A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índia."— Transcrição da apresentação:

1 Índia

2 HINDUÍSMO

3

4 Pirâmide Social - HINDU
A casta mais pura, formada pelos líderes espirituais, ou seja, SACERDOTES Brâmanes Políticos e guerreiros Xátrias Comerciantes, Artesãos, mercadores e camponeses Vaícias Trabalhadores menos qualificados e servos Sudras Párias – os sem casta, os impuros, que só trabalhavam com lixo

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Divindades: Brhama Vishnu Shiva

16 Brahma: é princípio de tudo, criador do universo e “alma do mundo”.

17 Vishnu: é o Deus bom e misericordioso, salvador.

18 Shiva: é o Deus da Guerra e também da fecundidade.

19 Crenças Quem faz o bem renasce num ser mais nobre.
O destino do homem depende de seu próprio esforço. A realidade social é determinada pelo karma. A salvação consiste na liberação desse ciclo e na fusão final com Deus. Não há condenação eterna.

20 Karma - lei de ação e reação.
Para toda ação tomada pelo ser humano, este pode esperar uma reação. Se praticou o mal, então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem, então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. O carma está vinculado ao processo reencarnatório. É a sucessão das vidas que produz o encadeamento de causas e efeitos característicos da vivência ordinária. Assim, cada existência será mais ou menos feliz, mais ou menos desgraçada, em função dos atos que praticamos em vidas anteriores.

21 O Carma está dividido em vários tipos:
INDIVIDUAL: quando é aplicado especificamente a uma pessoa. Por exemplo no caso de uma doença. Mas nem todo sofrimento ou acontecimento ruim é cármico, pois devido a nossa inconsciência podemos causar diretamente nosso sofrimento. FAMILIAR: quando é aplicado de tal forma que afeta toda uma família. Se um membro da família é viciado em drogas. Isto traz sofrimento para todos ao redor. REGIONAL: quando é aplicado em determinada região. As secas, enchentes ou outras adversidades climáticas que ocorrem em determinados lugares é considerado um carma regional.

22 NACIONAL: É uma ampliação do carma regional estendido a nível nacional, ou seja atingindo toda uma nação. Temos o exemplo de países que são assolados pela guerra, ditaduras, misérias, desastres naturais. MUNDIAL: Quando é aplicado a toda humanidade. Temos o exemplo das guerras mundiais, atualmente vemos os problemas econômicos mundiais, iminência de guerra nuclear, grandes desastres naturais. KATÂNCIA: É o carma mais rigoroso, que é aplicado aos Mestres, que apesar de suas inúmeras perfeições, podem cometer erros gravíssimos e serem penalizados. KAMADURO: Tipo de carma aplicado a erros graves, assassinatos, emboscadas, torturas, etc. Esse tipo de karma não é negociável e quando é aplicado vai inevitavelmente até as suas conseqüências finais.

23 FORMAS DE AMENIZAR O SOFRIMENTO
Ao invés de reclamarmos, protestarmos por estarmos em dificuldades, ou por estarmos doentes, ou das pessoas que nos caluniam, devemos sim procurar ajudar aos demais, a ver o ponto de visto alheio, dar medicamentos aos que não podem comprá-los, levar ao médico os que não podem ir, e abandonar de uma vez a calúnia, as intrigas, as reclamações, etc, etc. Conforme vamos eliminando nossos próprios defeitos o carma referente a tal ou qual defeito vai sendo perdoado. Isto é a misericórdia. Nunca devemos protestar contra nossa situação cármica, pois isso só vem a agravá-la. O carma é uma medicina que nos aplicam para que vejamos nossos maiores defeitos (a causa de nosso sofrimento), para que então passemos a eliminá-los através da morte mística.

24 DHARMA Dharma - campo de ações purificadoras. Não-avidez, não-ódio e não-ilusão. Três pilares do Dharma 1 – Generosidade; 2 - Abstenção moral. Isso significa seguir os cinco preceitos básicos: não matar, não roubar, não cometer desregramento sexual, não utilizar discurso errado e não utilizar tóxicos que turvam a mente e a tornam embaraçada. 3 – Meditação.

25 TRÊS VIAS DE SALVAÇÃO 1 – Via do sacrifício – agir de maneira correta;
2 - Via da compreensão ou do conhecimento – unidade entre atmã (alma humana) e Brahman; 3 - Via da devoção.

26 ETAPAS DA VIDA 1 – Iniciação – do nascimento até a juventude;
2 – Vida de família; 3 – Vida monástica - afastamento do mundo; 4 – Vida asceta – mendigo peregrino.

27 OS TEMPLOS

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40


Carregar ppt "Índia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google