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2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente

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Apresentação em tema: "2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente"— Transcrição da apresentação:

1 2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
- G. Mendel procurou analisar a transmissão de duas ou mais características ao mesmo tempo (no mesmo cruzamento). EXPERIMENTO - Cor da semente (verde ou amarela) - Forma da semente (lisa ou rugosa)

2 Linhagens Puras - amarelas lisas X verdes rugosas
VVRR vvrr F % amarelas lisas VvRr (Autofecundação) F Amarelas lisas* 315 Amarelas rugosas** 101 Verde lisas** 108 Verde rugosas* 32 / 556 * - fenótipos parentais ** - fenótipos novos

3 Conclusão Havia independência na transmissão dos genes. O caráter cor da semente transmitiu-se à geração subseqüente independentemente da transmissão do caráter forma da semente. Ambos não estariam “ligados”.

4 Modelo teórico Mendel - propôs um modelo teórico para interpretar os resultados. Se os genes para cor e forma se segregam independentemente, as plantas podem formar todos os tipos (quatro) de gametas em iguais proporções. F % amarelas lisas (VvRr) Produz gametas VR, Vr, vR, vr. Logo, deverá haver 16 tipos de encontros de gametas possíveis

5 Gametas  /  VR Vr vR vr VR VVRR VVRr VvRR VvRr ama./lisa ama./lisa ama./lisa ama./lisa Vr VVRr VVrr VvRr Vvrr ama./lisa ama./rugo. ama./lisa ama./rugo. vR VvRR VvRr vvRR vvRr ama./lisa ama./lisa verd./lisa verd./lisa vr VvRr Vvrr vvRr vvrr ama./lisa ama./rugo. verd./lisa verd./rugo.

6 Proporções *** No cruzamento de dois indivíduos dihíbridos que obedecem à 2a. Lei de Mendel a proporção fenotípica esperada é de: 9/16 - amarela/lisa (dominante/dominante) 3/16 amarela/rugosa (dominante/recessiva) 3/16 verde/lisa (recessiva/dominante) 1/16 verde/rugosa (recessiva/recessiva)

7 Enunciado da 2a. lei Lei da segregação Independente
Genes para dois ou mais caracteres são transmitidos aos gametas de modo independente um em relação ao outro, formando todas as combinações gaméticas possíveis, com probabilidades iguais. A lei da segregação independente  Válida quando os genes estiverem situados em pares de cromossomos não homólogos (metáfase I – Meiose).

8 Produção de Gametas Tipos de gametas - Como achar tipos de gametas de indivíduos triíbridos, diíbridos, poliíbridos sem cometer erros? Método das chaves ou aberturas Número de tipos de gametas Exemplo: AaBb No. de tipos de gametas = 2n, n=no. de pares heterozigotos

9 Número de genótipos - decompor o poliibrido e analisar cada caráter em separado. Encontra-se o número de genótipos para cada caráter e efetua-se o produto dos números encontrados. AaBb x AaBb  9 genótipos Número de fenótipos - decompor o poliibrido e analisar cada fenótipo em separado. Efetua-se o produto dos números encontrados. Amarela, lisa x verde, rugosa AaBb x aabb  4 Fenótipos Número de combinações gaméticas (ou genotípicas) - determina-se o número de gametas que cada indivíduo produz e multiplica-se os dois números obtidos. AaBb x AaBb  (22) 4 x (22) 4 = 16

10 Probabilidades (duas ou + características)
Quadro  não aconselhável (erros, confusos, dificuldade alta) Casos independentes de 1a. Lei de Mendel  Aplica-se em seguida a regra do “e” (multiplicação). Exemplo: AaBb x AaBb P (?) - aabb  1/2 e (x) 1/4 = 1/16

11 Quando a segunda lei não é Válida (Ligação fatorial/Linkage) e mapeamento cromossômico
Genes para as diferentes características no mesmo par de homólogos. Genes para diferentes características estão no mesmo par de homólogos ou em cromossomos diferentes ?  Tipos e proporções dos gametas do heterozigoto.

12 AaBb  AB(25%) Ab(25%) aB(25%) ab(25%) -
* cromossomos diferentes. Genes não estão ligados. Obedecem à 2a. Lei de Mendel. AaBb  AB(45%) Ab(5%) aB(5%) ab(45%) * mesmo par de homólogos. Genes em Linkage. Ocorreu crossing-over (quebra o linkage). AaBb  AB(50%) ab(50%). * mesmo par de homólogos. Genes em Linkage total. Não ocorreu crossing-over.

13 COMO SABER SE OS GENES ESTÃO LIGADOS OU OBEDECEM À SEGUNDA LEI DE MENDEL ?
Faça um cruzamento teste (cruzar com duplo recessivo) e analise os resultados da geração seguinte. Isso lhe possibilitará saber se os genes estão ou não “ligados”. Exemplo: A  asa longa, aa  asa curta; B  olho vermelho, bb  olho branco longa, vermelho (AABB) X curta, branco (aabb) F1  100% asa longa e olho vermelho (AaBb)

14 Os Genes a e b estão ligados ?
AaBb (longa, vermelho) x aabb (curta branco)  AB, Ab, aB e ab  ab 48% - longa, vermelho AaBb 48% - curta branco aabb 2% - longa branco Aabb 2% - curta vermelho aaBb Gametas AB e ab (48% cada); Ab e aB (2% cada)

15 Conclusão Genes estão ligados.
Gametas em maior proporção são chamados de parentais. Os de menor proporção são chamados de recombinantes.

16 Mapas Genéticos A posição e a “distância relativa” entre os genes.
Maior distância entre os genes, maior a chance de crossing-over. Convenção: 1% de gametas recombinantes equivale a uma unidade de distância (recombinação, morganídeos) entre os genes. A soma das porcentagens dos recombinantes determina a distância relativa entre os genes. Exemplo: entre A(a) e B(b) há 4 morganídeos.


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