A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GUERRA CIVIL NA ÁFRICA-ANGOLA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GUERRA CIVIL NA ÁFRICA-ANGOLA"— Transcrição da apresentação:

1 A GUERRA CIVIL NA ÁFRICA-ANGOLA

2 COMO COMEÇOU: teve início em 1975 e continuou, com alguns intervalos, até A guerra começou após Angola se tornar independente do domínio de Portugal, em novembro de A guerra civil angolana foi essencialmente uma luta pelo poder entre dois antigos movimentos de libertação, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola(UNITA). Ao mesmo tempo, a guerra serviu como um campo de batalha substituto durante a Guerra Fria e o forte envolvimento internacional, direta e indiretamente e por forças opostas, como União Soviética, Cuba, África do Sul e Estados Unidos, foi uma característica importante do conflito.

3 MOTIVOS: O conflito originou-se das divisões étnica, sociais, raciais, ideológicas e regionais provocados, não só, mas também pelo regime colonial português. A formação dos movimentos nacionalistas em Angola refletia essas divisões.E serviu como luta entre os movimentos.

4 Problemas: Neste fogo cruzado, muito sem ter para onde ir e à procura de paz fugiram para vários lugares em todo mundo. A guerra civil tem promovido a dispersão da população angolana, segundo dados fornecidos pela ONU, existiam deslocados interno em Angola e refugiados nos países vizinhos. A fuga seria, no entanto, a última esperança de viver. ] Esta guerra terrível contabilizou até o ano de 2000, a morte de mais de pessoas, a mutilação de mais de , e ainda registra o maior número de minas explosivas ativas por quantidade de habitantes em todo o planeta.

5 Movimentos envolvidos: MPLA
Desde a sua formação em 1950, a principal base social do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) tem sido entre pessoas ambundu e intelectuais multirraciais de cidades como Luanda, Benguela e Huambo. Durante a luta anticolonial ate 1962 e 1974, o MPLA foi apoiado por vários países africanos, bem como pela União Soviética. No conflito de descolonização de , cuba tornou-se o mais forte aliado do MPLA e enviava significativos contigentes de combate e pessoal de apoio para Angola. Este apoio, assim como o de vários outros países do Bloco de Leste, por exemplo, Romênia e Alemanha Oriental foram mantidas durante a guerra civil.

6

7 UNITA: Principal base social da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) foram os ovimbundus, no centro de Angola, que constituíam cerca de um terço da população do país, mas a organização também tinha raízes entre vários povos menos numerosos do letes do país. A UNITA foi fundada em 1966 POR Jonas Sivimbi, que até então tinha sido um proeminente líder da FNLA. Durante a guerra anticolonaial, a UNITA recebeu algum apoio da República Popular da China.

8 FNLA A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) foi formada paralelamente ao MPLA e foi inicialmente dedicada a defender os interesses do povo bakongo e a apoiar a restauração do histórico Reino do Kongo. No entanto, rapidamente evoluiu para um movimento nacionalista, apoiado em sua luta contra Portugal pelo governo de Mobutu SeseSeko no Zaire. Durante o início da década de 1960, a FNLA também recebeu apoio da República Popular da China, mas quando a UNITA foi fundado em meados dos anos 1960, a China mudou o seu apoio a este novo movimento, porque a FNLA tinha demonstrado pouca atividade real.

9

10

11 ANGOLA NOS DIAS DE HOJE Angola conseguiu até aqui o que parece ser essencial, ou seja, conseguiu preservar a independência, manter a integridade territorial, lançar as bases de um Estado Democrático de Direito e conquistar a paz, garantindo a unidade e a consciência do seu povo em torno de um projecto nacional, apesar de todas as agressões e de todas as acções de desestabilização que sofreu durante quase 30 anos de guerra. Posteriormente impediram, com a intervenção do seu exército, o colapso da República Democrática do Congo, vítima de agressões armadas de dois países vizinhos, e contiveram um maior alastramento do chamado Conflito dos Grandes Lagos, continuando hoje a desempenhar um decisivo papel estabilizador em toda a região central e austral de Africa. Neste momento, com o advento da paz, com a estabilidade e reconstrução nacional, Angola entrou finalmente numa fase que o seu presidente já teve oportunidade de caracterizar como a da "conquista da paz, consolidação da economia nacional e devolução da dignidade e da esperança a todos os angolanos".

12 Angola antigamente situações

13

14 Angola atualmente Angola nos dias de hoje

15 ANGOLA COMEMOROU O 11º ANIVERSÁRIO EM 4 DE ABRIL O FIM DA GUERRA CIVIL

16 Grupo: Hariadny Betini Nº: 13,27,37. Pamela Alves Willian Kawamata 3ºC


Carregar ppt "A GUERRA CIVIL NA ÁFRICA-ANGOLA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google