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_PROPAGANDA DE RP Propaganda Institucional. PP de RP Compra de tempo / espaço. Paga PP - estimular a mudança da opinião – princípios do sec. XX Ivy Lee.

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1 _PROPAGANDA DE RP Propaganda Institucional

2 PP de RP Compra de tempo / espaço. Paga PP - estimular a mudança da opinião – princípios do sec. XX Ivy Lee – pg. Inteira jornais Colorado 1914 – greve do petróleo/ferro – Rockefeller. 1ª Guerra Mundial – 2 Guerra mundial + (empresas EUA, informar, mudar de opinião)

3 PP de RP Hoje é um instrumento básico de execução. Propósito Preencher as necessidades legítimas da empresa, diferentes daquelas de vender. Permite à empresa contar sua história com próprias palavras (diferente da imprensa), no momento que quiser e para o público que escolher. (Johnnie Walker) Rádio, TV, revista, jornal, cinema, outdoor, net etc...

4 OBJETIVO DO USO DE PP de RP A) Assegurar a aceitação de uma organização junto ao público geral. (Coca, Vale) Informação, recursos, política, identidade. Predispor atitude mais favorável das pessoas Confiança benefícios. Quais?

5 OBJETIVO DO USO DE PP de RP B) Dissipar falsas impressões ou corrigir concepções. Atividades mal interpretadas, ideias errôneas prejudica conceito. Informações para esclarecer. Ex. Globo X SBT Não há um segundo lugar, não existe vice-liderança. (...) A Rede Globo é líder os sete dias da semana, em todas as faixas etárias, em todo o Brasil, há anos e anos.

6 OBJETIVO DO USO DE PP de RP C) Obter aceitação do público para uma indústria. Preconceitos, restrições B2B. Ex. Cubatão busca por soluções Anúncios sobre iniciativas de bem-estar para sociedade – modificaram atitudes negativas e uma maior aceitação das indústrias no local.

7 OBJETIVO DO USO DE PP de RP D) Informar fornecedores para obter uma cooperação. Dependência dos fornecedores (matéria-prima). Boas relações entre indústria/fornecedores. Ex. Automóveis / Livros Editora Abril programa de valorização fornecedor. Torna público pela PP – reconhecimento – espírito de sociedade.

8 OBJETIVO DO USO DE PP de RP E) Estimular o interesse dos acionistas e obter sua compreensão e confiança. Propaganda legal – obrigatória - S/A. Balancetes, atas, editais, aviso da situação financeira. Pequeno acionista avalia desempenho, saúde financeira. Segurança para um dos públicos: os investidores. Hoje: oportunidade de relações mais próximas c/ acionistas, satisfação pelos resultados.

9 OBJETIVO DO USO DE PP de RP F) Conquistar boa vontade dos moradores locais. Interesse natural da comunidade pela empresa. Devem ser atendidos por programas de RP. Meios mais eficazes: rádio, jornal. Informa comunidade sobre atividades, papel na vida R$ da região/cidade e a promoção de serviços para sociedade.

10 OBJETIVO DO USO DE PP de RP G) Criar uma atitude favorável por parte dos legisladores e funcionários do governo. Pressionar mudanças em leis errôneas ou projetos de lei. Influenciar eleitorado e, com isso, obter apoio dos políticos. Educar pessoas sobre os projetos de lei que afetam empresas de forma absurda e desnecessária. Ex: Gelatina Disputa de autoridade impede você de comer gelatina

11 OBJETIVO DO USO DE PP de RP H) Informar os distribuidores sobre as políticas e programas e obter sua cooperação. Veicular informação, cooperar com planos e política, instruir o trabalho cotidiano. Ex. Revista dirigidas aos atacadista e varejistas. Ex: Ceras Johnson (-) CFC Portanto, se você vende produtos com a marca Johnson, como Gleid, Pride, Protector ou Grand Prix, não precisa se preocupar. A Ceras Johnson há muito se preocupa por você.

12 OBJETIVO DO USO DE PP de RP I) Informar os empregados e obter sua cooperação. No caso de propaganda para cliente interno: Jornais da cidade: repercussão junto aos outros públicos locais. Revista nacional – se for mais geral. Resultados mais abrangentes. Ex. Revista Veja – Citrosuco – realizações creditadas ao público interno.

13 OBJETIVO DO USO DE PP de RP J) Servir os consumidores mediante informações úteis. Informações úteis – informa e gera atitudes favoráveis. Ex: Itaú: Uso consciente do dinheiro Tendências das empresas – canais de comunicação c/ consumidores. (SAC). Via de mão dupla. Corrige e aprimora. Rhodia, 1981, 1ª divulgar Serviço de Valorização do Cliente Você fala, a Rhodia escuta Cliente como peça importante.

14 OBJETIVO DO USO DE PP de RP J) Servir os consumidores mediante informações úteis. Informações úteis – informa e gera atitudes favoráveis. Ex: Itaú: Uso consciente do dinheiro Tendências das empresas – canais de comunicação c/ consumidores. (SAC). Via de mão dupla. Corrige e aprimora. Rhodia, 1981, 1ª divulgar Serviço de Valorização do Cliente Você fala, a Rhodia escuta Cliente como peça importante.

15 OBJETIVO DO USO DE PP de RP L) Prestar serviço público. Empresas conscientes de seu papel social – usam PP de RP para realizar ou prestar conta de seus serviços públicos. Globo: parcela dos seus intervalos para transmitir msg informativas de responsabilidade. Uma obrigação do veículo para com a sociedade – excelente retorno institucional. SOS Mata Atlântica – Interativa

16 OBJETIVO DO USO DE PP de RP M) Obter apoio da imprensa. A PP de RP também informa o profissional de JOR sobre atividades da empresa, seus planos e problemas, conquistando compreensão e maior apoio da imprensa. Ex. Revista Imprensa. Anúncios para comunicar com público formador de opinião.

17 OBJETIVO DO USO DE PP de RP N) Melhorar as relações trabalhistas. Informar a opinião pública de políticas salariais e trabalhistas da empresa. Sindicatos – também usam para explicar suas posições e impasses nas negociações, greve, comunicar decisões ao povo, minimizar efeitos de desgaste junto a ele.


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