A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ZOOARQUEOLOGIA. Zooarqueologia Zooarqueologia Estudo da apropriação, interação e integração de populações humanas com o meio ambiente e com os animais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ZOOARQUEOLOGIA. Zooarqueologia Zooarqueologia Estudo da apropriação, interação e integração de populações humanas com o meio ambiente e com os animais."— Transcrição da apresentação:

1 ZOOARQUEOLOGIA

2 Zooarqueologia Zooarqueologia Estudo da apropriação, interação e integração de populações humanas com o meio ambiente e com os animais. Estudo da apropriação, interação e integração de populações humanas com o meio ambiente e com os animais. Análise dos padrões de comportamento e adaptação cultural. Análise dos padrões de comportamento e adaptação cultural. Subdivisões Subdivisões 1. Vertebrados. 1. Vertebrados. 2. Invertebrados. 2. Invertebrados.

3 Zooarqueologia Zooarqueologia Elementos que devem ser levados em consideração: Elementos que devem ser levados em consideração: reconstituição do nicho ecológico dos animais predados. reconstituição do nicho ecológico dos animais predados. possíveis predileções por determinados habitats em certas épocas do ano. possíveis predileções por determinados habitats em certas épocas do ano. preferências alimentares. preferências alimentares. períodos de acasalamento, nascimento, potencial biótico, fatores de mortalidade, densidade, entre outros. períodos de acasalamento, nascimento, potencial biótico, fatores de mortalidade, densidade, entre outros.

4 Zooarqueologia Zooarqueologia Elementos que devem ser levados em consideração: Elementos que devem ser levados em consideração: tamanho e peso do animal abatido. tamanho e peso do animal abatido. distância do local de abate. distância do local de abate. condições climáticas no momento do transporte. condições climáticas no momento do transporte. possível esquartejamento fora da área de habitação. possível esquartejamento fora da área de habitação. freqüência de mesmas peças anatômicas – preferências alimentares. freqüência de mesmas peças anatômicas – preferências alimentares.

5 Zooarqueologia Zooarqueologia D istribuição espacial de peças anatômicas D istribuição espacial de peças anatômicas práticas sociais (regras de partilha). práticas sociais (regras de partilha). informações acerca da história econômica e cultural. informações acerca da história econômica e cultural. índices de diversidade social. índices de diversidade social. interpretações de ordem funcional. interpretações de ordem funcional.

6 Zooarqueologia Zooarqueologia Fatores que afetam a identificação de uma amostra Fatores que afetam a identificação de uma amostra pisoteamento pelo grupo. pisoteamento pelo grupo. desgastes resultantes de intemperismo. desgastes resultantes de intemperismo. ação de roedores e outros animais. ação de roedores e outros animais. dissoluções, mineralizações, processos geodinâmicos. dissoluções, mineralizações, processos geodinâmicos. reciclagem (retornando ao circuito cultural). reciclagem (retornando ao circuito cultural).

7 Zooarqueologia Zooarqueologia Fatores que afetam a identificação de uma amostra Fatores que afetam a identificação de uma amostra experiência e habilidade do analista. experiência e habilidade do analista. grau de fragmentação e preservação do material. grau de fragmentação e preservação do material. qualidade da coleção de referência. qualidade da coleção de referência. elemento esqueletal a ser identificado. elemento esqueletal a ser identificado. presença ou ausência de superfícies diagnósticas. presença ou ausência de superfícies diagnósticas.

8 Zooarqueologia Zooarqueologia Fatores que afetam a identificação de uma amostra Fatores que afetam a identificação de uma amostra semelhança morfológica entre espécies. semelhança morfológica entre espécies. limitação de tempo para análise. limitação de tempo para análise.

9 Zooarqueologia Zooarqueologia Montagem de coleções osteológicas Montagem de coleções osteológicas maceração. maceração. cozimento. cozimento. uso de besouros dermestídeos. uso de besouros dermestídeos. # viabilizam consideravelmente a tarefa de identificação.

10 Zooarqueologia Zooarqueologia Diagnóstico de sexo Diagnóstico de sexo dimorfismo sexual (dentes, chifres, pelve, etc.). dimorfismo sexual (dentes, chifres, pelve, etc.). Diagnóstico de idade Diagnóstico de idade tamanho e textura dos ossos. tamanho e textura dos ossos. grau de fusão das epífises. grau de fusão das epífises. erupção, substituição e desgaste dos dentes. erupção, substituição e desgaste dos dentes. apagamento de suturas cranianas. apagamento de suturas cranianas.

11 Zooarqueologia Zooarqueologia restos animais passam por um filtro cultural tanto quanto artefatos e estruturas. restos animais passam por um filtro cultural tanto quanto artefatos e estruturas. devem ser analisados como um resultado direto da atividade humana. devem ser analisados como um resultado direto da atividade humana. há a necessidade de se formar arqueólogos especializados em análises faunísticas. há a necessidade de se formar arqueólogos especializados em análises faunísticas. conhecimentos de ecologia, etologia e dos princípios gerais que regem a pesquisa arqueológica. conhecimentos de ecologia, etologia e dos princípios gerais que regem a pesquisa arqueológica. testemunhos das relações desenvolvidas entre as sociedades e os animais (ordem econômica, tecnológica, social ou ideológica). testemunhos das relações desenvolvidas entre as sociedades e os animais (ordem econômica, tecnológica, social ou ideológica).


Carregar ppt "ZOOARQUEOLOGIA. Zooarqueologia Zooarqueologia Estudo da apropriação, interação e integração de populações humanas com o meio ambiente e com os animais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google