A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação."— Transcrição da apresentação:

1 REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação. A refração é decorrente de uma diferença na velocidade de propagação nos dois meios O raio de luz, quando muda de meio, sofre também reflexão, além da refração. Observe a figura abaixo, onde um raio de luz sai do ar e entra no vidro. Parte da luz é refletida e outra parte sofre a refração, entrando no vidro com menor velocidade e com uma direção diferente.

2 ÍNDICE DE REFRAÇÃO ABSOLUTO ( n )
Chamamos índice de refração absoluto de um meio para determinada luz monocromática a razão entre a velocidade da luz no vácuo ( c ) e a velocidade da luz no meio considerado ( v ). n = índice de refração absoluto. c = velocidade da luz no vácuo-c=3x108m/s v = velocidade da luz no meio considerado. ATENÇÃO: O índice de refração absoluto no vácuo é igual a 1. Em qualquer outro meio o índice de refração absoluto é maior que 1. O índice de refração absoluto no ar é um valor próximo de 1, sendo assim vamos considerar n ( ar ) = 1. O índice de refração é inversamente proporcional à velocidade de propagação da luz, ou seja, quanto maior for o índice de refração de um meio, menor será a velocidade de propagação da luz nesse meio. O meio que tem maior índice de refração tem maior refringência e vice-versa. Refringência, portanto, é a medida do índice de refração absoluto.

3 LEIS DA REFRAÇÃO - AS LEIS DE SNELL – DESCARTES
1ª Lei : O raio incidente, o raio refratado e a reta normal são coplanares 2ª Lei :  

4 Exemplos UF–CE) O índice de refração da água é 4/3 e o do vidro é 3/2. Qual é a razão entre a velocidade da luz na água e no vidro?  Um raio de luz propaga-se no ar (n ar = 1,0) e incide em uma placa de vidro (n vidro = 1,4), sofrendo refração. O ângulo de incidência é 45º. Calcule o ângulo de refração. Solução: n1 = sen i = n2 . sen r sen 45º = 1,4 . sen r 0,7 = 1,4 . sen r sen r = 0,5 r = 30º

5 Fenômeno Reflexão Total
2 n2 n1 L 1 n1 > n2 2 > 1 C é o ângulo limite para o par de meios. A reflexão total só ocorre quando a luz passa de um meio mais refringente para outro menos refringente e o ângulo de incidência (i) é maior do que o ângulo limite.

6

7 1. LÂMINA DE FACES PARALELAS
Considere uma lâmina de vidro de faces paralelas, de espessura (e), colocada no ar. Um raio de luz monocromática incide obliquamente sobre uma das faces da lâmina. Obs: Quanto maior a espessura (e) da lâmina, maior será o desvio lateral (d). Ao atravessá-la, emerge da outra face, sofrendo um desvio lateral (d), dado por:

8 PRISMA É o conjunto de três meios homogêneos e transparentes separados por duas superfícies planas não-paralelas, que são as faces do prisma. Considere um prisma de vidro colocado no ar e um raio de luz monocromática que o atravessa, conforme é mostrado na figura. Por geometria plana, temos: Ângulo de refringência (A) Desvio angular total (∆)

9 Prisma de reflexão total
3. DECOMPOSIÇÃO DA LUZ BRANCA (DISPERSÃO LUMINOSA) Num mesmo meio material, o índice de refração é mínimo para a luz vermelha e máximo para a luz violeta (nve < nvi). Logo, pela equação do índice de refração , a luz de maior velocidade é a luz vermelha e a de menor velocidade é a luz violeta (vve > vvi). Assim, a luz vermelha é a que menos desvia da direção original, pois é a que menos se aproxima da normal, e a luz violeta, é a que mais desvia, pois é a que mais se aproxima da normal (caracteriza o Fenômeno da Dispersão Luminosa). As cores intermediárias sofrem desvios intermediários.

10


Carregar ppt "REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google