A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Preço e Outros Custos do Serviço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Preço e Outros Custos do Serviço"— Transcrição da apresentação:

1 O Preço e Outros Custos do Serviço
GESTÃO DE SERVIÇOS O Preço e Outros Custos do Serviço

2 O Composto de Marketing para Serviços: Preço
Slide 11-5 O Composto de Marketing para Serviços: Preço Pedágio: rodovias Ingresso: jardim zoológico, museu, cinema Aluguel: locadores Frete: transportadoras Taxa de Serviço: bancos Mensalidade: universidades Honorários: profissionais liberais Título: clubes Comissão: corretores Diária: hotéis Tarifa: serviços públicos de abastecimento

3 Determinando o Custo Total de um Serviço
Custos de Procura* Preço de Compra Custos Monetários Despesas Custos de Compra e Uso eventuais Custos Temporais Custos Físicos Custos Psicológicos Custos Sensoriais Acompanhamento necessário Custos Posteriores* Solução de problemas * Inclui as cinco categorias de custos

4 CUSTOS CUSTOS FIXOS Custos econômicos nos quais um fornecedor continuaria a incorrer mesmo que nenhum serviço fosse vendido. Tendem a incluir: Aluguel; Depreciação; Serviços públicos de abastecimento; Taxas; Seguros; Salários; Previdência Social; Pró-labore.

5 CUSTOS CUSTOS VARIÁVEIS
Custos econômicos associados ao atendimento de um cliente adicional, tal como: Realização de uma transação bancária; Venda de uma poltrona em um trem/teatro; Atendimento de um hóspede extra para um pernoite em um hotel; Realização de mais um trabalho de reparo; CUSTOS SEMIVARIÁVEIS Representam despesas que se elevam ou decrescem de maneira gradativa à medida que aumenta ou diminui o volume de negócios. Ex.: Vôo extra p/atender demanda maior em uma rota específica. Contratação de funcionário para trabalhar em restaurante em fins de semana de muito movimento.

6 RMg = Variação RT/Variação Q
RECEITA Receita Total: quantia total de dinheiro recebida pela venda de todas as unidades de um produto. RT = P x Q Receita Média: quantia média de dinheiro recebida pela venda de uma unidade de um produto. RMe = RT/Q Receita Marginal: mudança na receita total que resulta da venda de unidades adicionais de um produto. RMg = Variação RT/Variação Q

7 LUCRO Diferença positiva entre receitas totais e custos totais.
Lucro = Receitas totais – Custos totais; Lucro = (Nº Unidades x Preço p/unidade) - CT Em que nível de vendas (e preço) a organização conseguirá o maior lucro?

8 Valor Líquido = (Benefícios – Custos)
Tempo esforço Benefícios Percebidos Custos Percebidos

9 O Tripé dos Preços Estratégia de preços Competição Custos Valor para
o cliente

10 Bases Alternativas para a Precificação
Orientação pela Receita Busca de Lucro - maximizar o excedente ou alcançar a meta Cobrir custos Custos integralmente alocados; Custos de fornecer um determinado serviço; Custos progressivos de uma venda extra. Orientação pela capacidade Variar preços para equilibrar a demanda e a oferta. Orientação pela Demanda Maximizar a demanda para atingir uma meta de receita; Reconhecer diferenças de capacidade de pagamento nos segmentos; Oferecer métodos de pagamento que aumentem a probabilidade de compra.

11 Elasticidade de Preço Preço por unidade de serviço
Di De De Di Quantidade de Unidades Demandadas De : A demanda é elástica ao preço. Pequenas mudanças no preço resultam em grandes mudanças na demanda Di : A demanda para o serviço é inelástica ao preço. Grandes mudanças no preço têm pequeno impacto na demanda.

12 Questões Sobre Preços Quanto cobrar? Qual a base dos preços?
Quem deve cobrar? Onde o pagamento deve ser efetuado? Quando deve ser efetuado o pagamento? Como o pagamento deve ser efetuado? Como comunicar os preços?


Carregar ppt "O Preço e Outros Custos do Serviço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google