A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Lubrificação Viscosidade Fontes consultadas: XENOS. Gerenciando a manutenção produtiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Lubrificação Viscosidade Fontes consultadas: XENOS. Gerenciando a manutenção produtiva."— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Lubrificação Viscosidade Fontes consultadas: XENOS. Gerenciando a manutenção produtiva Projeto de Engenharia Mecânica. Shigley, J. Telecurso Mecânica. Apostila de Manutenção

2 Viscosidade A viscosidade representa a resistência que o fluido oferece ao escoamento.

3 Viscosidade Diversas técnicas definem parâmetros de medição da viscosidade em diversas normas internacionais.: a)Medir a velocidade com que uma esfera cai num meio viscoso. b)Contar as gotas que vaza de por um furo controlado em um recipiente. c)Medir a força necessária para manter uma determinada velocidade constante numa placa sobre um filme do fluido. Esta última técnica é a utilizada pelo sistema ISO.

4 Ilustração de métodos de medição da viscosidade.

5 Viscosidade e Temperatura Os lubrificantes (líquidos) têm sua viscosidade reduzida com o aumento da temperatura.

6 Fatores que afetam a Seleção do Lubrificante A correta seleção de um lubrificante, se fundamenta nos seguintes aspectos de operação dos equipamentos: Velocidade Carga Temperatura Estes fatores identificam as necessidades do lubrificante, como sua viscosidade e quantidade ou tipos de aditivos.

7

8

9

10


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Lubrificação Viscosidade Fontes consultadas: XENOS. Gerenciando a manutenção produtiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google