A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS
Diretório da Pastoral Familiar 2009

2 Nossas motivações para esta formação
PÓS-MATRIMONIAL Nossas motivações para esta formação

3 DOCUMENTO DE APARECIDA
“Cremos que a «família é imagem de DEUS que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família». Na comunhão de amor das três Pessoas divinas, nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último destino.” (nº 434)

4 A PALAVRA DE DEUS “Pedimo-vos, irmãos: chamai a atenção dos que levam vida desordenada, animai os tímidos, sustentai os fracos, sede pacientes para com todos.” 1 Tes. 5, 14

5 ANIMAI-VOS! Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós. (...)Sabemos que toda a criação, até o presente, está gemendo como que em dores de parto, e não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito (...).

6 ANIMAI-VOS! Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. (cf. Rom. 8, 18-30)

7 INTRODUÇÃO AOS SETORES
“CHOVENDO NO MOLHADO?” INTRODUÇÃO AOS SETORES

8 O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores:
INTRODUÇÃO O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

9 QUAL GRÁFICO MELHOR REPRESENTA O TRABALHO?
PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL 1) CONTINUIDADE PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL 2) PARALELISMO PRÉ MATRIM PÓS CÍCLICO 3)

10 O GRÁFICO QUE MELHOR REPRESENTA...
...é uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PÓS PRÉ PARALELISMO CONTINUIDADE

11 Pós-matrimonial EXEMPLIFICANDO Recém-casados A educação dos filhos
Ação transformadora Gestação Formação Pós-matrimonial

12 Infância e adolescência
PRÉ X PÓS Infância e adolescência Dia do casamento Gestação 1ª infância Namoro e noivado Recém-casados A educação dos filhos Ação transformadora Gestação Formação

13 “EXISTE VIDA INTELIGENTE APÓS O CASAMENTO!”
O pós-matrimOniAL

14 PREMISSA DO TRABALHO Organizar o trabalho com os CASAIS antes e depois da chegada dos filhos. Quanto mais cedo começar, melhor. Fazê-los abrirem-se para a realidade espiritual e também social, a fim de que sejam agentes transformadores.

15 PREMISSA DO TRABALHO Preparar o homem e a mulher para serem pais e mães responsáveis por: Educar os filhos na fé; Educar e ensinar aos filhos os princípios norteadores da vida, principalmente sobre a justiça, a moral e a sexualidade Preparar os filhos para a vida futura e para ouvir o chamado vocacional.

16 PREMISSA DO TRABALHO Organizar as famílias para que possam dar uma resposta rápida e firme às questões que surgem no mundo atual. Para isso é necessário: Palestras, Formações permanentes, Organização de grupos de estudo e círculos, Associações de famílias, Entre outros.

17 PREMISSA DO TRABALHO Organizar as famílias da comunidade alertando-as para uma preocupação comum sobre todos os lares que compõem a grande família dos filhos de Deus – a Igreja. Trabalhar com a visitação das famílias com o objetivo de aproximá-las de Deus e da Comunidade.

18 Em todo momento de suas vidas.
RESUMINDO O trabalho com o Pós-matrimônio consiste em conscientizar os casais da importância de sua ação na vida social como um todo: Na Igreja; No local onde moram; No trabalho; No local onde estudam; Em todo momento de suas vidas.

19 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
“Tem a responsabilidade de promover a formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária. Utiliza-se, para isso, de recursos diversos: Contatos individuais, Organização de eventos festivos Cursos, Ciclos de conferências, Encontros de reflexão e de trabalho, Grupos de estudo e apoio para a vida em família, Etc.” (DPF, 464)

20 O QUE FAZER NO SETOR PÓS-MATRIMONIAL?
Visão pastoral, prática e subsídios

21 PÓS-MATRIMONIAL É AÇÃO CONTÍNUA
“Estimular projetos que promovam famílias evangelizadas e evangelizadoras” DA nº 437 item b, “Estabelecer programas de formação, atenção e acompanhamento para a paternidade e maternidade responsáveis.” DA nº 437 item g,

22 Subsídio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF)
GESTAÇÃO Subsídio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) Preparação Contínua, que prepara os pais para receber o filho(a) com amor, como dom de Deus, alertando-os para diversos aspectos da vida futura da criança.

23 GESTAÇÃO Objetivo: cuidar da “educação dos pais ou futuros pais, para que eles venham a cumprir bem a sua missão dentro da família”. 4 Capítulos Preparação Remota ao Matrimônio Setor “Vida” – Mães gestantes e pais Encontros de preparação à gestação e vida Composto de 9 encontros Um para cada mês da gestação Celebração da vida

24 Nesses encontros ressaltar:
EDUCAÇÃO DOS FILHOS Encontros para orientação dos pais, com o auxílio de outras pastorais como a Catequese, Pastoral da Juventude, etc. Nesses encontros ressaltar: Importância da educação religiosa dos filhos; Questão da importância da afetividade; Questão da sexualidade como forma de expressão do ser humano total e não apenas reduzindo a pessoa à uma sexualidade banal e sem sentido.

25 Formação de agentes Preparar constantemente os agentes para poderem agir efetivamente junto às famílias e às comunidades. A preparação deve seguir, preferencialmente, os subsídio existentes na Igreja, que são vários.

26 OS RECÉM-CASADOS O acompanhamento dos recém-casados inicia com a acolhida da equipe de preparação de noivos; “Estatísticas indicam que a maior parte dos divórcios ocorre na primeira década do casamento. Esse fato exige que a Pastoral Familiar acompanhe os casais especialmente nessa fase do seu desenvolvimento matrimonial.” DPF nº 279

27 ACOMPANHAMENTO PÓS-MATRIMONIAL
Os ENCONTROS PARA NOVOS CASAIS – Revista Família Cristã; Uma idéia para poder acompanhar os recém-casados durante 2 anos; Auxílio para os agentes do SETOR PÓS-MATRIMONIAL;

28 ACOMPANHAMENTO PÓS-MATRIMÔNIO
VEREMOS ISSO MAIS TARDE!

29 FINALIZANDO “A família cristã está fundada no sacramento do matrimônio entre um homem e uma mulher, sinal do amor de DEUS pela humanidade e da entrega de Cristo por sua esposa, a Igreja.” DA nº 433

30 FINALIZANDO “Visto que a família é o valor mais querido por nossos povos, cremos que se deve assumir a preocupação por ela como um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora da Igreja. Em toda diocese se requer uma pastoral familiar ‘intensa e vigorosa’ para proclamar o evangelho da família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados.” DA nº 435


Carregar ppt "SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google