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PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

2 Natureza das funções cobertas
Projeto do Sistema de Produção Operação do Sistema de Produção Controle do Sistema de Produção Funções ligadas a decisões ESTRATÉGICAS Planejamento da Capacidade Localização de Instalações Projeto do Produto e do Processo - Funções ligadas a decisões TÁTICAS Arranjo Físico de Instalações Projeto e Medida do Trabalho Previsão da Demanda Planejamento Agregado Funções ligadas a decisões OPERACIONAIS Programação e Controle da Produção Administração de Projetos Controle de Estoques: o Lote Econômico Controle de Estoques: Demanda Independente O Sistema MRP Controle Estatístico de Qualidade Medida da Produtividade Níveis de Atribuição

3 PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PPCP
Objetivos da programação de produção – potencialmente conflitantes entre si - são: Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada; Fazer com que máquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade; Reduzir estoques e custos operacionais; Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente.

4 PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PPCP
Planejamento e Controle da Produção – PPCP Ao serem definidas metas e estratégias em um sistema produtivo, é preciso formular planos para atingi-las, administrar os recursos humanos e físicos com base nos planos desenvolvido, direcionar e acompanhar ações dos recursos humanos sobre os físicos, permitindo a correção de eventuais desvios. Estas atividades compõem o PCP. OBJETIVO DO PPCP: Garantir que a produção funcione eficazmente atendendo aos clientes externos e internos, produzindo produtos e serviços na quantidade, momento e qualidade adequados, ao menor custo. (Moura, 1989:2)

5 PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PPCP
ATIVIDADES BÁSICAS DO PPCP: Planejamento Agregado da Produção; Programa Mestre da Produção; Planejamento das necessidades de materiais; Controle de Estoques; Programa da Produção; Planejamento e Controle da Capacidade; Controle da Produção.

6 PROCESSO GLOBAL DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
CAPACIDADE PLANEJAMENTO AGREGADO PROGRAMA MESTRE DA PRODUÇÃO

7 Fonte: Tubino, 1997, pág; 25.

8 PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUÇÃO
O QUE É?????

9 Planejamento de Vendas e Operações (S&OP – Sales and Operations Planning):
É um processo de planejamento contínuo caracterizado por revisões mensais com contínuas adequações dos planos da empresa à luz das flutuações da demanda do mercado, disponibilidade de recursos e do suprimento de materiais e serviços internos Empresas diferentes tem dado nomes diferentes a este nível de planejamento: Planejamento agregado da produção, Planejamento estratégico da produção, etc..

10 Planejamento Agregado da Produção
“O planejamento agregado, visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, no médio prazo, isto com um horizonte de 5 a 18 meses, aproximadamente” (MARTINS; 2005). O planejamento agregado procura emparelhar a produção com a demanda ao menor custo possível. Uma vez definido o plano agregado, ele deve ser desmembrado. Elabora-se por tanto o Programa Mestre da Produção (PMP). Isto fará com que o plano agregado de uma família seja transformado em um PMP para cada um dos itens que compõe a referida família.

11 Planejamento Agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda. Visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda. Normalmente é projetado para horizontes de tempo de 6 a 12 meses.

12 Equilíbrio Demanda e Oferta
O processo PVO (plano de vendas e operações ou planejamento agregado) tem como objetivo manter a Demanda e a Oferta de produto em equilíbrio, através de decisões integradas. DEMANDA OFERTA Ações para clientes Lead times Previsões Riscos e benefícios Alternativas Restrições Riscos e custos Flexibilidade Promoções Limitações de capacidade Discutir com os alunos o conceito de S&OP. Ações para consumidores Objetivo de Serv. cliente PVO

13 Demanda x Oferta O que acontece quando... OFERTA DEMANDA DEMANDA
...a demanda é muito maior que a oferta a oferta é muito maior que a demanda OFERTA DEMANDA DEMANDA OFERTA Baixo nível de serviço ao cliente com muita falta de produto. Aumento de custos com tempo não planejado. Preços de compras desfavoráveis. Qualidade pode ser comprometida quando a companhia busca entregar mais rápido. Aumento de estoques, que impactam em aumento de custos, produtos c/ baixo giro e risco de destruição. Redução do ritmo de produção e da eficiência da planta. Maiores descontos para escoar produtos comprometem a rentabilidade. Discutir as conseqüências de uma má sincronização entre operações e vendas.

14 Agregar refere-se à idéia de se focalizar na capacidade total e não em produtos ou serviços individuais A agregação é feita em relação a: Produtos Mão de obra Tempo

15 Para esta compatibilização, a empresa define estratégias de operações que pode adequar os recursos produtivos ao atendimento da demanda ou atuar na demanda afim de que os recursos disponíveis possam atendê-la. Pode-se também fazer uma estratégia mista, isto é atuar tanto nos recursos quanto na demanda.

