A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da gestão de materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da gestão de materiais"— Transcrição da apresentação:

1

2 A importância da gestão de materiais
Quantas vezes você foi a uma loja comprar um produto anunciado e não achou o que queria na prateleira ? Você já comprou alguma coisa por correio, por telefone ou pessoalmente e recebeu a mercadoria errada? Você já enviou uma encomenda a um cliente na mesma cidade ou em outro estado e o pacote chegou avariado – ou nem chegou? Algum fornecedor já descumpriu prazos de entrega, causando atrasos ou mesmo paradas em suas operações de produção? Qual foi a última vez que lhe prometeram entregar um suprimento em alguns dias e levou alguma semanas?

3

4

5

6

7

8

9 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
“Suprimentos, peças, montagens e bens necessários para produzir um produto”. (Megginson, 1998:550) “Todas as coisas contabilizáveis que entram, na qualidade de elementos constitutivos e constituintes, na linha de produção (...) além de outros itens que fazem parte da rotina diária da empresa”. (Messias, 1987:21)

10

11 Administração de Recursos Materiais
“São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu projeto social” (MARTINS, 2007).

12 Administração de Recursos Materiais
“Tem por finalidade assegurar o contínuo abastecimento de artigos próprios, necessários e capazes de atender aos serviços executados por uma empresa”. (Messias, 1987:21) “É um ato de balanceamento. O objetivo é tornar possível entregar o que os clientes querem, quando e onde eles querem e fazê-lo a um custo mínimo”. (Arnold, 1999:30) “A Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa”. (Dias, 1996:12) “Área crucial da administração porque o custo de materiais para a maioria das empresas de fabricação é quase a metade da receita total de seus produtos”. (Megginson, 1998:562)

13 FASES DE EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
O objetivo principal do ECR é otimizar a cadeia de valor. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre varejo e produção com o propósito de otimizar e sincronizar a Cadeia de Valor, desde o produtor até o consumidor.

14 Áreas da LOGÍSTICA 1. Suprimentos, que gerencia a matéria-prima e os componentes: o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição (de matérias-primas e insumos). 2. Produção, que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação: o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado. 3. Distribuição, que administra a demanda do cliente e os canais de distribuição: o estoque do produto acabado, a armazenagem, a programação de entrega, o transporte e a entrega ao cliente.

15 PLANEJAMENTO DE SUPRIMENTOS
Analisar Necessidades de Materiais Analisar Restrições de Recursos Equilibrar Necessidade de Materiais com Capacidade de Suprimento Elaborar Plano de Suprimentos DEMANDA PLANO

16

17

18 Ciclo da Administração de Materiais
Fonte:MARTINS, Petrônio Garcia et al. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005

19 Objetivo Utilidade Utilidade Lugar Momento Satisfação do Cliente
Clique para adicionar texto Utilidade Posse

20 RECURSOS Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos ESTOQUES
INSTALAÇÕES Materiais Auxiliares Matéria-Prima Produtos em Processo Produtos Acabados Equipamentos Prédios, terrenos Compras Logística Interna Logística Externa Fornecedores Clientes


Carregar ppt "A importância da gestão de materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google