A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomada de Decisão e Solução de Problemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomada de Decisão e Solução de Problemas"— Transcrição da apresentação:

1 Tomada de Decisão e Solução de Problemas

2 PROBLEMA Problema: O que dificulta a solução: Falta de informação
Falta de informação Medo do desconhecido Medo do passado Falta de habilidades + conhecimento Imaginação (medo do que não existe) Indecisão (conflito de valores) Falta de opções Influência externa (opiniões)

3 PROBLEMA Problema: O que dificulta a solução: COMO MUDAR
Falta de informação – criar fontes e meios que informam (ex: relatórios) Medo do desconhecido – buscar conhecer Medo do passado – aceitar o passado e mudar o significado Falta de habilidades + conhecimento - buscar (atitude) Imaginação (medo do que não existe) – controlar pensamentos Indecisão (conflito de valores) – estabelecer critérios p/ decisão Falta de opções – criar opções, pesquisar, pedir opiniões Influência externa (opiniões) – saber quem ouvir

4 ATITUDE Atitude Positiva Dar Significado Motivação Informação
“O fracasso é, simplesmente, uma oportunidade para se recomeçar de forma mais inteligente” Henry Ford

5 O SABER Competente Consciente Incompetente Consciente
Incompetente Inconsciente Competente Inconsciente

6 A HIERARQUIA DA EXCELÊNCIA
REFERÊNCIA EXCELÊNCIA (BENCHMARK) SINERGIA ( >> 2 ) COMPETÊNCIA AUTOMAÇÃO SIMPLIFICAÇÃO COMPREENSÃO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IMPLEMENTADO CONSCIÊNCIA CONTROLE CAOS INOCÊNCIA SEUS COMENTÁRIOS: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 X Conhecimento Devemos armazená-lo, para não perdê-lo!
O Conhecimento é um Objeto X O Conhecimento é um Processo Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! Devemos criar as condições adequadas para sua geração, transferência, retenção e aplicação!

8 Processo de Decisão Fato Modelo mental Valores Ação Resultado
Interpretação Ação Resultado

9 Processo de Decisão Fato Modelo mental Valores Ação Resultado
Interpretação Ação Resultado Emoção

10 Air Ação Intenção Resultado O que você fez Porque você fez
Processo de Decisão Air Ação Intenção Resultado O que você fez Porque você fez O que ocasionou Ah eu pensei que

11 O Air em Ação

12 Resolução de Problemas
RECONHECER A EXISTÊNCIA DO PROBLEMA Qual é o problema? Como deve ser (META)? Quais são os passos que devo seguir para atingir a META? De que recursos irei precisar? Informações sobre o problema (5W 2H) Quais são as alternativas? As pessoas resolvem os problemas de formas bastante diferentes. Os pacientes chegam em nosso consultório embolados em seus problemas, sem conseguir dar conta de questões básicas do dia a dia, o que piora a depressão, aumenta a ansiedade, nem sabem muitas vezes quais são os seus problemas, aonde começam, nem ao mesmo aonde querem chegar. Este é portanto um dos objetivos mais importantes no início da terapia, limpar a área, identificar problemas, resolver questões básicas que sem isso, não há como atingir as grandes metas terapêuticas. As metas precisam ser objetivas, seqüenciais e palpáveis(realistas)

13 Sentimento Mapa de Mundo
Não é a situação que determina o que sentimos e sim a leitura que fazemos dela. Sentimento

14 Sentimentos O que existe de positivo no problema? Isolar o problema (o fato em si) Focar a solução e não o problema Não fazer parte do problema e sim da solução Mudar o foco de: de quem é a culpa? Para quem pode ajudar?

15 3 Coisas sobre Problemas
Tempo Tamanho Responsabilidade

16 3 Coisas sobre Problemas
Tempo Um problema no casamento: Pensamento Dominante Meu casamento é uma merda (sempre foi?) Mudança de Pensamento Meu casamento não está bom

17 3 Coisas sobre Problemas
Tamanho Brigou com o chefe: Pensamento Dominante Meu chefe não gosta de mim -> ninguém gosta de mim Mudança de Pensamento Estou tendo um problema com meu chefe

18 3 Coisas sobre Problemas
Responsabilidade Brigou com o chefe: Pensamento Dominante A culpa é do meu chefe Mudança de Pensamento O que ele fez? Ou que eu fiz?

19 Tomada de Decisão Conceito:
Tomada de decisão "é o processo de identificar um problema específico e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo". (Stoner & Freeman) Problema é a situação que ocorre quando o estado atual das coisas é diferente do estado desejado.