16 Principais objetivos do Planejamento Agregado
Suportar o planejamento estratégico do negócio (garantir por meio de revisões periódicas que o PE é viável e está sendo cumprido) Garantir que os planos sejam realísticos (todas as áreas) Gerenciar as mudanças de forma eficaz Garantir o nível desejado de serviço a clientes Avaliar o desempenho Desenvolver o trabalho em equipe Objetivos do PVO Treinamento conceitual em Sales and Operations Planning

17 Pré-requisitos do Planejamento agregado
Entendimento do processo Educação e treinamento Comprometimento dos participantes Comprometimento de recursos Disposição de trabalhar em equipe Disposição de compartilhar informações Presença da alta direção Dirigir a organização Dirimir conflitos e trade-offs garantir comprometimento dos demais participantes Pr-erequistos necessarios Treinamento conceitual em Sales and Operations Planning

18 Etapas do Planejamento Agregado de Produção
Previsão de demanda; Escolha do conjunto possível de alternativas que influenciarão a demanda e/ou os recursos produtivos; Determinar a cada período, quais as particulares quais as alternativas usar para influenciar a demanda e/ou os níveis de produção

19 promoções e preços diferenciados
ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO Atuação na DEMANDA: propaganda promoções e preços diferenciados reserva e demoras na liberação de pedidos desenvolvimento de produtos complementares Atuação na oferta de RECURSOS: admissão/demissão horas extras subcontratações estoques Atuação tanto na DEMANDA quanto nos RECURSOS: estratégia mista

20 Atuação na Oferta de Recursos
1. Usar estoques para absorver as flutuações na demanda (nivelar a produção). 2. Contratar e demitir pessoal para ajustar a demanda (correr atrás da demanda). 3. Manter recursos para altos níveis de demanda. 4. Aumentar ou diminuir o turno de trabalho . 5. Subcontratar trabalho de outras firmas. 6. Usar trabalho em tempo parcial . 7. Fornecer serviço ou produto mais tarde (backordering)

21 Detalhes da Estratégia
Nivelar produção - produzir a razão constante e usar estoque como necessário para atender a demanda Seguir a demanda - alterar nível de força de trabalho de forma que a produção atenda a demanda Manter recursos para altos níveis de demanda - assegurar altos níveis de serviço Hora extra e banco de horas - comum quando as flutuações na demanda não são extremas

22 Detalhes da Estratégia
Subcontratação - útil se fornecedor atende necessidades de qualidade e prazos Mão de obra tempo parcial - adequado para trabalhos não especializados ou quando existe um “pool” de mão de obra Backordering - só funciona se o cliente estiver disposto a esperar pelos produtos /serviços

23 Nivelar a Produção Demanda Produção Unid Tempo

24 Acompanhar a Demanda Demanda Unid Produção Tempo

25

26 Estratégias para Atender a Demanda
ATUAÇÃO NA DEMANDA Mudar demanda para outros períodos incentivos, promoções de vendas, redução de preços, campanhas publicitárias Oferecer produtos ou serviços nos períodos de baixa demanda criar demanda para recursos ociosos

27 Entradas e Saídas do Planejamento Agregado da Produção
Restrições de capacidade Objetivos estratégicos Políticas empresariais Projeções de demanda Restrições financeiras Planejamento Agregado da Produção Tamanho da força de trabalho Unidades ou $ Subcontratada, Produção mensal (em unid ou $) Níveis de estoques

28 Incertezas de previsão aumentam com o horizonte
As incertezas das previsões aumentam com o horizonte previsão tempo

29 Planejamento Agregado de Produção
Políticas de gestão da capacidade Política de capacidade constante Acompanhar a demanda ( e suas flutuações) Gestão da demanda ( Interferir na demanda) (Até que ponto isto é possível ???)

30 Métodos de montagem do Planejamento Agregado
Modelo tentativa e erro: consiste em procurar uma composição das alternativas de produção baseando-se no bom senso. Modelo de Programação linear: utiliza técnicas matemáticas e propõe uma solução ótima (leva ao custo total de produção mínimo em face das alternativas de produção disponíveis).

31 Custos Variáveis no Planejamento Agregado da Produção
Admissão/demissão Horas-extras Tempos parciais Subcontratações Estoques Não atendimento e backorder

32 O planejamento agregado da produção envolve........
Níveis de mão de obra – número de pessoas necessárias para a produção. Cadência de produção - número de unidades produzidas por unidade de tempo. Níveis de estoques -

33 EXEMPLO: Olaria Barroforte.

34 TOTAL PAP - PLANILHA MODELO Mês JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET
Mês JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL 1. DEMANDA AGREGADA 2. ESTOQUE DE SEGURANÇA 3. DIAS ÚTEIS 4. ESTOQUE INICIAL 5. NECESSIDADE DE PRODUÇÃO 6. Nº Inicial de funcionários Inicial 6.1 Admissão 6.2 Demissão 7. Nº final de funcionários final 8. PLANO DE CAPACIDADE 8.1 Capacidade Hs. Normais (HORAS) 8.2 Capacidade Hs. Normais (PROD) 8.3 Capacidade Hs. Extras (HORAS) 8.4 Capacidade Hs. Extras (PROD.) 8.5 Subcontratações 9. PLANO TOTAL DE PRODUÇÃO 9.1 Prod. Hs. Normais (HORAS) 9.2 Prod. Hs. Normais (PROD) 9.3 Prod. Hs. Extras (HORAS) 9.4 Prod. Hs. Extras (PROD.) 9.5 10. (Prod. Regular - Prev. Demanda) 11. ESTOQUE FINAL CUSTO: EI PROD-N PROD-E SAL ADM DEM EF CUSTO UNIT. SUBTOTAL TOTAL PLANO: R$ /PERÍODO TOTAL MÊS: /MÊS


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