A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parasitologia – Prof. Júnior PARASITOLOGIA Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Parasitologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parasitologia – Prof. Júnior PARASITOLOGIA Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Parasitologia."— Transcrição da apresentação:

1 Parasitologia – Prof. Júnior PARASITOLOGIA Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Parasitologia

2 Parasitologia – Prof. Júnior PARASITOLOGIA Ciliata Sporozoa Sarcodina ProtozoaMastigophora Ciliata Sporozoa Trematoda HelmintaCestoda Nematoda Artropoda Insecta

3 Parasitologia – Prof. Júnior GêneroPlasmodium

4 Gênero Plasmodium – Aspectos Gerais Espécies: P. falciparum, P. malariae, P. vivax, P. ovale. Malária: doença sistêmica que provoca alterações na maioria dos órgãos. Caracteriza-se pela ruptura de hemácias (febres típicas), com sudorese e calafrios pronunciados. Diagnóstico: visualização do parasito em distensões sangüíneas ou por ensaios imunoenzimáticos e imunocromatográficos. H.I.: mosquitos do gênero Anopheles Ocorre principalmente nas zonas equatoriais e tropicais do planeta – apresenta a maior letalidade mundial. 99% dos casos no Brasil localizam-se na Amazônia.

5 Parasitologia – Prof. Júnior BIOLOGIA Controle: análise rigorosa de estudos epidemiológicos que envolvem soroepidemiologia, avaliação clínica da população afetada e comportamento dos vetores locais. O mosquito Anopheles inocula os esporozoítos diretamente na circulação. Eles vão para o fígado e se transformam em criptozoítos. No fim do crescimento, o núcleo do criptozoíto começa a se dividir várias vezes, de forma assexuada. Esse processo resulta em uma forma multinucleada, o esquizonte. Rompe-se o esquizonte e são liberados os merozoítos. Essa etapa completada é denominada esquizogonia pré-eritrocítica e dura entre seis e 16 dias após a inoculação.

6 Parasitologia – Prof. Júnior BIOLOGIA Cada merozoíto, liberado na fase anterior, infecta uma hemácia. No interior da hemácia o merozoíto realiza esquizogonia e evolui para trofozoíto. O núcleo do trofozoíto começa a se dividir várias vezes, de forma assexuada, o que resulta em uma forma multinucleada, o esquizonte. O esquizonte rompe-se, liberando merozoítos que podem repetir o processo assexuado ou iniciar o ciclo sexuado. A repetição do ciclo assexuado nas hemácias é denominado ciclo eritrocítico. Nesse caso as esquizogonias se repetem com uma periodicidade que é específica de cada espécie e se relaciona com o ritmo das crises febris.

7 Parasitologia – Prof. Júnior BIOLOGIA Já no ciclo sexuado, dá-se a formação de gametócitos masculinos ou femininos, a partir dos merozoítos. Os gametócitos, formados no homem, são ingeridos por um mosquito anofelino, durante a hematofagia. A fecundação ocorre no tubo digestivo do mosquito. A fusão dos gametócitos leva a formação do oocisto, em célula do epitélio intestinal do mosquito. Com a esporulação, ocorre a ruptura do oocisto para dentro da hemocele do mosquito, liberando os esporozoítos. Estes migram para a glândula salivar do mosquito, sendo inoculados no hospedeiro vertebrado, posteriormente.

8 Parasitologia – Prof. Júnior MORFOLOGIA Esporozoíto: alongado com núcleo central Trofozoíto jovem: aspecto de anel Trofozoíto maduro ou amebóide: citoplasma vacuolizado, núcleo indiviso Esquizonte: citoplasma vacuolizado, núcleo dividido Rosácea ou merócito: conjunto de merozoítos Merozoíto: oval, com pouco citoplasma, um núcleo. Forma assexuada Macrogametócito: célula sexuada feminina Microgametócito: célula sexuada masculina Ovo ou zigoto: dentro do mosquito Oocisto: ovo encistado na parede do estômago do mosquito (dentro: esporozoítos)

9 Parasitologia – Prof. Júnior TROFOZOÍTA Formas trofozoíta

10 Parasitologia – Prof. Júnior TROFOZOÍTA Trofozoíto (setas azuis), esquizonte (setas verdes) e rosácea (seta preta).

11 Parasitologia – Prof. Júnior Gametócitos

12 P.falciparum X P. vivax

13 Parasitologia – Prof. Júnior

14 Faseeritrocitária

15 CICLO BIOLÓGICO CICLO BIOLÓGICO

16 Parasitologia – Prof. Júnior CICLO BIOLÓGICO CICLO BIOLÓGICO

17 Parasitologia – Prof. Júnior


Carregar ppt "Parasitologia – Prof. Júnior PARASITOLOGIA Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Parasitologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google