A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biomedicina Professor: Indíara Jorge Latorraca Patologista Clínico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biomedicina Professor: Indíara Jorge Latorraca Patologista Clínico."— Transcrição da apresentação:

1 CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biomedicina Professor: Indíara Jorge Latorraca Patologista Clínico Goiânia, GO 2010/2

2 CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Sumário 1.Introdução: Funções do SN 2.Embriologia do SN 3.Organização Anatômica do SN SISTEMA NERVOSO

3 O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar o seu desenvolvimento João Manoel Chapon Cordeiro – 1996.

4 Introdução 1.É O SISTEMA MAIS COMPLEXO 2.É UMA EXTENSA E COMPLICADA ORGANIZAÇÃO DE ESTRUTURAS PELAS QUAIS AS REAÇÕES INTERNAS DO INDIVÍDUO SÃO CORRELACIONADAS E INTEGRADAS. 3.CONTROLA O AJUSTAMENTO DO INDIVÍDUO AO MEIO AMBIENTE. 4.PARTICIPA ATIVAMENTE DA HOMEOSTASIA DO CORPO.

5 Embriologia do SN 1. O SN inteiro é de origem ectodérmica. 2. Seu primeiro rudimento é a placa neural com suas margens e sulco neural que se estende ao longo do eixo do embrião. 3. A porção rostral da placa é alargada e forma o encéfalo. 4. A porção caudal estreitada, forma a medula espinhal.

6 Embriologia do SN 5. As dobras neurais enrolam-se dorsalmente até que suas margens proeminentes encontram-se e fundem-se na linha mediana para formar o tubo neural. 6. A cavidade do tubo é conservada nos ventrículos do encéfalo e no canal central da medula espinhal.

7

8 Formação do tubo neural A embriologia é a luz da anatomia. Se pude enxergar mais longe, foi porque subi nos ombros de gigantes. (Sir. Isaac Newton) Matemático inglês ( )

9 Vesículas encefálicas primordiais Cérebro- hemisférios cerebrais Hipotálamo Aqueduto cerebral Ponte e cerebelo Bulbo ou medula oblonga

10 O Tubo neural – Se diferencia em SNC, que consiste em encéfalo e Medula espinal A Crista neural – dá origem às células formadoras da maior parte do SNP e SNA, constituídos pelos gânglios cranianos, espinhais e autônomos.

11 Secção diagramática sagital de embrião mostrando a comunicação transitória do canal neural com a cavidade amniótica (setas) A abertura cefálica o neuróporo rostral, ou anterior, se fecha em torno do 25° dia, o neuróporo caudal, ou posterior, se fecha dois dias mais tarde.

12 As paredes do tubo neural se espessam, formando o encéfalo e a medula espinhal. O canal neural do tubo neural converte-se no sistema ventricular do encéfalo e no canal central da medula espinhal.

13 Diagramas esquemáticos ilustrando a histogênese das células do sistema nervoso central

14 APRESENTAÇÃO DE VÍDEO MOSTRANDO FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL

15 Organização Anatômica do SN 1.SNC formado pelo encéfalo e medula espinhal. 2.SNP formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominados gânglios nervosos. 3.Os nervos são constituídos principalmente por prolongamentos dos neurônios (células nervosas) situados no SNC ou nos gânglios nervosos.

16 Divisão do SN com base em critérios embriológicos telencéfalo prosencéfalo diencéfalo Dilatações do encéfalo primitivo tubo neural (arquencéfalo) mesencéfalo metencéfalo CeP rombencéfalo mielencéfalo B medula primitiva

17 Divisão do Sistema Nervoso com base em critérios anatômicos Cérebro (telencéfalo e diencéfalo) Cerebelo Sistema Nervoso Central Encéfalo Tronco mesencéfalo encefálico ponte bulbo Medula espinhal Espinhais Nervos Cranianos Sistema Nervoso Periférico Gânglios Terminações nervosas

18 Corte sagital do SNC

19 Divisão do SN com base em critérios funcionais aferente Sistema nervoso somático eferente Divisão funcional Do sistema nervoso aferente Sistema nervoso visceral simpático eferente = S. N. A. parassimpático

20 Divisão do SN com base na segmentação ou metameria 1.Sistema Nervoso Segmentar a. É evidenciado pela conexão com os nervos. b. Todo o sistema nervoso periférico mais aquelas partes do sistema nervoso central que estão em relação direta com os nervos típicos, ou seja, a medula espinhal e tronco encefálico. 2. Sistema Nervoso Supra-segmentar a. O cérebro e o cerebelo pertencem ao sistema nervoso supra- segmentar. b. Os nervos olfatórios e ópticos se ligam ao cérebro, mas não são nervos típicos.

21 Obs. 1.Esta divisão põe em evidência as semelhanças estruturais e funcionais existentes entre a medula e tronco encefálico. 2.Nos órgãos do sistema nervoso supra-segmentar, a substância cinzenta localiza-se por fora da substância branca e forma uma camada fina, o córtex, que reveste toda a superfície do órgão. 3.Já nos órgãos do sistema nervoso segmentar não existe córtex, e a substância cinzenta pode localizar-se por dentro da branca, como ocorre na medula,

22 Córtex cerebral massa cinzenta presença de corpos de neurônios Medula cerebral massa branca presença de axônios

23 Organização das substâncias cinzenta e branca na medula espinhal, em corte transversal – Gânglio espinhal, raiz dorsal posterior, raiz ventral anterior

24 THE END Until the next class


Carregar ppt "CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biomedicina Professor: Indíara Jorge Latorraca Patologista Clínico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google