A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transformações do pensamento sociológico ocidental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transformações do pensamento sociológico ocidental"— Transcrição da apresentação:

1 Transformações do pensamento sociológico ocidental

2 Evolucionismo Ideia desenvolvida durante os primeiros contatos dos colonizadores europeus com as populações tradicionais americanas, africanas e asiáticas. Ideia de que a humanidade se desenvolve por estágios evolutivos, começando do modo de organização tribal até chegar ao modo civilizatório. Para os evolucionistas, as populações tradicionais são “atrasadas” e a civilização é “evoluída”.

3 Etnocentrismo Ideologia por trás do Evolucionismo.
Quando se coloca uma cultura como centro de todas as outras, avaliando os outros povos de acordo com essa cultura supostamente “central”, no caso, a europeia. Tomar determinado grupo ou sociedade como superior aos demais. Vê o diferente como inferior.

4 Etnocentrismo Alimenta intolerância e preconceito, pois determinado modo de vida é tido como certo e o dos outros é errado. No caso do Colonialismo, os métodos utilizados para impor o modo de vida europeu às populações tribais foram a catequização, educação, escravização e violência  modos de forçar a cultura europeia em povos que não partilhavam daquele modo de vida.

5 Exemplos de etnocentrismo vistos em sala de aula
Dominação cultural do homem branco quando chega em regiões de uma cultura diferente da dele. Americanos e europeus definirem o Brasil como a imagem estereotipada de “Carnaval, futebol e samba”.

6 Exemplos de etnocentrismo vistos em sala de aula
Tarzan: homem criado na selva africana e quando grita, todos os animais e povos da floresta se submetem a ele. O criador do Tarzan nunca esteve na África  é fácil inventar um continente que já existe e exotizá-lo ainda mais...

7 Exemplos de etnocentrismo vistos em sala de aula
Filmes de faroeste que mostram o índio como vilão e que deve ser eliminado. Mostra que o homem branco possui um estilo de vida “correto” e que serve de modelo aos demais. O índio deve se submeter ao branco, se comportar como o branco...

8 Determinismo biológico
Ideia de que a biologia/genética determina o comportamento do homem. Ideia de que o homem nasce com determinado comportamento. Traz preconceitos e informações erradas, por exemplo: um homossexual nasce gostando do mesmo sexo, um bandido nasce violento.

9 Determinismo geográfico
Ideia de que o ambiente determina o comportamento da pessoa. Influência de Durkheim: o homem é produto social do meio em que foi criado. Ex: sociopatas e criminosos = influência do meio em que foram criados. Também acarreta preconceitos – ex: nascer na Bahia e por isso ser preguiçoso, nascer na favela e por isso ser traficante e escutar funk...

10 Relativismo Cultural Para compreender um hábito cultural de um povo é preciso se colocar no lugar do outro e compreender como ele pensa e vê o mundo. Ter noção de que diferentes culturas possuem diferentes noções de certo e errado. Não é pelos nossos critérios que nós avaliamos os outros. O que é certo para nós nem sempre é certo para o outro. O que é certo para o outro, nem sempre é certo para nós.

11 Relativismo Cultural Não é comparar a nossa cultura com a cultura do outro, pois comparando acabamos comparando nossas crenças e atitudes com as do outro. Na comparação, acabando olhando o outros com as nossas concepções de mundo. Relativizar é saber que ambos são diferentes, e tratar o outro de um modo imparcial, sem julgar.

12 Exemplos de relativismo vistos em sala.
Na colonização inglesa na África do Sul, foram implantados banheiros públicos nas cidades. Os nativos sul-africanos não compreendiam a divisão por gênero dos banheiros, não entendiam o porquê de haver banheiro só para homens e só para mulheres, o que causou uma confusão na época. Ou seja, nossa ideia de gênero é diferente da deles.

13 Exemplos de relativismo em sala de aula
Povos indígenas brasileiros que enterram vivas crianças nascidas com problemas físicos, nascidas de mãe solteira ou gêmeos. Para eles, crianças nascidas com essas características são prenúncio de azar para a aldeia, ou até mesmo de mau agouro espiritual e, para expulsar esse mau agouro, as crianças devem ser enterradas vidas. Dificuldade de compreender essa prática e aceitar, pois para nós, isso é um crime hediondo. Intervir nessas práticas e julgá-las como errada, para os indígenas, é uma imposição, já que para a cultura deles, ela é certa.

14 Relativismo Cultural Não adianta falar que os nossos costumes são certos porque para o outro, esse certo não é certo. Muito daquilo que consideramos como certo, justo e ético, para um outro é errado. É difícil ter uma postura relativista nos dias de hoje porque somos carregados de pré-conceitos, mas nesse mundo cada vez mais globalizado, com o contato com outras culturas cada vez mais acentuado, é obrigação de todos tentar ter uma postura relativista.


Carregar ppt "Transformações do pensamento sociológico ocidental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google