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Análise do ambiente de marketing. Organizações: a visão sistêmica Um todo complexo e organizado, um conjunto ou combinação de coisas ou partes que formam.

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1 Análise do ambiente de marketing

2 Organizações: a visão sistêmica Um todo complexo e organizado, um conjunto ou combinação de coisas ou partes que formam um todo complexo ou unitário Sistema Fechado Sistema Aberto

3 As empresas como Sistemas Abertos Um sistema é : - um conjunto de elementos ( subsistemas ), - dinamicamente inter-relacionados ( formando uma rede de comunicações e relações em função da dependência recíproca entre eles ), - desenvolvendo uma atividade ou função, - para atingir um ou mais objetivos ( que é a própria finalidade para qual o sistema foi criado ).

4 As empresas como Sistemas Abertos Recursos Entradas Processamento Saída Produtos e Serviços EMPRESA (Subsistemas) AMBIENTE Dinamicamente Interdependentes SOCIEDADE (feedback)

5 O ambiente organizacional Tipos de ambiente O Macroambiente O ambiente de Tarefas O ambiente interno Fatores do macroambiente Fatores legais/políticos Fatores econômicos Fatores Sociais Fatores tecnológicos Fatores internacionais

6 AMBIENTE INTERNO Estrutura Tecnologia Pessoal Cultura Diretrizes AMBIENTE DE TAREFAS Clientes Interesse Especial Concorrentes Fornecedores Agências Reguladoras MACROAMBIENTE Legal/ Político Tecnológico Social Econômico Internacional

7 Ambiente Interno Inclui os fatores que sofrem um controle mais direto da organização, Estrutura Organizacional Recursos Humanos Diretrizes Tecnologia Cultura

8 Fatores ambientais de tarefa Fornecedores Agências reguladoras Concorrentes Os clientes Grupos de interesse especial Ambiente de Tarefas Referem-se a fatores que interagem diretamente com a organização, quando é posta em funcionamento

9 Fatores ambientais de tarefa

10 Tendências do ambiente Tendência é uma direção ou seqüência de eventos que vêm ocorrendo ao longo do tempo e promete durabilidade.

11 Megatendências (John Naisbitt): 1- Crescimento expressivo da economia globalizada. 2- Renascimento das artes. 3- Surgimento do socialismo de mercado livre. 4- Estilos e vida globalizados e nacionalismo cultural. 5- Privatização do sistema de seguridade social. 6- Ascensão dos países da orla do pacífico. 7- Década da liderança das mulheres. 8- Era da Biologia. 9- Renovação religiosa para o novo milênio. 10- Triunfo do indivíduo.

12 10 tendências de estilo de vida, segundo Faith Popcorn 1- Retorno às origens 2- Encasulamento 3- Retardamento do envelhecimento 4- Egotismo 5- Fuga da rotina vidas 7- Salve o social (S.O.S.) 8- Pequenas indulgências 9- Manter-se vivo 10- o consumidor vigilante

13 Tendências do ambiente de marketing e da empresa Do ambiente de marketing: - Informações dos consumidores - Informações de colaboradores - Informações dos concorrentes Do ambiente da empresa: - Vendas e participação do mercado - Pedidos de compra e renovação de pedidos - Custos da empresa - Lucratividade por cliente, por produto, por segmento, por canal, por tamanho de pedido e por área geográfica - Outras informações

14 O macroambiente - Tendências demográficas - Tendências econômicas - Tendências de estilo de vida - Tendências tecnológicas - Tendências políticas/de regulamentação

15 1 - Ambiente Demográfico São as características da população: tamanho, densidade, idade, sexo Crescimento da população mundial; Composto Etário da População; Mercados Étnicos; Níveis de instrução; Padrões de Moradia; Mudanças Geográficas da População; Mudança de um mercado de massa para micromercados.

16 2 - Ambiente Econômico Fatores da economia que afetam as organizações. Distribuição de Renda; Poupanças, Empréstimos e Disponibilidade de crédito.

17 3 - Ambiente Natural Escassez de matérias-primas Custo mais elevado de energia; Níveis mais altos de poluição; Mudança no papel dos governos em relação à proteção ambiental.

18 4 - Ambiente Tecnológico São os meios pelos quais as organizações transformam os insumos em produto final Aceleração no ritmo das mudanças; Oportunidades ilimitadas de inovação; Variação dos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento; Regulamentação mais rigorosa.

19 5 - Ambiente Político e Legal Referem-se principalmente às atividades do governo local, estadual e federal, que tenham impacto significativo nas organizações Quantidade Substancial de legislação que afeta as empresas; Crescimento de grupos de interesse especial.

20 6 - Ambiente Sócio Cultural Dizem respeitos a estilos de vida e a valores da sociedade que têm impacto no macroambiente: relação das pessoas consigo mesmas; relação das pessoas com os outros; relação das pessoas com as organizações; relações das pessoas com a sociedade; relações das pessoas com a natureza; relação das pessoas com o universo. Alta persistência de valores culturais centrais; Existência de sub-culturas; Mudança nos valores culturais secundários através dos tempos.

21 Fatores internacionais Acontecimentos no cenário internacional – econômico, político ou social – que representam um forte impacto nas organizações

22 PREPARE-SE PARA O FUTURO Na próxima década, as ferramentas mais importantes serão aquelas que permitirão visualizar produtos futuros e fazer simulações. Mas os executivos devem saber o momento certo de desligar as máquinas e seguir seus próprios critérios Paul Saffo

23 Desenhar, literalmente, o futuro é uma forma de iniciar um debate sobre ele, pois a imagem é sintética. Assim se pode estabelecer um padrão mental comum. John Mahaffie Desenhe na folha a resposta a pergunta que circula


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