A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema"— Transcrição da apresentação:

1 Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema

2 Incêndio Florestal :É o fogo sem controle,que incide sobre qualquer forma de vegetação,podendo ser provocado,pelo homem ou causas naturais. Os incêndios florestais se comportam de acordo com o ambiente que se desenvolvem.

3 Para iniciá-lo são indispensável três elementos básicos: combustível, ar e calor. Sem um desses três elementos não há fogo.

4 De modo geral,podemos dizer que o homem é o principal causador dos incêndios florestais,porque a maioria deles são iniciados em decorrência de algum tipo de atividade humana Existem também os incêndios causados por fenômenos naturais,porem eles são mínimos.

5 As causas mais freqüentes dos incêndios florestais são:
Práticas agropastoris; Incêndios intencionais; Linhas elétricas; Ferrovias; Cigarros; Descargas elétricas (causa natural).

6 Tipos de incêndios florestais
É possível identificar três tipos de incêndios florestais: Incêndios de superfície: são caracterizados pela queima da vegetação morta e rasteira(são os mais comuns no Brasil) Incêndios de copa:são aqueles que ocorrem nas copas das árvore,na presença de ventos fortes. Incêndios subterrâneos: são incêndios que se propagam de baixo da superfície terrestre,alimentados por matéria orgânica seca,raízes e turfas.

7 Fatores que influenciam no comportamento do incêndio:
Os combustíveis florestais :são materiais disponíveis no meio ambiente,que podem entrar em ignição e queimar; Os fatores climáticos :são determinantes no comportamento do incêndio (Ex:vento,umidade do ar,temperatura.) As características topográficas :são as características do terreno onde o fogo ocorre.

8 O fogo é uma reação caracterizada pelo desprendimento de luz e calor, afetando diretamente:
A vegetação O ar O solo A água A vida silvestre A saúde pública A economia.

9 Os incêndios florestais constituem um dos fatores mais importantes na redução de bosques e florestas no mundo, acarretando: destruição da cobertura vegetal destruição de húmus e morte de microorganismos destruição da fauna silvestre, especialmente animais jovens aumento de pragas no meio ambiente eliminação de sementes em estado de latência

10 debilitação de árvores jovens suscetíveis a pragas e doenças
perda de nutrientes do solo ressecamento do solo destruição de belezas cênicas naturais aceleração do processo de erosão assoreamento de rios, lagos e lagoas Poluição do ar,provocando problemas respiratórios,principalmente em crianças e idosos Contribui para o aquecimento global

11

12 os incêndios provocados pela ação do homem têm sido um perigo constante, pois o fogo é um poderoso instrumento e agente de transformação da floresta. Qualquer que seja o seu propósito, o fogo espalha materiais combustíveis pelo solo; aumenta, consideravelmente, a quantidade de biomassa inflamável no ambiente e os perigos de destruição da flora e da fauna nativa, além de promover o aquecimento do planeta.

13 Fontes consultadas:


Carregar ppt "Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google