A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética quantitativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética quantitativa"— Transcrição da apresentação:

1 Genética quantitativa
Genética de características com herança complexa MODOS DE AÇÃO GÊNICA

2 A maioria das características variáveis com componentes genéticos tem variação quantitativa. (Peso, altura, índice de massa corpórea, atividade metabólica, QI, caracteres biométricos, etc.)

3 Caráter simples: Cor de flores
Codominância ou Efeito aditivo Distribuição descontínua

4 Nilson-Ehle: Experimentos com a cor do grão de trigo
2 pares de “FATORES” ( DOIS LOCOS) VV VV = Vermelho muito escuro VV Vv = Vermelho escuro VV vv = Vermelho médio Vv vv = Vermelho claro vv vv = Branco  Doses de pigmento. Outros experimentos = Peso do grão de feijão; número de grãos na espiga de milho.

5 Característica mais complexa: 3 locos com efeito aditivo (trigo)
aabbcc AABBCC AaBbCC

6 Efeitos genéticos em características quantitativas

7 Características de herança complexa: efeitos genéticos e não genéticos

8 Média e variância de uma distribuição

9 DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS
São controladas por muitos pares de genes; O efeito individual do gene sobre a característica é pequeno; Sofrem grande influência do ambiente (P = G + E); Têm distribuição fenotípica contínua; São controladas por poucos pares de genes (geralmente um); O efeito individual do gene sobre a característica é grande; Sofrem pequena ou nenhuma influência do ambiente (P = G); Têm distribuição fenotípica discreta;

10 DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS
Exemplos: Quantitativas  Pesos dos animais em diferentes idades; altura dos indivíduos; quilos de leite produzidos por dia; quilos de leite produzidos por lactação; duração da lactação; quilos de mel produzidos; peso dos ovos; conversão alimentar... Qualitativas  Cor da pelagem; cor da plumagem (algumas raças); tipo de proteína do leite; grupo sangüíneo...

11 DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS
Caracteres de limiar ou merísticos: São aqueles caracteres com distribuição discreta, mas que têm herança multifatorial. Ex: número de filhotes por ninhada; número de ovos por ciclo de postura; resistência às doenças...

12 Pergunta: Se duas populações têm médias fenotípicas diferentes, a causa tem natureza genética ou ambiental? Nature vs. Nurture (Natureza ou criação?) Como saber?

13 A variação é genética ou ambiental?
Cultive indivíduos de populações com diferentes médias fenotípicas em um mesmo ambiente Cultive indivíduos com o mesmo genótipo em diferentes condições.

14 Efeitos genéticos e não genéticos em caracteres quantitativos
Expressos em termos de variância genética e não genética

15 Tipos de variância Variância fenotípica: é a variância total da população. Inclui efeitos genéticos e não genéticos. Variância genotípica: é a variância que é devida às diferenças genotípicas existente entre os indivíduos da população. Exclui a variação causada por fatores ambeintais.

16 Variância fenotípica Var = 61 cm2 Média = 1,72 m
Variância Variância Variância Fenotípica Genotípica Ambiental VP = VG VE

17 O que significam “Variância aditiva” e “Variância de dominância”?
Variância Variância Variância fenotípica genotípica ambiental VP = VG VE Variância genética = Variância aditiva + Variância de dominância + Variância de epistasia VG = VA VD Vi VP = VA VD V i + VE O que significam “Variância aditiva” e “Variância de dominância”?

18 Valores genotípicos AA Aa aa 33,7 21,5 17,4
São as médias dos valores fenotípicos de cada classe genotípica: Por exemplo, se uma amostra populacional foi separada em três classes genotípicas, AA, Aa e aa, As médias dos valores fenotípicos de cada genótipo será o seu valor genotípico: AA Aa aa 33,7 21,5 17,4

19 Efeito aditivo AA Aa aa O valor genotípico do heterozigoto é a média dos valores genotípicos dos homozigotos. Cada alelo “a” adiciona um valor constante, daí o nome.

20 AÇÃO GÊNICA ADITIVA Supondo: A = 5; a = 3 Teremos: Genótipo aa Aa AA
Valor genotipico 6 8 10

21 A parte da variância genotípica explicada pela regressão dos valores genotípicos sobre o número de alelos favoráveis no genótipo é denominada VARIÂNCIA ADITIVA (2A). Neste tipo de ação gênica, pelo fenótipo podemos avaliar o valor do indivíduo como reprodutor.

22 Efeito de dominância AA Aa aa
O valor genotípico do heterozigoto é igual ao valor genotípico de um dos homozigotos. O alelo “A” domina sobre o alelo “a”, bastando haver um único “A” para a manifestação do fenótipo.

23 2) Dominância completa: Supondo: A = 5; a = 3
Desvio atribuído à dominância Teremos: Genótipo aa Aa AA Valor genotipico 6 10

24 A parte da variância genotípica explicada pelos desvios da regressão dos valores genotípicos sobre o número de alelos favoráveis no genótipo é denominada VARIÂNCIA DE DOMINÂNCIA (2D). Quando ocorre este tipo de ação gênica, pelo fenótipo NÃO podemos avaliar COM SEGURANÇA o valor do indivíduo como reprodutor, pois o heterozigoto terá o mesmo valor do homozigoto dominante.

25 Efeito parcialmente dominante
AA Aa aa Média(Aa, aa) O valor genotípico do heterozigoto está entre a média dos valores genotípicos dos homozigotos e o valor de um deles.

26 Outros “complicadores”
Epistasia = interação entre alelos de locos diferentes Pleiotropia = efeito de um loco sobre mais de um caráter

27 A parte da variância genotípica causada pelas interações entre genes não alélicos é denominada VARIÂNCIA DE EPISTASIA (2I).

28 Uma vez que o valor genotípico de um indivíduo é formado pelo conjunto de seus genes e suas interações, alélicas e não alélicas, podemos dizer que a variância genotípica será: S2G = S2A + S2D + S2I

29 S2P = S2A + S2D + S2I + S2E + {  Cov}
Portanto: S2P = S2A + S2D + S2I + S2E + {  Cov} Onde: S2P = Variância fenotípica; S2A =Variância aditiva; S2D = Variância devida à dominância; S2I = Variância devida à epistasia; S2E = Variância devida ao ambiente; { Cov} = Soma das diferentes covariâncias;


Carregar ppt "Genética quantitativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google