A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomada de Decisão e Solução de Problemas. Problema: O que dificulta a solução: Falta de informação Medo do desconhecido Medo do passado Falta de habilidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomada de Decisão e Solução de Problemas. Problema: O que dificulta a solução: Falta de informação Medo do desconhecido Medo do passado Falta de habilidades."— Transcrição da apresentação:

1 Tomada de Decisão e Solução de Problemas

2 Problema: O que dificulta a solução: Falta de informação Medo do desconhecido Medo do passado Falta de habilidades + conhecimento Imaginação (medo do que não existe) Indecisão (conflito de valores) Falta de opções Influência externa (opiniões)PROBLEMA

3 Problema: O que dificulta a solução: COMO MUDAR Falta de informação – criar fontes e meios que informam (ex: relatórios) Medo do desconhecido – buscar conhecer Medo do passado – aceitar o passado e mudar o significado Falta de habilidades + conhecimento - buscar (atitude) Imaginação (medo do que não existe) – controlar pensamentos Indecisão (conflito de valores) – estabelecer critérios p/ decisão Falta de opções – criar opções, pesquisar, pedir opiniões Influência externa (opiniões) – saber quem ouvirPROBLEMA

4 Motivação Informação Dar Significado O fracasso é, simplesmente, uma oportunidade para se recomeçar de forma mais inteligente Henry FordATITUDE Atitude Positiva

5 O SABER Competente Consciente Competente Inconsciente Incompetente Inconsciente Incompetente Consciente

6 REFERÊNCIAEXCELÊNCIA(BENCHMARK) SINERGIA ( >> 2 ) COMPETÊNCIAAUTOMAÇÃO SIMPLIFICAÇÃOCOMPREENSÃO CAOSINOCÊNCIA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IMPLEMENTADO CONSCIÊNCIACONTROLE A HIERARQUIA DA EXCELÊNCIA

7 O Conhecimento é um Objeto O Conhecimento é um Processo Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! Devemos criar as condições adequadas para sua geração, transferência, retenção e aplicação!Conhecimento

8 Processo de Decisão Fato Modelo mental Valores Interpretação AçãoResultado

9 Fato Modelo mental Valores Interpretação AçãoResultado Emoção Processo de Decisão

10 Air AçãoIntençãoResultado O que você fez Porque você fez O que ocasionou Ah eu pensei que Processo de Decisão

11 O Air em Ação

12 RECONHECER A EXISTÊNCIA DO PROBLEMA Qual é o problema? Como deve ser (META)? Quais são os passos que devo seguir para atingir a META? De que recursos irei precisar? Informações sobre o problema (5W 2H) Quais são as alternativas? Resolução de Problemas

13 Não é a situação que determina o que sentimos e sim a leitura que fazemos dela. Mapa de Mundo Sentimento

14 O que existe de positivo no problema? Isolar o problema (o fato em si) Focar a solução e não o problema Não fazer parte do problema e sim da solução Mudar o foco de: de quem é a culpa? Para quem pode ajudar?Sentimentos

15 Tempo Tamanho Responsabilidade 3 Coisas sobre Problemas

16 Tempo Um problema no casamento: Pensamento Dominante -Meu casamento é uma merda (sempre foi?) Mudança de Pensamento -Meu casamento não está bom 3 Coisas sobre Problemas

17 Tamanho Brigou com o chefe: Pensamento Dominante -Meu chefe não gosta de mim -> ninguém gosta de mim Mudança de Pensamento -Estou tendo um problema com meu chefe 3 Coisas sobre Problemas

18 Responsabilidade Brigou com o chefe: Pensamento Dominante -A culpa é do meu chefe Mudança de Pensamento -O que ele fez? Ou que eu fiz? 3 Coisas sobre Problemas

19 Conceito: Tomada de decisão "é o processo de identificar um problema específico e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo". (Stoner & Freeman) Problema é a situação que ocorre quando o estado atual das coisas é diferente do estado desejado. Tomada de Decisão

20 As 4 Habilidades da Execução: 1.Definir objetivos claros e possíveis 2.Traduzir o objetivo em ações específicas 3.Medir a execução do objetivo (evidências) 4.Se responsabilizar pela execução (mesmo quando delegar parte da execução)Execução

