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Análise do ambiente de marketing

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Apresentação em tema: "Análise do ambiente de marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do ambiente de marketing

2 Organizações: a visão sistêmica
Um todo complexo e organizado, um conjunto ou combinação de coisas ou partes que formam um todo complexo ou unitário Sistema Fechado Sistema Aberto

3 As empresas como “Sistemas Abertos”
Um sistema é : - um conjunto de elementos (subsistemas), - dinamicamente inter-relacionados (formando uma rede de comunicações e relações em função da dependência recíproca entre eles), - desenvolvendo uma atividade ou função, - para atingir um ou mais objetivos (que é a própria finalidade para qual o sistema foi criado).

4 As empresas como “Sistemas Abertos”
Processamento Entradas Saída EMPRESA Produtos e Serviços Recursos (Subsistemas) (feedback) (feedback) Dinamicamente Interdependentes AMBIENTE AMBIENTE SOCIEDADE

5 O ambiente organizacional
Tipos de ambiente O Macroambiente O ambiente de Tarefas O ambiente interno Fatores do macroambiente Fatores legais/políticos Fatores econômicos Fatores Sociais Fatores tecnológicos Fatores internacionais

6 MACROAMBIENTE AMBIENTE INTERNO Estrutura Tecnologia Pessoal Cultura
Diretrizes AMBIENTE DE TAREFAS Clientes Interesse Especial Concorrentes Fornecedores Agências Reguladoras MACROAMBIENTE Legal/ Político Tecnológico Social Econômico Internacional

7 Inclui os fatores que sofrem um controle mais direto da organização,
Ambiente Interno Inclui os fatores que sofrem um controle mais direto da organização, Estrutura Organizacional Recursos Humanos Diretrizes Tecnologia Cultura

8 Fatores ambientais de tarefa
Ambiente de Tarefas Referem-se a fatores que interagem diretamente com a organização, quando é posta em funcionamento Fornecedores Agências reguladoras Concorrentes Os clientes Grupos de interesse especial

9 Fatores ambientais de tarefa

10 Tendências do ambiente
“Tendência é uma direção ou seqüência de eventos que vêm ocorrendo ao longo do tempo e promete durabilidade”.

11 Megatendências (John Naisbitt):
1- Crescimento expressivo da economia globalizada. 2- Renascimento das artes. 3- Surgimento do socialismo de mercado livre. 4- Estilos e vida globalizados e nacionalismo cultural. 5- Privatização do sistema de seguridade social. 6- Ascensão dos países da orla do pacífico. 7- Década da liderança das mulheres. 8- Era da Biologia. 9- Renovação religiosa para o novo milênio. 10- Triunfo do indivíduo.

12 10 tendências de estilo de vida, segundo Faith Popcorn
1- Retorno às origens 2- Encasulamento 3- Retardamento do envelhecimento 4- Egotismo 5- Fuga da rotina 6- 99 vidas 7- Salve o social (S.O.S.) 8- Pequenas indulgências 9- Manter-se vivo 10- o consumidor vigilante

13 Tendências do ambiente de marketing e da empresa
- Informações dos consumidores - Informações de colaboradores - Informações dos concorrentes Do ambiente da empresa: - Vendas e participação do mercado - Pedidos de compra e renovação de pedidos - Custos da empresa - Lucratividade por cliente, por produto, por segmento, por canal, por tamanho de pedido e por área geográfica - Outras informações

14 O macroambiente - Tendências demográficas - Tendências econômicas
- Tendências de estilo de vida - Tendências tecnológicas - Tendências políticas/de regulamentação

15 1 - Ambiente Demográfico
São as características da população: tamanho, densidade, idade, sexo Crescimento da população mundial; Composto Etário da População; Mercados Étnicos; Níveis de instrução; Padrões de Moradia; Mudanças Geográficas da População; Mudança de um mercado de massa para micromercados.

16 2 - Ambiente Econômico Fatores da economia que afetam as organizações.
Distribuição de Renda; Poupanças, Empréstimos e Disponibilidade de crédito.

17 3 - Ambiente Natural Escassez de matérias-primas
Custo mais elevado de energia; Níveis mais altos de poluição; Mudança no papel dos governos em relação à proteção ambiental.

18 4 - Ambiente Tecnológico
São os meios pelos quais as organizações transformam os insumos em produto final Aceleração no ritmo das mudanças; Oportunidades ilimitadas de inovação; Variação dos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento; Regulamentação mais rigorosa.

19 5 - Ambiente Político e Legal
Referem-se principalmente às atividades do governo local, estadual e federal, que tenham impacto significativo nas organizações Quantidade Substancial de legislação que afeta as empresas; Crescimento de grupos de interesse especial.

20 6 - Ambiente Sócio Cultural
Dizem respeitos a estilos de vida e a valores da sociedade que têm impacto no macroambiente: relação das pessoas consigo mesmas; relação das pessoas com os outros; relação das pessoas com as organizações; relações das pessoas com a sociedade; relações das pessoas com a natureza; relação das pessoas com o universo. Alta persistência de valores culturais centrais; Existência de sub-culturas; Mudança nos valores culturais secundários através dos tempos.

21 Fatores internacionais
Acontecimentos no cenário internacional – econômico, político ou social – que representam um forte impacto nas organizações

22 PREPARE-SE PARA O FUTURO
“Na próxima década, as ferramentas mais importantes serão aquelas que permitirão visualizar produtos futuros e fazer simulações. Mas os executivos devem saber o momento certo de desligar as máquinas e seguir seus próprios critérios” Paul Saffo

23 Onde você estará daqui a 5 anos?
“Desenhar, literalmente, o futuro é uma forma de iniciar um debate sobre ele, pois a imagem é sintética. Assim se pode estabelecer um padrão mental comum”. John Mahaffie Desenhe na folha a resposta a pergunta que circula Onde você estará daqui a 5 anos?


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