A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pronome relativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pronome relativo."— Transcrição da apresentação:

1 Pronome relativo

2 Observe o exemplo Este é o homem que te procurou ontem
Observe o exemplo Este é o homem que te procurou ontem. O termo que é um pronome relativo. Ele exerce duas funções no período: *introduzir a segunda oração, relacionando-a com a primeira. *refere-se a um termo já expresso na primeira oração.

3 Pronome relativo se refere a termos já expressos e, ao mesmo tempo, introduz uma oração dependente. O termo já expresso, que é retomado pelo pronome relativo, recebe o nome de antecedente. Ex; A garota de quem falei está aqui. – garota é o termo antecedente. São pronomes relativos

4 Como analisar sintaticamente o pronome relativo
Como analisar sintaticamente o pronome relativo? A famosa frase de John Lennon “deixo as coisas que amo livres” O termo em destaque tem a mesma função sintática do termo que ele retoma, neste caso, objeto direto.

5 O pronome relativo cujo Este pronome é empregado para estabelecer a relação de posse entre dois termos. Ele sempre concorda em número (plural ou singular) e gênero (feminino e masculino) com a coisa possuída. Não se usa artigo antes deste pronome. Ex: Avistei o rapaz cujas cartas eu recebi.

6 O pronome relativo onde Este pronome é empregado para indicar um lugar e nunca uma situação. Ex: O clube, onde treino estará fechado no feriado. No caso do antecedente referir-se à situação, empregamos em que Ex: O momento em que me senti sozinha acabou.

7 Exercícios de fixação 1)Identifique os pronomes relativos e indique seu antecedente. a)O aluno que estuda, vence. b)A loja, cuja dona é uma moça simpática, foi interditada. c)Esse é o famoso livro que está na lista da semana. d)Essa é a pessoa pela qual tenho admiração. e)Todos que me amam, me ajudaram. f)Conseguimos tudo quanto queríamos.

8 2)Transforme os dois períodos simples em um composto
2)Transforme os dois períodos simples em um composto. a)Tu deves cuidar do cachorro. / Ele é um bicho fiel. b)Minha casa fica no bairro do Limão. /Os quartos da minha casa são enormes. c)O filho de Manuel foi aprovado no vestibular./ Falávamos ontem. d)O filme foi premiado na Europa. / Nós nos referíamos a esse filme. e)O dinheiro é pouco para obra tão vasta. / Dispomos do dinheiro.


Carregar ppt "Pronome relativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google