A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Estudo de Ecologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Estudo de Ecologia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Estudo de Ecologia

2 Qual a diferença entre o ambientalista e o ecólogo
Qual a diferença entre o ambientalista e o ecólogo? O ambientalista não conhece a teoria, mas põe-se a praticar; o ecólogo conhece a teoria, mas não pratica... Bom seria se pudesse juntar um ambientalista e um ecólogo, não? Deus me livre! Porque aí teríamos a ministra do meio-ambiente, que nem conhece a teoria, nem se põe a praticar...

3 O que é ecologia? História natural científica (Elton, 1927).
Definições História natural científica (Elton, 1927). Estudo científico da distribuição e abundância de organismos (Andrewartha, 1961). Biologia de grupos de organismos. Estudo da estrutura e da função da natureza (Odum, 1963). Estudo científico das interações que determinam a distribuição e abundância de organismos (Krebs, 1972). Trata-se de uma visão que busca ressaltar a importância das interações bióticas na estruturação das comunidades. Estudo do meio ambiente enfocando as inter-relações entre os organismos e seu meio circundante. Observar que esta definição invoca noções físico-biológicas (Ricklefs, 1980).

4 O que é ecologia? Observação de fatos Elaboração de modelos
Mas ... o que é modelo?

5 O que é ecologia? Estas figuras são exemplos de modelos?

6 O que é ecologia? Modelos consistem em formulações que imitam o mundo real e por meio dos quais se pode fazer previsões. Modelos informais (gráficos) Modelos formais (matemáticos)

7 Exemplos de modelos informais

8 O que é ecologia? Finalmente, ecologia pode ser entendida como uma ciência que observa padrões e elabora modelos a partir deles. Esta ciência procura responder três perguntas básicas: Onde estão os organismos? Em quantos indivíduos ocorrem? Por que eles estão lá (ou não estão?)

9 Definição de Termos Ecológicos
População Comunidade, Guilda e Taxocenose Habitat Nicho Ecológico Nicho Espacial (Grinnel, 1917) Nicho Trófico (Elton, 1927) Nicho Multidimensional (Hutchinson, 1957) Nicho Fundamental Nicho Realizado

10 Nicho Ecológico Representação do Nicho ecológico de espécies de angiospermas dos Alpes europeus com a utilização de apenas uma variável.

11 Nicho Ecológico Representação do Nicho ecológico de espécie de angiosperma dos Alpes europeus com a utilização de duas (bidimensional) e tres (tridimensional)

12 Nicho Ecológico Conjunto de todos as condições e recursos que interferem na distribuição/sobrevivência dos organismos. Como temos n condições e recursos para um determinado táxon, falamos em um NICHO MULTIDIMENSIONAL.

13 Atenção!!! Pesquisa e montagem foram feitas com bases em livros didáticos e as imagens retiradas da internet, podendo ter direitos autorais, não reproduzir, nem comercializar. Exclusivo para fins didáticos.


Carregar ppt "Introdução ao Estudo de Ecologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google