensões variam de pessoa para pessoa. a) vertical total média: de 3 a 4 cm. b) outras dimensões: de 2,5 a 3 cm. Possuem um formato bastante simétrico. Suas paredes são finas. Seu assoalho está ligeiramente abaixo do assoalho das fossas nasais

7 Seios Paranasais (seios maxilares)
Seios Maxilares: (continuação) Projetando no assoalho há várias elevações cônicas relacionadas às raizes do 1º e 2º molares. A comunicação do seio maxilar com as fossas nasais (cavidade nasal) é feita através da face superior da própria cavidade do seio. Quando uma pessoa está em pé, qualquer muco ou líquido aprisionado dentro do seio tenderá a permanecer aí e depositar em camadas sobre o assoalho, formando um nível hidroaério. O posicionamento radiológico deverá ser realizado com o paciente na posição ortostática.

8 Seios Paranasais (seios etmoidais)
São constituídos por muitas células aéreas contidas dentro das massas laterais ou labirintos do osso etmóide. Estas células são agrupadas em coleções anteriores, média e posteriores. Todas as células se intercomunicam e também se comunicam com a cavidade nasal através de uma única cavidade de cada lado. Os seios etmoidais se estendem para traz (coleção posterior) para comunicar com os seios esfenoidais.

9 Seios Paranasais (seios esfenoidais)
Situa-se no corpo do osso esfenóide, diretamente abaixo da sela turcica. Os seios esfenoidais são freqüentemente divididos por um septo que pode ser incompleto ou ausente, resultando em uma única cavidade. Se houver duas cavidades ou seios, estes geralmente têm formato assimétrico. Os seios esfenoidais comunicam anteriormente, através do recesso esfeno-etmoidal da cavidade nasal. Algumas vezes um processo patológico pode ser conhecido por seu efeito sobre os seios esfenoidais demonstrado por seu nível hidroaéreo formado por sangue ou líquido cérebroespinhal.

10 Seios Paranasais (generalidades)


Carregar ppt "SEIOS PARANASAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google