20 Execução As 4 Habilidades da Execução:
Definir objetivos claros e possíveis Traduzir o objetivo em ações específicas Medir a execução do objetivo (evidências) Se responsabilizar pela execução (mesmo quando delegar parte da execução)

21 Ferramentas de Apoio

22 A Técnica do Por que Problema:
Estamos com dificuldades de captar associados Por que vocês estão com dificuldades de captar associados? - Porque O mercado é muito competitivo Por que o mercado é muito competitivo? - Porque os concorrentes estão mais bem estabelecidos do que nós Por que eles estão mais bem estabelecidos? - Porque a marca deles é mais bem conhecida Por que a marca deles é mais bem conhecida? - Porque tem melhor aderência O que significa melhor aderência? É ser bem mais reconhecida pelos clientes Solução: Então bastaria melhorar o reconhecimento da marca para aumentar a captação de clientes

23 Medir/ Avaliar/ Comparar
O Ciclo P-D-C-A A P Definir objetivo Definir método Atuar corretivamente Definir recursos Educar e treinar Medir/ Avaliar/ Comparar Executar C D

24 O Ciclo P-D-C-A PLANEJAR: ( P ): É estabelecer um plano que pode ser um cronograma, um gráfico ou um conjunto de padrões. As metas podem decorrer do plano para casos de recursos limitados ou o plano pode decorrer da meta para recursos ilimitados. EXECUÇÃO( D ): Execução das tarefas exatamente como previstas no plano e coleta de dados para verificação do processo. Nesta etapa é essencial o treinamento no trabalho decorrente do plano. VERIFICAÇÃO ( C ): Partir dos dados coletados na execução, compara-se a meta realizada com a planejada. ATUAÇÃO CORRETIVA (A ): Esta é a etapa onde o gerente detectou desvios e atuará no sentido de fazer correções definitivas de tal modo que o problema nunca volte a ocorrer. Esta atuação é metódica.

25 Diagrama de Causa e Efeito
Diagrama de Espinha de Peixe Diagrama de Ishikawa

26 Diagrama de Causa e Efeito
Para orientar a análise, sugere-se o seguinte conjunto de causas. Material Máquina Método Homem (mão-de-obra) Meio ambiente Medição (Gerência)

27 Diagrama de Causa e Efeito

28 Diagrama de Causa e Efeito

29 Diagrama de Causa e Efeito

30 Diagrama de Causa e Efeito

31 Diagrama de Causa e Efeito
Não critique quaisquer idéias. Para encorajar um intercâmbio livre, escreva todas conforme forem mencionadas . Quanto mais idéias forem mencionadas, mais precioso será o diagrama . As idéias de uma pessoa disparam as de uma outra Agrupe várias causas conforme forem mencionadas, para que o diagrama não fique sobrecarregado de causas Compreenda cada causa conforme seja mencionada, para assegurar sua colocação adequada no diagrama. Use a técnica por que, o que, quando, quem, onde e como (5W 2H) Construa um diagrama separado para cada problema. A medida em que um grupo de causas começa a dominar o diagrama, aquele item deveria tornar-se em si um diagrama

32 Exercícios Por que ocorrem acidentes de transito?
Analise a questão usando o diagrama causa-efeito Motorista Veículo Vias de rodagem Fiscalização

33 Análise do Campo de Força
A Favor Contra

34 Mapa Mental Mapa mental é uma ferramenta de organização de idéias por meio de palavras-chave, cores e imagens em uma estrutura que se irradia a partir de um centro. Os desenhos de mapas mentais favorecem o aprendizado e, conseqüentemente, melhoram a produtividade pessoal.

35 Mapa Mental Os mapas mentais podem ser usados em qualquer situação que apresente uma estrutura de relações. Seu uso desenvolve a habilidade de organizar e aplicar conhecimentos. Sua estrutura favorece a liberdade de pensamento e, conseqüentemente, a criatividade.

36 Mapa Mental O convívio com mapas mentais nos ensina a estrutura chamada de pensamento radiante, baseado em possibilidades, alternativas, múltiplos aspectos, níveis. Mudar a forma de pensar nesse nível impacta significativamente a capacidade da pessoa, conduzindo-a a habilidades e modelos mentais mais ricos e com isso enriquecendo e aperfeiçoando suas escolhas.

37 Mapa Mental Estamos acostumados a formas de pensar lineares: em um modelo de causa e efeito O uso regular de mapas Mentais melhora a estrutura do pensamento

38 Mapa Mental

39 Mapa Mental

40 Mapa Mental

41 “A EXCELÊNCIA NÃO É UM FEITO, MAS A SEGUIDA REPETIÇÃO DE BONS HÁBITOS”
ARISTÓTELES

42 1. Um coronel encontrou dez soldados vadiando e deu-lhes uma ordem, aparentemente absurda, que deveria ser cumprida imediatamente ou iriam todos presos: "Formar cinco fileiras com quatro soldados em cada!" Para surpresa do coronel, os dez soldados conseguiram cumprir a ordem. Como eles fizeram?

43


Carregar ppt "Tomada de Decisão e Solução de Problemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google