A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como."— Transcrição da apresentação:

1 É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como se modifica com o aprendizado, como gera a mente, os pensamentos e as emoções. Como os interesses da neurociência são vastos, muitas abordagens são utilizadas: biologia molecular, genética, biologia celular, biofísica, engenharia, matemática e filosofia são todas úteis, cada uma à sua maneira, para estudar o sistema nervoso NEUROCIÊNCIA

2 (O cérebro vai à escola: a experiência do projeto NeuroEduca)
Se educar é promover a aquisição de novos comportamentos e os comportamentos resultam do funcionamento do cérebro, poder-se-ia concluir que o conhecimento das bases neurobiológicas do processo ensino-aprendizagem seria fundamental na formação do educador. (O cérebro vai à escola: a experiência do projeto NeuroEduca)

3 Pode-se afirmar ser possível conhecer uma pessoa, ou explicá-la, apenas em termos moleculares, ou fisiológicos, ou quânticos, sem incluir os seus aspectos sociais e interacionais? (Campos)

4 Estrutural Estrutural Estrutural NEUROCIÊNCIA Cognitivo
Sistema nervoso central Cérebro Cerebelo Medula espinhal Neurônios Estrutural Cérebro Cerebelo Medula espinhal Neurônios Sistema nervoso central Estrutural NEUROCIÊNCIA Estudo científico do cérebro e do sistema nervoso “Convergência” de muitas tecnologias Memória Inteligência Aprendizagem Cognitivo

5 Aspectos Biológicos O cérebro controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração. Aceita milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) controla nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, ficarmos em pé ou sentarmos, nos deixa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções. Todas essas tarefas são coordenadas, controladas e reguladas por um órgão que tem mais ou menos o tamanho de uma pequena couve-flor O cérebro humano é dividido em dois hemisférios, cada um com quatro lobos diferentes, todos funcionando juntos para criar, controlar e regular a fala, os movimentos, as emoções e um bilhão de outras subfunções. O lobo frontal é a seção responsável pelas habilidades motoras, como o movimento e a fala, e pelas funções cognitivas, como planejamento e organização. (Freudenrich)

6 “ ... a aprendizagem é um processo mental que envolve o processamento de informação e a sua passagem da memória de curto prazo para a de longo prazo. Neste processo, o conhecimento prévio do aluno e a construção de sentido tem um papel determinante em toda a aprendizagem. “O que cada um é capaz de aprender num dado momento depende em grande parte daquilo que ele já sabe”. (Doolittle, 2002, p. 2). “ ... a aprendizagem é um processo mental que envolve o processamento de informação e a sua passagem da memória de curto prazo para a de longo prazo. Neste processo, o conhecimento prévio do aluno e a construção de sentido tem um papel determinante em toda a aprendizagem. “O que cada um é capaz de aprender num dado momento depende em grande parte daquilo que ele já sabe”. (Doolittle, 2002, p. 2).

7 Estrutural Estrutural NEUROCIÊNCIA Cognitivo Cognitivo
Sistema nervoso central Cérebro Cerebelo Medula espinhal Neurônios Estrutural NEUROCIÊNCIA Estudo científico do cérebro e do sistema nervoso “Convergência” de muitas tecnologias Cognitivo Memória Inteligência Aprendizagem Memória Inteligência Aprendizagem Cognitivo

8 Neurociência Cognitiva
Pode ser definida como o estudo de como a cognição e a emoção são implementadas no cérebro , procurando ser uma ponte entre Mente e Cérebro, e objetiva estudar as representações neurais dos atos mentais. Kandel et al classifica cinco abordagens : 1) Estabelecer a correlação entre células individuais específicas e determinados comportamentos, para isso usou-se a observação de atividade individual dos neurônios de animais não anestesiados e sem restrição física; 2) Correlacionar padrões de disparo em células individuais, em regiões específicas, com processos cognitivos superiores, como atenção e tomada de decisão. Estudo esse feito em macacos; 3) Estudo em pacientes com lesões encefálicas que interem no comportamento; 4) Uso de imagens radiológicas e tomografias; 5) Uso de ciência computacional para modelagem da atividade neuronal.


Carregar ppt "É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google