A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DOS SACRAMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DOS SACRAMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DOS SACRAMENTOS
COMO CELEBRAMOS OS MISTÉRIOS DE CRISTO (Youcat 170 a 178) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SACRAMENTOS

2 Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

3 SACRAMENTO

4 Não encontramos na Bíblia.
SACRAMENTO: Ato religioso, de instituição divina, para a santificação da alma (dicionário). Não encontramos na Bíblia. Palavra de origem latina (sacramentum) e significa um juramento sagrado que dois romanos faziam no templo. A definição clássica: “Sacramento é um sinal visível de uma graça invisível de Deus, instituído para nossa justificação” (Concílio de Trento) Significado "uma maneira de tornar sagrado", isto é, de fortalecer os laços entre Deus e o homem. Trata-se de uma forma palpável, feito por Deus, de estreitar sua proximidade com o homem.

5 O conhecimento humano começa pelos sentidos e, para chegar a conhecer as coisas que nos ultrapassam, temos de utilizar imagens, símbolos ou comparações, que revelam um pouco do desconhecido. Deus procedeu conosco do mesmo modo, instituindo os sinais sensíveis que chamamos de Sacramentos, para expressar as realidades sobrenaturais da graça.

6 O termo símbolo - σύμβολον (sýmbolon)
Designa um elemento representativo visível que, por analogia, substitui um conceito, um sentimento, uma idéia ou qualidade. Emblema, insígnia, sinal, pessoa... Expressa algo maior . Os Sacramentos 6

7 Encontro de duas realidades numa só.
Um indicativo de outra realidade, em outra forma, com um significado maior. Os Sacramentos 7

8 Os Sacramentos 8

9 Os Sacramentos 9

10 Assim, Cristo é o Sacramento primordial de Deus.
Cristo Jesus é o Sacramento do Pai: Nele Deus faz-se presente no nosso meio. Assim, Cristo é o Sacramento primordial de Deus. Cristo fundou a Igreja! Ela é sacramento (sinal eficaz, real) de Cristo no mundo. Ela é Cristo continuado, ou seja, a continuidade das atitudes e gestos de Jesus no mundo.

11 INÍCIO DA IGREJA milhares de sinais sagrados
ANO DE Santo Agostinho (+ de 300) CONCÍLIO DE TRENTO (1547) Definiu os sacramentos como são atualmente (CIC 1210) OS SACRAMENTOS DA NOVA LEI FORAM INSTITUÍDOS POR CRISTO E SÃO EM NÚMERO DE Os sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual.

12 (Penitência, Reconciliação, Perdão)
Batismo Eucaristia (Comunhão) Crisma (Confirmação) Unção dos Enfermos (Extrema unção) Confissão (Penitência, Reconciliação, Perdão) Ordem Matrimônio

13 exprimem uma realidade sagrada, espiritual; Sinais eficazes
Os sacramentos SÃO SINAIS: Sinais sagrados exprimem uma realidade sagrada, espiritual; Sinais eficazes além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente; Sinais da graça – transmitem dons diversos da graça divina; Sinais da fé – não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé; Sinais da Igreja – foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.

14 Batismo, Eucaristia e Crisma DE CURA:
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ: Batismo, Eucaristia e Crisma (CIC 1212) DE CURA: Reconciliação e Unção dos Enfermos (CIC 1421) A SERVIÇO DA COMUNHÃO E DA MISSÃO DOS FIÉIS: Matrimônio e Ordem (CIC 1534)

15 SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ (CIC 1212)
Pelos sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Confirmação são lançados os fundamentos de toda vida cristã. Os fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia e fortalecidos pelo sacramento da Confirmação.

16 É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura:
(CIC 1421) O Senhor Jesus Cristo, médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da PENITÊNCIA e o da UNÇÃO DOS ENFERMOS. (Mc 2, 1-12 e Lc 5, 17-26)

17 A SERVIÇO DA COMUNHÃO E DA MISSÃO DOS FIÉIS (CIC 1534 e 1535)
OS SACRAMENTOS A SERVIÇO DA COMUNHÃO E DA MISSÃO DOS FIÉIS (CIC 1534 e 1535) Dois outros, o Sacramento da Ordem e o Sacramento do Matrimônio, estão ordenados à salvação de outrem. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, “pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja”. Por sua vez, “os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial”.

18 (CIC 1210) OS SACRAMENTOS FORAM INSTITUÍDOS POR CRISTO.
OS SACRAMENTOS estão na Bíblia? Ou foram inventados?

19 Fundamentação bíblica
BATISMO (Mt 3, 11; 28, // 1Cor 12, // Tito 3, 5-7 // 1Pe 3, // At 2, 38-39) EUCARISTIA (Jo 6, 48-59; // Lc 22, // Mt 26, // I Cor 11, 23 – 30) CONFIRMAÇÃO (At 2, 2-4; 8, 14-17; 19, 5-6 // 1Cor 6,11 // Jo 14,26 // Rm 8,26) CONFISSÃO (Jo 20, // 2Cor 5, // Mc 2,5-11 // Lc 7, // Mt 5, 23-24) UNÇÃO DOS ENFERMOS (Tg 5, // Mc 6,12-13; 16, 17-18) MATRIMÔNIO (Gn 1,28; 2, 18-24; // Dt 24, 1-4 // Mt 19, 3-9 // Mc 10, 2-12 // 1Tm 5,14) ORDEM (Mc 3,13-19; 16, 15 // At 20,28 // 1Tm 3,1-7; 4, 14 // 2 Tim 1, 6 // 1Pe 5,2-4 // Tt 1, 7-9 // Jo 15, 16; 20, 23 // Lc 22, 19 ) Fundamentação bíblica

20 “É a continuidade da Missa que nos salva, é a história que fica diferente em cada Comunhão comungada, cada mesa partilhada, cada confissão realizada, é o que se segue dali. O Sacramento não é a mágica de um momento, mas é a continuidade da vida que vai sendo incorporada, porque em mim aconteceu o Sacramento” Pe. Fábio de Melo, Scj

21


Carregar ppt "ESTUDO DOS SACRAMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google