A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FENÔMENOS DE TRANSPORTE II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FENÔMENOS DE TRANSPORTE II"— Transcrição da apresentação:

1 FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE II Profa. Sílvia G. Velázquez Profa. Maria Olívia A. Mengod

2 Presente em todas as organizações
ENGENHARIA Presente em todas as organizações produtivas: empresas industriais e de serviços, do ramo automotivo, da construção civil, de mineração, siderurgia, cimento, química e outras.

3 ENGENHEIRO Pode atuar em todas as organizações produtivas.
Pode desempenhar atividades: na administração pública; na análise de investimentos; na organização; na logística; na gestão de serviços.

4 JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO”

5 EG – ESPECIALISTA GENERALIZANTE
Pessoa com maior probabilidade de sucesso na disputa das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

6 EG – ESPECIALISTA GENERALIZANTE
EG = formação profissional especializada + capacidade de integrar e dominar conhecimentos de outras áreas

7 ASSENTADA EM COMPETÊNCIAS BÁSICAS
FORMAÇÃO EDUCACIONAL APRENDER INICIATIVA A E APRENDER ESFORÇOS PRÓPRIOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ASSENTADA EM COMPETÊNCIAS BÁSICAS MATEMÁTICA

8 DESTAQUE AOS ENGENHEIROS
.Analistas Financeiros .Auditores Fiscais .Administradores: .Supervisores .Gerentes .Diretores .Economistas .Administradores .Contadores .Advogados

9 DEDICAÇÃO INTEGRAL SUCESSO: depende da disciplina com que o estudante enfrenta e domina a necessidade de dedicar longo tempo aos estudos.

10 Quer dizer, então, que o negócio é estudar engenharia?
A escolha do curso e da profissão deve ser pautada pela vocação e pelas habilidades de cada um.

11 A LIÇÃO DOS ENGENHEIROS
É a Engenharia da sua educação: Fundada no “APRENDER A APRENDER”, um projeto recomendável a todos, em qualquer carreira e a qualquer tempo.

12 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Modelo de crescimento econômico. Habilidade da humanidade.

13 Meio Acadêmico X Meio Empresarial
Tema: referencial de excelência no mundo – conciliar progresso e tecnologia com um ambiente saudável. Empresas: ter profissionais agentes sociais. Escola: despertar a sensibilidade para as questões sociais em sua área de atuação.

14 EDUCAÇÃO Ato de ensinar – inúmeras transformações
Acesso à informação – interação Desenvolvimento: Aprender Discernir Buscar seus valores e os da comunidade que o cerca Co–responsabilidade: Pela sociedade Meio ambiente País Consciência: Resgatar os princípios éticos e morais na sua atividade profissional Agente motivador

15 Superação da exclusão social;
PROFISSIONAL Fundamentar suas ações na busca da: Sustentabilidade; Superação da exclusão social; Eqüidade; Desenvolvimento humano.

16 Ciência que trata da energia, presente em todas as atividades humanas.
TERMODINÂMICA Ciência que trata da energia, presente em todas as atividades humanas. Possibilidade de obter formas de energia que são necessárias, a partir daquelas que estão disponíveis, priorizando (...) “o atendimento das necessidades humanas, com uma relação equilibrada entre homem e natureza que respeite o direito das gerações futuras viverem e se realizarem.” (BÔA NOVA, 1985 p.42).

17 TRANSMISSÃO DE CALOR

18 PROFISSIONAL DA ÁREA DE ENERGIA
Transformar a realidade social das comunidades das suas áreas de atuação. Estimular a viabilização de investimentos em projetos inovadores de desenvolvimento dessas comunidades. ATRELAR À GERAÇÃO DE ENERGIA UMA ATIVIDADE PRODUTIVA

19 OFERTA TOTAL DE ENERGIA PRIMÁRIA NO BRASIL
Fonte: Balanço Energético Nacional, 2006

20 “FIM DO PETRÓLEO BARATO”
PREÇOS MUNDIAIS DO PETRÓLEO: US$/barril há 1 ano US$/barril há mais de 2 anos TEMPO SUFICIENTE PARA RECONHECER: “FIM DO PETRÓLEO BARATO” países geopoliticamente instáveis reservas exaurindo: exploração desenfreada PREOCUPAÇÃO GLOBAL: - MEIO AMBIENTE NECESSIDADE: - REDUZIR A DEMANDA


Carregar ppt "FENÔMENOS DE TRANSPORTE II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google