A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE VARIÁVEL A observação das características do mercado se dá por meio da medição de certas variáveis. Existem alguns tipos delas, e a análise muda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE VARIÁVEL A observação das características do mercado se dá por meio da medição de certas variáveis. Existem alguns tipos delas, e a análise muda."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE VARIÁVEL A observação das características do mercado se dá por meio da medição de certas variáveis. Existem alguns tipos delas, e a análise muda conforme esta classificação, denominada níveis de mensuração, que são: nominal, ordinal, intervalar e nível de razão. Nível Nominal: Escala cujos números servem apenas como rótulos ou etiquetas para identificar e classificar objetos, por meio de uma rígida correspondência biunívoca entre os números e os objetos. Exemplos: Números de RG, CPF, título de eleitor, número de chamada na lista de presença de uma faculdade, numeração das camisas dos jogadores de futebol, números atribuídos a ônibus, etc, etc. Nível Ordinal: é uma extensão do nível nominal, porém existe a ordenação das classificações. Exemplos: nível de escolaridade, segundo a qual o indivíduo pode ser classificado em 1º grau, 2º grau, posições de uma corrida de fórmula 1, classificação do campeonato brasileiro, rankings de qualidade, posições no mercado, classe social, etc, etc.

2 TIPOS DE VARIÁVEL Nível Intervalar: É uma escala numérica, em que a diferença numérica entre dois valores indica a distância entre eles. É possível comparar as diferenças entre objetos; o ponto zero é arbitrário. Exemplos: Temperatura (Fahrenheit, Centígrado), pontuação de preferência (dê uma nota de 1 a 5) por exemplo. Em marketing, dados relativos a atitudes obtidos de escalas de pontuação costumam ser tratados como dados intervalares. Nível Razão: tem todas as propriedades das escalas nominal, ordinal e intervalar e, além disso, um ponto zero absoluto. Assim, em escalas razão podemos identificar ou classificar objetos, ordená-los e comparar intervalos ou diferenças. Exemplos: altura, peso, idade e dinheiro. Em marketing, vendas, custos, participação de mercado e número de clientes.

3 FONTES DE DADOS As fontes de dados de uma pesquisa podem ser secundárias ou primárias. Os dados secundários são aqueles que reúnem dados coletados para outro fim e já tratados. Algumas destas fontes são: livros, jornais, revistas, relatórios, sistemas automatizados em ponto-de-venda, internet, dados fornecidos pelo sistema de informação de marketing, bancos de dados de outras empresas, dados de censos econômicos e populacionais, fundações, agências de marketing, universidades, órgãos oficiais, associações de classe, auditorias, painéis feitos por institutos de pesquisa, etc. É aconselhável iniciar-se uma pesquisa de marketing pela consulta a dados secundários (pesquisa exploratória). Eles podem revelar-se suficientes para elucidar o problema de pesquisa, dispensando o trabalho de campo e gerando economia de recursos (esforço, tempo e dinheiro). Eles também fornecem subsídio para a definição do problema e das hipóteses de pesquisa; ajudam a planejá-la, pelo exame de estudos semelhantes, fornecem parâmetros para o estabelecimento da amostra e podem ser usados como base para comparar os resultados finais de um estudo.

4 FONTES DE DADOS Como desvantagens, os dados secundários podem apresentar uma limitação da relevância e exatidão, não serem adequados a situação real, não estarem completamente atualizados ou não serem confiáveis. Quando os dados secundários não existem, ou existem e não são suficientes para responder ao problema de pesquisa, ou estão ultrapassados ou, ainda, não são confiáveis, deve-se partir para a busca de dados primários, que são aqueles coletados em campo pelos responsáveis pelo estudo, para responder ao problema de pesquisa. Comparação de dados primários e secundários Dados primáriosDados secundários Finalidade da coletaPara problema em pautaPara outros problemas Processo de coletaMuito elaboradoRápido e fácil Custo de coletaAltoRelativamente baixo Tempo de coletaLongoCurto


Carregar ppt "TIPOS DE VARIÁVEL A observação das características do mercado se dá por meio da medição de certas variáveis. Existem alguns tipos delas, e a análise muda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google