21 Ferramentas de Apoio

22 Problema: Estamos com dificuldades de captar associados Por que vocês estão com dificuldades de captar associados? - Porque O mercado é muito competitivo Por que o mercado é muito competitivo? - Porque os concorrentes estão mais bem estabelecidos do que nós Por que eles estão mais bem estabelecidos? - Porque a marca deles é mais bem conhecida Por que a marca deles é mais bem conhecida? - Porque tem melhor aderência O que significa melhor aderência? É ser bem mais reconhecida pelos clientes Solução: Então bastaria melhorar o reconhecimento da marca para aumentar a captação de clientes A Técnica do Por que

23 O Ciclo P-D-C-A Atuar corretivamente Definir objetivo Definir método Definir recursos Educar e treinar Executar Medir/ Avaliar/ Comparar P C A D

24 PLANEJAR: ( P ): É estabelecer um plano que pode ser um cronograma, um gráfico ou um conjunto de padrões. As metas podem decorrer do plano para casos de recursos limitados ou o plano pode decorrer da meta para recursos ilimitados. EXECUÇÃO( D ): Execução das tarefas exatamente como previstas no plano e coleta de dados para verificação do processo. Nesta etapa é essencial o treinamento no trabalho decorrente do plano. VERIFICAÇÃO ( C ): Partir dos dados coletados na execução, compara-se a meta realizada com a planejada. ATUAÇÃO CORRETIVA (A ): Esta é a etapa onde o gerente detectou desvios e atuará no sentido de fazer correções definitivas de tal modo que o problema nunca volte a ocorrer. Esta atuação é metódica. O Ciclo P-D-C-A

25 Diagrama de Causa e Efeito Diagrama de Espinha de Peixe Diagrama de Ishikawa

26 Para orientar a análise, sugere-se o seguinte conjunto de causas. Material Máquina Método Homem (mão-de-obra) Meio ambiente Medição (Gerência) Diagrama de Causa e Efeito

27

28

29

30

31 Não critique quaisquer idéias. Para encorajar um intercâmbio livre, escreva todas conforme forem mencionadas. Quanto mais idéias forem mencionadas, mais precioso será o diagrama. As idéias de uma pessoa disparam as de uma outra Agrupe várias causas conforme forem mencionadas, para que o diagrama não fique sobrecarregado de causas Compreenda cada causa conforme seja mencionada, para assegurar sua colocação adequada no diagrama. Use a técnica por que, o que, quando, quem, onde e como (5W 2H) Construa um diagrama separado para cada problema. A medida em que um grupo de causas começa a dominar o diagrama, aquele item deveria tornar-se em si um diagrama Diagrama de Causa e Efeito

32 1)Por que ocorrem acidentes de transito? Analise a questão usando o diagrama causa-efeito Motorista Veículo Vias de rodagem FiscalizaçãoExercícios

33 Análise do Campo de Força A Favor Contra

34 Mapa mental é uma ferramenta de organização de idéias por meio de palavras-chave, cores e imagens em uma estrutura que se irradia a partir de um centro. Os desenhos de mapas mentais favorecem o aprendizado e, conseqüentemente, melhoram a produtividade pessoal. Mapa Mental

35 Os mapas mentais podem ser usados em qualquer situação que apresente uma estrutura de relações. Seu uso desenvolve a habilidade de organizar e aplicar conhecimentos. Sua estrutura favorece a liberdade de pensamento e, conseqüentemente, a criatividade. Mapa Mental

36 O convívio com mapas mentais nos ensina a estrutura chamada de pensamento radiante, baseado em possibilidades, alternativas, múltiplos aspectos, níveis. Mudar a forma de pensar nesse nível impacta significativamente a capacidade da pessoa, conduzindo-a a habilidades e modelos mentais mais ricos e com isso enriquecendo e aperfeiçoando suas escolhas. Mapa Mental

37 Estamos acostumados a formas de pensar lineares: em um modelo de causa e efeito O uso regular de mapas Mentais melhora a estrutura do pensamento

38 Mapa Mental

39

40

41 A EXCELÊNCIA NÃO É UM FEITO, MAS A SEGUIDA REPETIÇÃO DE BONS HÁBITOS ARISTÓTELES

42 1. Um coronel encontrou dez soldados vadiando e deu-lhes uma ordem, aparentemente absurda, que deveria ser cumprida imediatamente ou iriam todos presos: "Formar cinco fileiras com quatro soldados em cada!" Para surpresa do coronel, os dez soldados conseguiram cumprir a ordem. Como eles fizeram?

43


Carregar ppt "Tomada de Decisão e Solução de Problemas. Problema: O que dificulta a solução: Falta de informação Medo do desconhecido Medo do passado Falta de habilidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google