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Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado. Marketing é um agente de mudanças.

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1 Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado. Marketing é um agente de mudanças

2 MARKETING O processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar TROCAS que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

3 Comportamento do Cliente Impaciente; Crítico; Exigente; Inseguro; Desconfiado; Não totalmente conhecedor; Espera flexibilidade.

4 Os Ativos de Marketing Baseados no Cliente; Baseados na Distribuição; Baseados em Fatores Internos.

5 Os Ativos de Marketing Baseados no Cliente Nome e reputação da empresa; Marca; País de origem; Domínio do mercado; Produtos exclusivos; Produtos superiores.

6 Os Ativos de Marketing Baseados na Distribuição Rede física; Bolsões de poder; Exclusividade de distribuição; Prazo de entrega; Garantia de fornecimento.

7 Os Ativos de Marketing Baseados em Fatores Internos Vantagem de custo; Sistema de informação; Cadastro de clientes existentes; Aptidões tecnológicas; Copyrights e patentes; Know-how de produção; Franquias e licenças; Talentos.

8 COMPOSTO DE MARKETING OS 4 P s DO MARKETING

9 Variedade Qualidade Design Características Nome de marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções PRODUTO Algo oferecido por profissionais de marketing para clientes com propósito de troca.

10 Lucratividade Tabela de preço Descontos Concessão Prazo Termos de crédito PREÇO A quantidade de dinheiro ou outros recursos que deve ser dada em troca de produtos e serviços.

11 Promoção de vendas Propaganda Força de vendas Relações públicas Marketing direto PROMOÇÃO Os canais de distribuição usados para levar produtos e serviços ao mercado.

12 Canais Cobertura Sortimento Locais Estoque Transporte PRAÇA OU PRAÇA OU DISTRIBUIÇÃO Os meios pessoais e impessoais usados para informar, convencer e lembrar os clientes sobre produtos e serviços.

13 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING O processo de estabelecer metas de marketing para uma organização e planejar, implementar e controlar as estratégias de marketing para alcançá-las. Desenvolver planos e estratégias de marketing; Compreender clientes e mercados; Desenvolver composto de marketing; Implementar e controlar as atividades de marketing.

14 Principais Tipos de Marketing TipoDescriçãoExemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis. Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis. Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas. Marketing destinado a atrair pessoas para lugares. Marketing destinado a criar apoio para ideias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis. Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários. Estratégias para vender os computadores Infoway. Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes. Estratégias para obter votos para Fernando Henrique Cardoso. Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia. Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas. Estratégias para aumentar o número de associados do fã- clube do Roberto Carlos. Serviço Pessoa Lugar Causa Organização

15 Orientações Tradicionais de Marketing OrientaçãoEnfoqueDescrição Produção Produtos Vendas Clientes Valor para o cliente Produzir bens/serviços; informar os clientes sobre eles; deixar que os clientes venham até você. Produzir bens/serviços; ir até os clientes e levá-los a comprar. Descobrir o que os clientes precisam e desejam; produzir bens/serviços que eles dizem precisar ou desejar; oferecê- los aos clientes. Entender os clientes; concorrentes e ambientes; criar valor para eles; considerar outros públicos (stakeholders). Vendas Marketing Valor

16 Stakeholders em Atividades de Marketing Sociedade em Geral AtividadesOrganizacionais Atividades de Marketing Concor- rentes Fornece- dores Revende- dores Órgãos do Governo Funcio- nários Comunidades locais Grupos de Pressão Financia- dores Proprie- tários Clientes Indivíduos e grupos que podem influenciar decisões de marketing e ser influenciados por elas.

17 Dez Problemas que Preocupam os Executivos 1. Atrair, desenvolver e manter pessoas de talento. 2. Formular e planejar estrategicamente. 3. Manter um clima de alto desempenho. 4. Melhorar a satisfação do cliente. 5. Administrar tempo e stress. 6. Permanecer à frente da concorrência. 7. Alinhar visão, estratégia e comportamento. 8. Manter equilíbrio entre trabalho e vida. 9. Melhorar processos internos. 10.Estimular inovações na organização. Fonte: Universidade de Michigan - pesquisa internacional com 1969 executivos na América do Norte, Ásia e Europa - OESP - 14/04/2007 RH MKT


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