A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIPÍDIOS LIPÍDIOS. LIPÍDIOS LIPÍDIOS O que são? O que são? Gorduras, óleos, algumas vitaminas e hormônios, e a maioria dos componentes não-protéicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIPÍDIOS LIPÍDIOS. LIPÍDIOS LIPÍDIOS O que são? O que são? Gorduras, óleos, algumas vitaminas e hormônios, e a maioria dos componentes não-protéicos."— Transcrição da apresentação:

1 LIPÍDIOS LIPÍDIOS

2 LIPÍDIOS

3 LIPÍDIOS O que são? O que são? Gorduras, óleos, algumas vitaminas e hormônios, e a maioria dos componentes não-protéicos das membranas Gorduras, óleos, algumas vitaminas e hormônios, e a maioria dos componentes não-protéicos das membranas São biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio.

4 LIPÍDIOS São formadas pela união de dois tipos de substâncias orgânicas: ácidos graxos e álcool formando um éster. São formadas pela união de dois tipos de substâncias orgânicas: ácidos graxos e álcool formando um éster.

5 LIPÍDIOS Função: * Reserva energética; * Estrutural; * Proteção; * Vitaminica; * Hormonal.

6 LIPÍDIOS Função: Função: * Isolameno térmico; *Amortecedor; * Impermebializante.

7 LIPÍDIOS

8 LIPÍDIOS Classificação ! Ácidos graxos ! Triacilgliceróis ! Glicerofosfolipídeos ! Esfingolipídeos ! Esteróides ! Outros lipídeos

9 Ácidos graxos São moléculas resultantes da união de três ácidos graxos com uma molécula de um álcool chamado glicerol, perdendo água. Essa ligação recebe o nome de reação de esterificação, são exemplos de glicerídeos. ÓLEOS X GORDURAS

10 Ácidos graxos Óleos: encontrados principalmente nos vegetais, especialmente em sementes(soja, de algodão, de amendoim, de milho, de girassol e de arroz). Óleos: encontrados principalmente nos vegetais, especialmente em sementes(soja, de algodão, de amendoim, de milho, de girassol e de arroz). Gorduras: abundantes nos animais acumulando-se principalmente em células adiposas. Gorduras: abundantes nos animais acumulando-se principalmente em células adiposas.

11 Ácidos graxos São ácidos carboxílicos com grupos laterais de longas cadeias de São ácidos carboxílicos com grupos laterais de longas cadeias de hidrocarbonetos ( animais superiores e plantas) hidrocarbonetos ( animais superiores e plantas) Mais da metade dos ácidos graxos são insaturados. Mais da metade dos ácidos graxos são insaturados. (- CH = CH – CH2 – CH = CH – )

12 Triacilgliceróis ! São triésteres de glicerol com ácidos graxos ! São triésteres de glicerol com ácidos graxos ! Gorduras e óleos de plantas e animais consistem em misturas de triacilgliceróis ! Gorduras e óleos de plantas e animais consistem em misturas de triacilgliceróis Em animais, faz a reserva de energia Em animais, faz a reserva de energia metabólica metabólica ! Diferem pela posição dos 3 resíduos de ácidos graxos ! Diferem pela posição dos 3 resíduos de ácidos graxos

13 Glicerofosfolipídeos ou fosfoglicerídeos ! Principal componente lipídico das membranas biológicas ! Principal componente lipídico das membranas biológicas ! Consiste de glicerol-3-fosfato ! Consiste de glicerol-3-fosfato C1 e C2 são esterificados com ácidos graxos C1 e C2 são esterificados com ácidos graxos O grupo fosforil é ligado a outro grupo A O grupo fosforil é ligado a outro grupo A

14 Fosfolipídeos São lipídios que apresentam uma molécula de glicerol ligada a dois ácidos graxos e um ácido fosfórico, ligado, por sua vez a outro álcool, que pode ser, por exemplo, a colina e o inusitol. Os fosfolipídios são encontrados nas membranas celulares. Exemplos de fosfolipídios são a lecitina e a cefalina. São lipídios que apresentam uma molécula de glicerol ligada a dois ácidos graxos e um ácido fosfórico, ligado, por sua vez a outro álcool, que pode ser, por exemplo, a colina e o inusitol. Os fosfolipídios são encontrados nas membranas celulares. Exemplos de fosfolipídios são a lecitina e a cefalina.

15 Esfingolipídeos Componentes importantes da membrana celular Componentes importantes da membrana celular ! A maioria é derivada do aminoálcool C18 esfingosina ! A maioria é derivada do aminoálcool C18 esfingosina ! Os ácidos graxos N-acil da esfingosina são conhecidos como ceramidas ! Os ácidos graxos N-acil da esfingosina são conhecidos como ceramidas

16 Esteróides São moléculas resultantes da esterificação de ácidos graxos e um álcool chamado colesterol ou outro álcool chamado ergosterol. O colesterol é um álcool que, associada a molécula de ácido graxo, origina o éster de colesteril. O colesterol pode ser encontrado livre na membrana plasmática das células animais, não sendo encontrado nas células vegetais. Ex.: hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona); os ácidos biliares que auxiliam a digestão das gorduras, o hormônio aldosterona, assim como a vitamina D produzida pela decomposição do ergosterol, pela ação dos raios ultravioletas do sol(raquitismo). São moléculas resultantes da esterificação de ácidos graxos e um álcool chamado colesterol ou outro álcool chamado ergosterol. O colesterol é um álcool que, associada a molécula de ácido graxo, origina o éster de colesteril. O colesterol pode ser encontrado livre na membrana plasmática das células animais, não sendo encontrado nas células vegetais. Ex.: hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona); os ácidos biliares que auxiliam a digestão das gorduras, o hormônio aldosterona, assim como a vitamina D produzida pela decomposição do ergosterol, pela ação dos raios ultravioletas do sol(raquitismo).

17 Esteróides O colesterol circula pelo sangue unids a proteínas, formando lipoproteínas (HDL e LDL). O colesterol circula pelo sangue unids a proteínas, formando lipoproteínas (HDL e LDL). HDL: Proteína de alta densidade; é conhecida como bom colesterol porque retira e elimina a gordura do sangue. HDL: Proteína de alta densidade; é conhecida como bom colesterol porque retira e elimina a gordura do sangue. LDL: Proteína de baixa densidade; é conhecida como mau colesterol, por fazer o papel inverso, ou seja, traz de volta a gordura para o sangue. LDL: Proteína de baixa densidade; é conhecida como mau colesterol, por fazer o papel inverso, ou seja, traz de volta a gordura para o sangue.

18 Esteróides

19 Carotenóides São lipídios encontrados nos plastos vegetais, que possuem na sua composição pigmentos, dando a estes, cores variadas como vermelhos, amarelos pardos, etc. São lipídios encontrados nos plastos vegetais, que possuem na sua composição pigmentos, dando a estes, cores variadas como vermelhos, amarelos pardos, etc.


Carregar ppt "LIPÍDIOS LIPÍDIOS. LIPÍDIOS LIPÍDIOS O que são? O que são? Gorduras, óleos, algumas vitaminas e hormônios, e a maioria dos componentes não-protéicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google