A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEWIN: A OBRA E O HOMEM DINÂMICA E GÊNESE DOS GRUPOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEWIN: A OBRA E O HOMEM DINÂMICA E GÊNESE DOS GRUPOS"— Transcrição da apresentação:

1 LEWIN: A OBRA E O HOMEM DINÂMICA E GÊNESE DOS GRUPOS
Autor: Gerald Mailhiot

2 MAILHIOT, G. B. Lewin: A Obra e o Homem
MAILHIOT, G. B. Lewin: A Obra e o Homem. In: Dinâmica e Gênese dos Grupos. 2ª Edição. Ed. Livraria Duas Cidades, São Paulo

3 Kurt Lewin... Nasceu em 09/03/1890 na Prússia, cursou seus estudos universitários na Alemanha; Primeiro teórico da Dinâmica e Gênese dos Grupos; Teve sua biografia feita por E. C. Tolman em 1948 logo após sua morte para "Psychologogical Review“.

4 Vida e Obras... Inicia seus estudos com a química e a física, depois a Filosofia, para finalmente dedicar-se a Psicologia, Tese de Doutorado em Psicologia “A Psicologia e o Comportamento das Emoções”. De 1914 a 1933 carreira Universitária na Universidade de Berlim.

5 Biografia... Em 1933 é obrigado a deixar a Alemanha por ser Judeu o que o levaria certamente para um campo de concentração.

6 Biografia... Migra para os EUA;
Inicialmente ensina na Universidade da Stanford - CA, depois vai para Cornell-NY e assume o Centro de Pesquisas em Iowa até 1939; Publicações “A Dynamic Theory of Personality” e “Principles of topologicasl psychology”, Interesse movido por formular uma teoria do comportamento individual e, paralelamente, elaborar modelos teóricos que lhe permitam renovar a experimentação e a exploração de fatos psíquicos.

7 Biografia... Em 1939 volta a universidade de Stanford e em 1940 vai para Harvard; Em 1945 funda um centro de pesquisas em Dinâmica de Grupos "Research Center of Group Dynamics" sediado no M.I.T.; M.I.T. Centro de Pesquisas Nucleares consagrado e constituído sobretudo por engenheiros; Então Lewin concebe a dinâmica de grupos como um "social engineerin", que causa um mal entendimento de sua teoria como uma ciência de manipulação de grupos.

8 Biografia... Nasce o mito do termo e as suas equivocadas utilizações, um conjunto de regras seguras para manipular qualquer grupo, e Lewin trabalha para desmistificar o termo. Kurt Lewin morre precocemente, em fevereiro de 1947 com apenas 56 anos.

9 Produção Intelectual... Inicialmente, voltado a Psicologia Individual (estudo da frustração, aspiração e aprendizagem); Depois se preocupa em elaborar uma Psicologia dos Grupos ao mesmo tempo dinâmica e gestáltica; Articulada por referência constante com o meio social.

10 Temperamento... Tímido, arisco a contatos, mas totalmente encontrado nas Pesquisas. Inventivo, democrático e adepto do trabalho em grupo (hipótese, objetivos, metodologia, experimentação, tudo era discutido e decidido em grupo); Ausência de dogmatismos; Não criou nenhuma igreja.

11 Formulações... Depois de muitas experimentações, verificações e em etapas, conseguiu formular fundamentais teorias que são valiosas e muito importantes para o estudo de grupos.

12 Problema Fundamental... Que estruturas, que dinâmica, profunda, que clima de grupo, que tipo de "leadership" permitem a um grupo humano atingir autenticidade em suas relações tanto intra-grupais quanto inter-grupais, assim como a criatividade em suas atividades de grupo?

13 Obrigada! Professora: Lenise Santana Borges


Carregar ppt "LEWIN: A OBRA E O HOMEM DINÂMICA E GÊNESE DOS GRUPOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google